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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O papel da iniciação científica e sua contribuição para a formação profissional e acadêmica no Instituto de Saúde e Biotecnologia entre 2008 a 2020
Other Titles: The role of scientific initiation and its contribution to professional and academic training at the Institute of Health and Biotechnology between 2008 and 2020
???metadata.dc.creator???: Mendes, Renato de Sena 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Marcelo Albuquerque de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Soeiro Júnior, Jaime Casanova
???metadata.dc.contributor.referee2???: Luz, Fernando Albuquerque
???metadata.dc.description.resumo???: O cenário científico educacional vivenciado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) é um ambiente competitivo marcado pelas tomadas de decisões de seus gestores. Tais decisões pressupõem elementos que possam refletir claramente seus objetivos. Neste contexto a Iniciação Científica se insere como um instrumento que contribui para a formação contínua e qualificação dos profissionais formados nessas instituições. Esta pesquisa tem como objetivo inicialmente realizar uma análise documental do histórico de submissões de Programa Institucional de Bolsa de Iniciação (PIBIC) no ISB, num segundo momento aplicou-se, um questionário com alunos com projetos aprovados em 2019 a 2020, buscou-se, entender o impacto deste programa na formação e qualificação profissional dos acadêmicos. A metodologia usada foi de um estudo bibliográfico e documental, com caráter exploratório-descritivo e de natureza qualitativa e quantitativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário com questões abertas e fechadas, aplicado aos participantes do PIBIC com projetos aprovados no período de estudo em análise. O resultado da pesquisa aponta para um aumento médio de 93,36% nas submissões, e um aumento expressivo na aprovação, assim como, aumento do número de mestres e doutores com médias respectivas em 5,46 anual e 11,38 anual. Qualitativamente percebe-se, a colaboração do PIBIC na formação profissional dos alunos entre 2019 a 2020 no ISB evidenciadas pelo alinhamento teórico e prático que o programa apresentou através da perspectiva e ponto de vista dos participantes através de aspectos subjetivos emanados das respostas apresentadas no instrumento de coleta de dados adotado. Posteriormente, novas pesquisas podem trazer evidências ou não desta política pública, na perspectiva da fixação do docente na IFES no interior do Amazonas.
Abstract: The scientific educational scenario experienced by Higher Education Institutions (HEIs) is a competitive environment marked by the decision-making of their managers. These decisions require elements that can clearly reflect their objectives. In this context, Scientific Initiation is an instrument that contributes to the continuous training and qualification of the professionals trained at these institutions. The aim of this research was initially to carry out a documentary analysis of the history of submissions to the Institutional Initiation Scholarship Program (PIBIC) at ISB, and then to apply a questionnaire to students with projects approved in 2019 to 2020, in order to understand the impact of this program on the training and professional qualification of academics. The methodology used was a bibliographic and documentary study, exploratory-descriptive and qualitative and quantitative in nature. The instrument used for data collection was a questionnaire with open and closed questions, applied to PIBIC participants with projects approved during the study period under analysis. The results of the research show an average increase of 93.36% in submissions and a significant increase in approvals, as well as an increase in the number of masters and doctors with respective averages of 5.46 per year and 11.38 per year. Qualitatively, the PIBIC's collaboration in the professional training of students between 2019 and 2020 at the ISB is evidenced by the theoretical and practical alignment that the program presented through the perspective and point of view of the participants through subjective aspects emanating from the answers presented in the data collection instrument adopted. Subsequently, further research may provide evidence or not of this public policy, from the perspective of retaining teachers in the IFES in the interior of Amazonas.
Keywords: Pesquisa - Coari (AM)
Iniciação científica - Coari (AM)
Ensino superior - pesquisa
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUCAO
???metadata.dc.subject.user???: Iniciação científica
Investigação científica
Pibic
Formação acadêmica
Formação profissional
Scientific initiation
Scientific research
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Tecnologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Citation: MENDES, Renato de Sena. O papel da iniciação científica e sua contribuição para a formação profissional e acadêmica no Instituto de Saúde e Biotecnologia entre 2008 a 2020. 2023. 72 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9750
Issue Date: 18-Sep-2023
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

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