???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9695
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A biodiversidade florística da Amazônia na percepção de estudantes do ensino fundamental em Manaus-AM
Other Titles: The floristic biodiversity of the Amazon in the perception of elementary school students in Manaus-AM
???metadata.dc.creator???: Bezerra, Rebeca Noemi de Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Higuchi, Maria Inês Gasparetto
???metadata.dc.contributor.referee1???: Azevedo, Genoveva Chagas de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Neliton Marques da
???metadata.dc.contributor.referee3???: Scudeller, Veridiana Vizoni
???metadata.dc.description.resumo???: A biodiversidade florística tem se tornado um assunto extremamente debatido no mundo todo. À medida em que aumentam os números indicadores de desmatamentos, poluições, queimadas e o próprio aquecimento global, aumenta também a emergência de preservar as florestas e sua biodiversidade de fauna e flora. Além disso, é preciso observar a importância ecossistêmica da biodiversidade florística. No centro dessa pauta ambiental, a floresta amazônica se torna o centro por possuir a maior biodiversidade de organismos vivos do planeta. Considerando que para preservar o ecossistema florestal e evitar a sua destruição, é necessário um envolvimento efetivo da sociedade, os conhecimentos das pessoas sobre o meio ambiente, o que elas conhecem da natureza e o quanto sabem, podem ser considerados pontos importantes por serem questões fundamentais para qualquer indivíduo que é um elo responsável pela proteção do ambiente natural no qual está inserido. Para isso, as percepções das pessoas acerca dessa biodiversidade se tornam um caminho profícuo para compreender os modos de cuidado e proteção dispensados à floresta. Este estudo exploratório-descritivo investigou as diferentes percepções ambientais sobre a biodiversidade florística da Amazônia em adolescentes finalistas do Ensino Fundamental II de Manaus, Amazonas. Participaram deste estudo, 60 alunos de duas escolas da rede pública estadual, que responderam a um questionário semiestruturado com 18 perguntas abertas e fechadas. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo de Bardin estabelecendo-se estatística descritiva das categorias encontradas e das respostas fechadas. Os resultados mostraram baixo entendimento conceitual sobre biodiversidade de plantas e considerável dificuldade na identificação das espécies nativas daquelas não nativas. Ao considerar a responsabilidade no cuidado em preservar a biodiversidade, os participantes atribuíram mais a outrem do que para si. Tais resultados apontam para a necessidade de um ensino mais efetivo para que tais adolescentes possam se apropriar de uma aprendizagem significativa na busca de comportamentos mais sustentáveis para a Amazônia.
Abstract: Floristic biodiversity has become an extremely debated subject worldwide. As the numbers of deforestation, pollution, fires and global warming increase, the need to preserve forests and their plant biodiversity grows. In addition, it is necessary to observe the ecosystem importance of this floristic biodiversity. In this environmental schedule, the Amazon Forest becomes central because it has the greatest biodiversity of living organisms on the planet. Considering that to preserve the forest ecosystem and avoid its destruction, an effective involvement of society is necessary. People's knowledge about the environment, what they know about nature and how much they know can be considered important points because they are fundamental questions for any individual who is responsible for the protection of the natural environment in which he is part of. For this, people's perceptions about this biodiversity become a fruitful way to understand the ways of care and protection given to the forest. This exploratory-descriptive study investigated the different environmental perceptions of the floristic biodiversity of the Amazon had teenagers of elementary school in Manaus, Amazonas. Participated in this study, 60 students from two state public schools, who answered a semi-structured questionnaire with 19 open and closed questions. The data were submitted to Bardin's Content Analysis. The results showed low conceptual knowledge about plant biodiversity and considerable difficulty in identifying native species from non-native ones. When considering responsibility for the care of preserving biodiversity, the participants attributed it more to others than to themselves. Such results point to the need for more effective teaching so that these adolescents can appropriate significant learning in the search for more awareness for the Amazon biodiversity.
Keywords: Estudantes do ensino fundamental - Manaus (AM)
Biodiversidade - Amazônia
Educação ambiental
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS
???metadata.dc.subject.user???: Percepção ambiental
Floresta amazônica
Biodiversidade florística
Amazônia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Citation: BEZERRA, Rebeca Noemi de Oliveira. A biodiversidade florística da Amazônia na percepção de estudantes do ensino fundamental em Manaus-AM. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9695
Issue Date: 27-Jun-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_RebecaBezerra_PPGCASA.pdf1.53 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons