???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9712
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Espaços não formais como possibilidade para a construção do conhecimento químico
Other Titles: Non-formal spaces as a possibility for the construction of chemical knowledge
???metadata.dc.creator???: Nunes, Pamela Pereira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Renato Henriques de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Kauscia dos Santos de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Monteiro, Ercila Pinto
???metadata.dc.contributor.referee3???: Mesquita, Denny William de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee4???: Hoffmann, Marilisa Bialvo
???metadata.dc.description.resumo???: Apesar dos avanços na Educação, ainda é um desafio para as instituições formais e professores desenvolver estratégias que permitam a realização de atividades fora da sala de aula. O objetivo desta pesquisa foi investigar a relação entre um espaço não formal na Amazônia (um museu) e o espaço formal da escola para o ensino de Química no Ensino Médio. A seguinte questão foi considerada: Como abordar o conhecimento químico no Ensino Médio, conectando os espaços formal e não formal, de forma a possibilitar e sistematizar a construção do conhecimento científico? Nesse contexto, apresentamos uma sequência de atividades colaborativas baseadas nos Projetos Integradores para o Novo Ensino Médio do PNLD, incorporando instrumentos investigativos. A pesquisa, conduzida de forma qualitativa, foi realizada em uma escola estadual e no Museu da Amazônia (MUSA). Os participantes foram estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. Utilizamos questionários, entrevistas gravadas, observações e rodas de conversa como instrumentos de coleta de dados. A análise dos dados foi feita por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e da aprendizagem baseada em competências. Identificamos que atividades realizadas fora da escola constituem mais uma possibilidade didática. Foi possível evidenciar que o uso desse ambiente natural possui um ótimo potencial para atividades de química, além de promover a conexão entre conceitos químicos e questões relacionadas à Amazônia. Dessa forma, os ambientes amazônicos se tornam fontes de conteúdo para o ensino de diversas ciências. Portanto, o espaço não formal deste estudo mostrou ser um ambiente de aprendizado adequado para o ensino de Química, proporcionando uma formação mais abrangente tanto para estudantes quanto para professores, o que viabiliza a abordagem de conteúdos de aprendizagem. Além disso, esses ambientes oferecem recursos naturais que podem ser explorados por diferentes áreas do conhecimento.
Abstract: Despite advancements in education, it is still a challenge for formal institutions and teachers to develop strategies that allow for activities outside the classroom. The objective of this research was to investigate the relationship between a non-formal space in the Amazon (a museum) and the formal school setting for teaching Chemistry in high school. The following question was considered: How can we approach chemical knowledge in high school by connecting formal and non-formal spaces in order to enable and systematize the construction of scientific knowledge? In this context, we present a sequence of collaborative activities based on the Integrative Projects for the New High School from PNLD, incorporating investigative instruments. The research, conducted qualitatively, took place at state school and the Museum of the Amazon (MUSA). The participants were third-year high school students. We used questionnaires, recorded interviews, observations, and group discussions as data collection instruments. The data analysis was conducted through Textual Discursive Analysis(TDA) and competency-based learning. We identified that activities conducted outside the school represent an additional didactic possibility. It was possible to highlight that the use of this natural environment holds great potential for chemistry activities, as well as for connecting chemical concepts with issues related to the Amazon. Therefore, Amazonian environments become sources of content for teaching various sciences. Thus, the non-formal space in this study demonstrated to be a suitable learning environment for Chemistry education, providing a more comprehensive formation for both students and teachers, enabling the approach to learning contents. Additionally, these environments offer natural resources to be explored by different areas of knowledge.
Keywords: Química - Estudo e ensino (Ensino médio)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Educação não-formal
Ensino médio
Química
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Química
Citation: NUNES, Pamela Pereira. Espaços não formais como possibilidade para a construção do conhecimento químico. 2023.150 f. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Amazonas. Manaus (AM), 2023
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9712
Issue Date: 30-Jun-2023
Appears in Collections:Doutorado em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_PamelaNunes_PPGQ2.68 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons