???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9683
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Mauro Vieira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9285701112747495eng
dc.contributor.advisor1Costa, Heron Salazar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9498793839739367eng
dc.contributor.referee1Dionysio, Renata Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0437353005538116eng
dc.contributor.referee2Maia, Antônio Alone-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2144098498430017eng
dc.contributor.referee3Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048283421149753eng
dc.date.issued2023-07-26-
dc.identifier.citationCOSTA, Mauro Vieira da. Ensino remoto no ensino médio na zona leste de Manaus: análise sobre as metodologias aplicadas ao ensino de matemática no recorte 2020 – 2021. 2023. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM),2023eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9683-
dc.description.resumoDiante dos efeitos relacionados às medidas de combate e controle da emergência sanitária de COVID - 19, a educação ficou muito prejudicada nos diferentes níveis de ensino em no nosso País. Tal situação motivou a proposição dessa pesquisa com o objetivo de analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-estudo-aprendizagem dos conteúdos de matemática, considerando-se o contexto de emergência sanitária, ocorrido entre 2020 e 2021. Espera-se que tais informações possam corroborar para uma reflexão crítica sobre as contribuições as TIC tiveram no referido contexto. . Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica. A partir de fontes bibliográficas e documentos diversos, buscou-se analisar a relevância do uso das TIC como parte dos procedimentos didáticos de ensino de matemática, adotados durante o período Ensino Remoto Emergencial – ERE por professores de turmas de nível médio do ensino básico, tendo-se como universo amostral as Escolas da rede pública estadual e municipal da Zona Leste de Manaus, capital do Estado do Amazonas. A pesquisa documental foi feita a partir da análise dos planos de ensino e diários de classe dos professores da disciplina de matemática das escolas sorteadas. A análise foi feita a partir da identificação dos registros de intenção ou do uso de metodologias que incluíram ferramentas digitais. Os impactos sobre o aprendizado e a adesão dos estudantes ao modelo de ensino foram analisados a partir dos registros das notas e das frequências. As dificuldades e barreiras que a situação socioeconômica das famílias impõe foram consideradas na análise da adoção. O resultado dessa pesquisa aponta para superação das limitações do sistema educacional garantida muito mais por conta do esforço dos professores de matemática e dos estudantes, os quais buscaram juntos os objetivos de aprendizagem propostos, do que para efetivação de um plano emergencial no formato de ERE, mesmo com todos os empecilhos socioeconômicos.eng
dc.description.abstractIn view of the effects related to the measures to combat and control the health emergency of COVID - 19, education was greatly impaired at different levels of education in our country. This situation motivated the proposal of this research with the objective of analyzing the use of Information and Communication (ICT) in the teaching-study-learning process of mathematics content, considering the context of a health emergency that occurred between 2020 and 2021. It is hoped that such information can corroborate a critical reflection on the contributions to ICT had in that context. . It is a documentary and bibliographic research. From bibliographic sources and various documents, we sought to analyze the relevance of the use of ICT as part of the didactic procedures for teaching mathematics, adopted during the Emergency Remote Teaching period - ERE by teachers of middle-level classes of basic education, having The sample universe consisted of public state and municipal schools in the East Zone of Manaus, capital of the State of Amazonas. The documentary research was carried out based on the analysis of the teaching plans and class diaries of the Mathematics teachers in the selected schools. The analysis was performed based on the identification of intention records or the use of methodologies that included digital tools. The impacts on students' learning and adherence to the teaching model were analyzed based on grade and frequency records. The difficulties and barriers imposed by the families' socioeconomic situation were considered in the adoption analysis. The result of this research points to overcoming the limitations of the educational system guaranteed much more because of the effort of mathematics teachers and students, who sought together the proposed learning objectives, than for the implementation of an emergency plan in the format of ERE, despite all the socioeconomic obstacles.eng
dc.description.abstractAnte los efectos relacionados con las medidas para combatir y controlar la emergencia sanitaria del COVID-19, la educación se vio muy perjudicada en los diferentes niveles educativos de nuestro país. Esta situación motivó la propuesta de esta investigación con el objetivo de analizar el uso de la Información y la Comunicación (TIC) en el proceso de enseñanza-estudio-aprendizaje de contenidos matemáticos, considerando el contexto de una emergencia sanitaria ocurrida entre 2020 y 2021. Esperaba que tal información pueda corroborar una reflexión crítica sobre los aportes que las TIC han tenido en ese contexto. . Es una investigación documental y bibliográfica. A partir de fuentes bibliográficas y diversos documentos, se buscó analizar la pertinencia del uso de las TIC como parte de los procedimientos didácticos para la enseñanza de las matemáticas, adoptados durante el período de Emergencia de la Enseñanza a Distancia - ERE por parte de docentes de cursos medios de educación básica, teniendo La El universo de la muestra estuvo constituido por escuelas públicas estatales y municipales de la Zona Este de Manaus, capital del Estado de Amazonas. La investigación documental se realizó a partir del análisis de los planes didácticos y diarios de clase de los docentes de Matemática de las escuelas seleccionadas. El análisis se realizó a partir de la identificación de registros de intención o del uso de metodologías que incluyeron herramientas digitales. Se analizaron los impactos en el aprendizaje de los estudiantes y la adherencia al modelo de enseñanza a partir de los registros de grado y frecuencia. Las dificultades y barreras impuestas por la situación socioeconómica de las familias fueron consideradas en el análisis de la adopción. El resultado de esta investigación apunta a la superación de las limitaciones del sistema educativo garantizadas mucho más por el esfuerzo de profesores y alumnos de matemáticas, que buscaron juntos los objetivos de aprendizaje propuestos, que por la puesta en marcha de un plan de emergencia en formato ERE, a pesar de todos los obstáculos socioeconómicos.spa
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal e Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/68741/DISS_MauroCosta_PPGECH.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação - Ensino via Webpor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectInovações tecnológicaspor
dc.subjectMatemática - Ensino via Webpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINOeng
dc.titleEnsino remoto no ensino médio na zona leste de Manaus : análise sobre as metodologias aplicadas ao ensino de matemática no recorte 2020 – 2021eng
dc.title.alternativeRemote teaching in high school in the east zone of Manaus: analysis of methodologies applied to teaching mathematics in the 2020 - 2021 cut ENSEÑANZA A DISTANCIA EN ESCUELA SECUNDARIA DE LA ZONA ESTE DE MANAUS: análisis de metodologías aplicadas a la enseñanza de las matemáticas en el corte 2020 - 2021eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2965-0683eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0795-6932eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3500-8235eng
dc.contributor.referee3orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0545-5712eng
dc.subject.userEscolarizaçãopor
dc.subject.userCovid-19por
dc.subject.userEducação onlinepor
dc.subject.userMetodologias ativaspor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_MauroCosta_PPGECH965.7 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons