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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Geografia (da precarização) do trabalho: o marketing de rede na metrópole de Manaus/AM
???metadata.dc.creator???: Silva, Yan Borges da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santana, Paola Verri de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Vallina, Katia de Araújo Lima
???metadata.dc.contributor.referee2???: Nogueira, Ricardo José Batista
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa teve como objetivo compreender as relações de trabalho do marketing de rede do Grupo Hinode em Manaus, investigando as contradições existentes entre as relações comerciais e trabalhistas. Para alcançar esse objetivo, três dimensões foram exploradas. A primeira busca compreender as novas relações de trabalho do capitalismo flexível, a fim de investigar o surgimento do marketing de rede como estratégia de acumulação e reprodução do trabalho precário. Nesse sentido, são analisados os aspectos que caracterizam o capitalismo flexível e como essa nova forma de organização econômica tem impactado as relações de trabalho. A segunda visa entender a organização do território em rede e a expansão das redes como estratégia de acumulação do capital e do trabalho precário. É examinado como a estrutura em do marketing de rede permite a expansão dos negócios, a ampliação da base de consumidores e, consequentemente, a acumulação de capital. Além disso, são analisadas as implicações dessa expansão para o trabalho precário, considerando a flexibilidade e a falta de proteções laborais que muitas vezes acompanham esse modelo. A terceira busca compreender como ocorre o processo de reprodução do trabalho precário pelo marketing de rede do Grupo Hinode em Manaus, investigando as contradições existentes entre as relações comerciais e trabalhistas. São examinados os mecanismos utilizados pelo Grupo Hinode para recrutar, treinar e manter sua força de trabalho, bem como as estratégias de remuneração e incentivos utilizadas, assim como, são analisados os aspectos legais e as regulamentações trabalhistas pertinentes a esse tipo de atividade. A análise dos resultados busca identificar as principais contradições entre as relações comerciais e trabalhistas no marketing de rede do Grupo Hinode em Manaus, bem como suas implicações para os trabalhadores envolvidos nesse modelo de negócio. Os resultados desta pesquisa demonstram que as formas de precarização do trabalho do marketing de rede consistem na omissão do regime de subcontratação, cujos suportes encontram-se na relação comercial estabelecida entre empresa e consultor e no discurso do empreendedorismo.
Abstract: The research aimed to understand the labor relations of the network marketing of Grupo Hinode in Manaus, investigating the existing contradictions between commercial and labor relations. To achieve this goal, three dimensions were explored. The first seeks to understand the new work relations of flexible capitalism, in order to investigate the emergence of network marketing as a strategy for the accumulation and reproduction of precarious work. In this sense, the aspects that characterize flexible capitalism and how this new form of economic organization has impacted labor relations are analyzed. The second aims to understand the organization of the territory in networks and the expansion of networks as a strategy for capital accumulation and precarious work. It examines how the network structure of network marketing allows the expansion of businesses, the expansion of the consumer base and, consequently, the accumulation of capital. In addition, the implications of this expansion for precarious work are analyzed, considering the flexibility and lack of labor protections that often accompany this model. The third seeks to understand how the reproduction process of precarious work occurs through the network marketing of Grupo Hinode in Manaus, investigating the existing contradictions between commercial and labor relations. The mechanisms used by the Hinode Group to recruit, train and maintain its workforce are examined, as well as the remuneration and incentive strategies used, as well as the legal aspects and labor regulations pertinent to this type of activity. The analysis of the results seeks to identify the main contradictions between commercial and labor relations in the network marketing of Grupo Hinode in Manaus, as well as its implications for the workers involved in this business model. The results of this research demonstrate that the forms of precariousness of network marketing work consist of the omission of the subcontracting regime, whose supports are found in the commercial relationship established between company and consultant and in the discourse of entrepreneurship.
Keywords: Marketing de relacionamento
Marketing de rede - Estudo de casos
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
???metadata.dc.subject.user???: Geografia do trabalho
Precarização do trabalho
Marketing de rede
Hinode
Manaus
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: SILVA, Yan Borges da. Geografia (da precarização) do trabalho: o marketing de rede na metrópole de Manaus/AM. 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9718
Issue Date: 26-Jul-2023
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

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