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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Escolas sitiadas - Os impactos do tráfico de drogas nas escolas públicas de Manaus
Other Titles: Schools under siege - The impacts of drug trafficking on public schools in Manaus
???metadata.dc.creator???: Magalhães, Ronaldo de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Araújo, Nelcioney José de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Louzada, Camila de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Diniz, Raphael Fernando
???metadata.dc.description.resumo???: A insegurança e o medo de ser vítima de ações criminosas é uma realidade nacional e para entender tais questões é importante enxergar o espaço urbano como produto de seus atores sociais. A produção do espaço da cidade de Manaus foi ocorrendo na base de improvisos, bairros foram surgindo em meio a ocupações muitas delas irregulares como resultado de um acelerado processo de expansão da mancha urbana. Embora a criminalidade não seja um fenômeno exclusivamente urbano, são nessas áreas que se concentram os maiores índices de violência. Isso ocorre quando o poder público não se faz presente ou se faz presente de uma forma insuficiente, permitindo que o crime organizado ocupe este lugar trazendo medo e insegurança aos citadinos. É nesse cenário que o tráfico de drogas atua recrutando jovens e crianças para participar desse universo, sejam como funcionários, como consumidores de seus produtos ou como meros reféns do medo e da insegurança. O reflexo dessa violência no entorno e no ambiente escolar pode significar traumas na vida do profissional da educação, no qual afetam não só a vida do cidadão, mas também de toda uma coletividade. A partir dessas premissas, o objetivo do trabalho foi identificar de que forma o tráfico de drogas impacta no ambiente escolar. Como metodologia para atingir o objetivo proposto do referido estudo, foram realizados levantamentos bibliográficos de literaturas que versam sobre o tema tráfico de drogas nas escolas. Iniciou com uma breve descrição do conceito de espaço urbano, território e violência, a fim de proporcionar uma melhor compreensão sobre o processo de ocupação do espaço por parte das facções criminosas. Em seguida foi feita a análise dos entornos das escolas pesquisadas para entender as particularidades de cada área e como elas contribuem para a prática do tráfico de drogas. Também foram feitas coletas de registros de tráfico de drogas no entorno das escolas junto a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas entre os anos de 2018 a 2021 para identificar quais escolas estão mais vulneráveis ao tráfico de drogas, além de aplicação de questionários e entrevistas com os profissionais da educação e da segurança pública para identificar as dificuldades desses profissionais em seu local de atuação. Os resultados mostraram que as escolas estão sitiadas por conta da atuação do tráfico de drogas em seu entorno, causando medo e insegurança aos profissionais da educação impedindo que os docentes realizem seus trabalhos de maneira satisfatória, gerando prejuízos para alunos, escola e para o país. Mostram também que os profissionais da segurança pública não conseguem conter as ações criminosas nas áreas vulneráveis. Com base nos resultados alcançados propõe- se refletir sobre ações para conter ou minimizar a interferência do tráfico de drogas no ambiente escolar e promover uma reflexão sobre as estratégias da segurança pública a fim de garantir a segurança no entorno das escolas.
Abstract: The insecurity and fear of being a victim of criminal actions is a national reality and to understand such issues it is important to see the urban space as a product of its social actors. The production of space in the city of Manaus took place on the basis of improvisations, neighborhoods were emerging in the midst of occupations, many of them irregular, as a result of an accelerated process of expansion of the urban area. Although crime is not an exclusively urban phenomenon, it is in these areas that the highest rates of violence are concentrated. This occurs when the public power is not present or is present in an insufficient way, allowing organized crime to occupy this place, bringing fear and insecurity to the citizens. It is in this scenario that drug trafficking acts, recruiting young people and children to participate in this universe, whether as employees, as consumers of its products or as mere hostages of fear and insecurity. The reflection of this violence in the surroundings and in the school environment can mean traumas in the life of the education professional, in which they affect not only the life of the citizen, but also of an entire community. Based on these assumptions, the objective of this work was to identify how drug trafficking impacts the school environment. As a methodology to achieve the proposed objective of the aforementioned study, bibliographical surveys of literature that deal with the subject of drug trafficking in schools were carried out. It started with a brief description of the concept of urban space, territory and violence, in order to provide a better understanding of the process of occupation of space by criminal factions. Next, an analysis was made of the surroundings of the schools surveyed to understand the particularities of each area and how they contribute to the practice of drug trafficking. Records of drug trafficking around the schools were also collected with the Secretariat of Public Security of Amazonas between the years 2018 to 2021 to identify which schools are most vulnerable to drug trafficking, in addition to the application of questionnaires and interviews. with education and public safety professionals to identify the difficulties of these professionals in their work place. The results show that schools are under siege due to drug trafficking in their surroundings, causing fear and insecurity to education professionals, preventing teachers from carrying out their work satisfactorily, causing damage to students, school and the country. They also show that public security professionals are unable to contain criminal actions in vulnerable areas. Based on the results achieved, it is proposed to reflect on actions to contain or minimize the interference of drug trafficking in the school environment and to promote a reflection on public safety strategies in order to guarantee safety around schools.
Keywords: Escolas públicas - Organização e administração
Escolas - Medidas de segurança
Violência na escola - Prevenção
Vandalismo na escola
???metadata.dc.subject.cnpq???: :CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA: GEOGRAFIA URBANA
CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA REGIONAL
???metadata.dc.subject.user???: Escolas
Medo
Violência
Tráfico de drogas
Segurança Pública
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: MAGALHÃES, Ronaldo de Souza. Escolas sitiadas - Os impactos do tráfico de drogas nas escolas públicas de Manaus. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, [Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9672
Issue Date: 28-Jul-2023
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

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