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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A trajetória de escolarização de indígenas na UFAM e as vivências do racismo anti-indígena
???metadata.dc.creator???: Santos, Jeicy Hellen Pereira dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Calegare, Marcelo Gustavo Aguilar
???metadata.dc.contributor.referee1???: Resende, Gisele Cristina
???metadata.dc.contributor.referee2???: Tamboril, Maria Ivonete Barbosa
???metadata.dc.description.resumo???: Compreende-se que ao longo do processo histórico de colonização do território brasileiro as populações originárias passaram por um forte projeto de civilização, que consistia em catequizar os nativos de forma a fazê-los adotar os valores europeus. Isso resultou numa mudança forçada de padrões culturais que modificou hábitos, crenças religiosas, comportamentos e deixou sequelas profundas nas populações indígenas. E se manifesta atualmente como estereótipos negativos, preconceito e discriminação, que fazem parte da construção sistêmica do racismo que limita e exclui pessoas e grupos de acordo com seu pertencimento étnico-racial, causando danos emocionais nas pessoas atingidas. O objetivo desse trabalho é analisar os efeitos psicossociais do racismo anti-indígena na trajetória acadêmica dos estudantes indígenas matriculados em cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e de campo. Participaram quatro estudantes indígenas (mulheres) matriculadas em cursos de graduação da UFAM que, por entrevista narrativa aberta, relataram sua trajetória escolar, os desafios e percalços encontrados na universidade e os episódios de racismo anti-indígena que vivenciaram dentro do ambiente acadêmico. Com base teórica da Psicologia Social Crítica e a partir da análise de conteúdo, estabeleceu-se as seguintes categorias e unidades temáticas: 1) Percurso acadêmico (trajetória escolar; chegada na universidade; dificuldades de permanência, rede de apoio e conquistas); 2) Estereótipos, preconceito e episódios de racismo no ambiente escolar e acadêmico (choque cultural e episódios de discriminação); 3) Conflito de identidade (sentimento de não- pertencimento). Discutiu-se que os episódios de racismo têm forte influência na trajetória das estudantes, que destacam que as situações geraram sentimentos de não- pertencimento, desmotivação e desamparo, apontando também sentimentos de conflito de identidade que os levaram a questionar suas vivências e a necessidade da sua permanência na universidade. Portanto, conclui-se que a inserção de estudantes indígenas no ensino superior é permeada por percalços e complexidades que envolvem desde fatores socioeconômicos e dificuldades de aprendizado até episódios de discriminação e racismo. E que essas dificuldades de permanência afetam tanto a experiência dos estudantes na universidade quanto seu aspecto emocional.
Abstract: It is understood that throughout the historical process of colonization of the Brazilian territory, the original populations underwent a strong project of civilization, which consisted of catechizing the natives in order to make them adopt European values. This resulted in a forced change of cultural patterns that modified habits, religious beliefs, behavior s and left deep consequences on indigenous populations. And it is currently manifested as negative stereotypes, prejudice and discrimination, which are part of the systemic construction of racism and which limits and excludes people and groups according to their ethnic racial belonging, causing emotional damage to the people affected. The objective of this work is to analyze the psychosocial effects of anti indigenous racism on the academic trajectory of indigenous students enrolled in undergraduate course s at the Amazonas Federal University (UFAM). We carried out a qualitative, descriptive and field research. The participants were four indigenous students (women) enrolled in undergraduate courses at UFAM who, through an open narrative interview, reported t heir school trajectory, the challenges and mishaps encountered at the university and the episodes of anti indigenous racism they experienced within the academic environment. Based on the theoretical basis of Critical Social Psychology and based on content analysis, we established the following categories and thematic units: 1) Academic path (school trajectory; arrival at university; permanence difficulties, support network and achievements); 2) Stereotypes, prejudice and episodes of racism in the school and academic environment (culture shock and episodes of discrimination); 3) Identity conflict (feeling of not belonging). We argue that the episodes of racism have a strong influence on the trajectory of the students, who highlight that the situations generat ed feelings of non belonging, demotivation and helplessness, also pointing out feelings of identity conflict that led them to question their experiences and the need for their permanence at the University. Therefore, we conclude that the inclusion of indig enous students in higher education is permeated by mishaps and complexities that range from socioeconomic factors and learning difficulties to episodes of discrimination and racism. And that these permanence difficulties affect both the students' experienc e at the university and their emotional aspect.
Keywords: Racismo na educação
Antirracismo
Discriminação racial
Estudantes indígenas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
???metadata.dc.subject.user???: Racismo anti-indígena
Anti indigenous racism
Discriminação
Universidade
Trajetória escolar
Indígena
Discrimination
University
School trajectory
Indigenous
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: SANTOS, Jeicy Hellen Pereira dos. A trajetória de escolarização de indígenas na UFAM e as vivências do racismo anti-indígena. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9735
Issue Date: 31-Aug-2023
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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