???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9760
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Rita Floramar Fernandes dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0464435324183438eng
dc.contributor.advisor1Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6273580825792084eng
dc.contributor.advisor-co1Abreu, Waldir Ferreira de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6364117476478718eng
dc.contributor.referee1Silva, Camila Ferreira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3520518346076110eng
dc.contributor.referee2Ghedin, Evandro Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879015398476679eng
dc.contributor.referee3Mota Neto, João Colares da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6415743127554581eng
dc.contributor.referee4Luciano, Gersem José dos Santos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1021166118431706eng
dc.date.issued2023-08-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Rita Floramar Fernandes dos. Povos indígenas e universidade: pedagogias decoloniais e o diálogo intercientífico na formação docente nas Amazônias. 2023. 249 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9760-
dc.description.resumoEsta pesquisa de doutorado, problematiza os princípios das pedagogias decoloniais e do diálogo intercientífico como pressupostos epistemológicos, formativos e afirmativos na formação docente com os povos indígenas na Universidade Pública. Seu principal objetivo assenta-se em compreender como se construiu (vem se construindo) na práxis universitária do Curso Formação de Professores Indígenas (FPI), saberes-fazeres pedagógicos mediados pelo diálogo intercientífico e decolonialidade, tendo como referência as turmas de discentes indígenas do Alto Rio Negro e Médio Solimões da Faculdade de Educação – FACED da Universidade Federal do Amazonas -UFAM. É, pois, uma pesquisa alicerçada em uma abordagem qualitativa, tomando como base a pesquisa decolonial para entrecruzar discussões político-epistêmicas, saberes e pensamentos latino-americanos. Adentramos assim, na abordagem analética esboçada pela alteridade - para que melhor se pudesse utilizar dos significantes decoloniais, porque por sua insurgência, procura posicionar o(s) outro(s), como Outro(s). Portanto, os Outros a que nos referimos são indígenas que estão dentro das universidades como discentes, sem desconsiderálos em relação ao contexto social, político, econômico e cultural. Frente a isso, problematizamos a formação docente universitária nas Amazônias. Os resultados desta pesquisa trazem o que chamamos de epistemes indígenas à partir dos TCCs das referidas turmas como vozes polifônicas reverberando os indicativos decoloniais: pertencimento étnico; história de contato; Movimento Indígena; histórias de vida e resistência; educação/escola indígena intercultural; desafio profissional contra-hegemônico; territorialidade; cosmologias e cosmovisões indígenas; diversidade epistêmica; relações de poder; questão linguística e o Bem viver. Problematizamos também, os desafios e as potencialidades da práxis (de)colonial e intercientífica no Curso Formação de Professores Indígenas. Por fim, apontamos que a universidade, em específico a UFAM, precisa dar mais atenção ao seu aspecto institucional – da gestão à formação. Pensar sobre a práxis de pedagogias decolonias e o diálogo intercientífico. Valorizar formadores universitários amazônicos e ponderar sobre o saber universitário contra o racismo epistêmico.eng
dc.description.abstractThis doctoral research discusses the principles of decolonial pedagogies and the inter scientific dialogue as epistemological assumptions, formative and affirmatives on the teacher training with indigenous people in the public University. Its main goal bases in understanding how it was built (has been built) in the university practice on the Teaching Training Course for Indigenous People, pedagogical know-how mediated by the inter scientific dialogue and decoloniality, having as reference the classrooms of indigenous students from Alto Rio Negro and Médio Solimões from Faculdade de Educação – FACED from Universidade Federal do Amazonas – UFAM. It is a research grounded in a qualitative approach, based in the decolonial research to interrelate Latin-American political-epistemic discussions, knowledge and thoughts. Stepping into the analytical approach outlined by alterity – so that it could use the decolonial meanings better, due to its insurgency, seeking to place the other as Other. Therefore, the Other to whom we refer are indigenous people who are in the University as students, not disregarding them in relation to social, political, economic and cultural context. With that in mind, we discuss the university teacher training in Amazonia. The results from this research reflect what we call indigenous episteme from the final papers from the mentioned classes with a plurality of voices reverbing the decolonial indicatives: ethnical belonging; contact history; Indigenous Movement; life and endurance stories; intercultural indigenous school/education; anti-hegemonical professional challenge; territoriality; indigenous cosmology and cosmovision; epistemic diversity; relations of power; linguistic issues and the good way of living. We also discuss the challenges and potentialities of the (de)colonial and inter scientific practice on the Teacher Training Course for Indigenous People. In conclusion, we indicate that the University, UFAM specifically, need to focus on its institutional aspect – from the management to academic training. Reflect about decolonial pedagogies and inter scientific dialogue practice. Appreciate the Amazonian University teachers and weigh the university knowledge against epistemic racism.eng
dc.description.abstractÉsta investigación de doctorado, problematiza los principios de las pedagogías decoloniales y del diálogo intercientífico como presupuestos epistemológicos, formativos y afirmativos en la formación docente con los pueblos indígenas en la Universidad Pública. El eje es comprender cómo se construyó (y sigue construyendo) en la praxis universitaria del Curso de Formación de Maestros Indígenas - Curso Formação de Professores Indígenas (FPI), saberes-quehaceres pedagógicos mediados por el diálogo intercientífico y decolonialidad, com referencia los grupos de discentes indígenas de la región de Alto Río Negro y Médio Solimoes de la Facultad de Educación – FACED de la Universidad Federal del Amazonas -UFAM. Es una investigación basada en un abordaje cualitativa, basada en la investigación decolonial entrelazando discusiones político-epistémicas, saberes y pensamientos latinoamericanos. Entramos así en el enfoque analítico esbozado por la alteridad - para que pueda utilizar mejor los significantes decoloniales, ya que a través de su insurgencia, busca posicionar al otro(s) como Otro(s).Por lo tanto, los Otros a los que nos referimos son los indígenas que están dentro de las universidades como estudiantes, sin ignorarlos en relación al contexto social, político, económico y cultural. En este contexto, problematizamos la formación de profesores universitarios en la Amazonia. Los resultados de ésta investigación muestran lo que llamamos de epistemes indígenas basadas en las TCC, de estos grupos como voces polifónicas reverberando indicaciones deocoloniales:pertenencia étnica; historia del contacto; Movimiento Indígena; historias de vida y resistencia; educación/escuela indígena intercultural; desafío profesional contrahegemónico; territorialidad; cosmologías y cosmovisiones indígenas; diversidad epistémica; relaciones de poder; cuestiones lingüísticas y el Buen Vivir. También problematizamos los desafíos y potencialidades de la praxis (de)colonial e intercientífica en el Curso de Formación de Maestros Indígenas. Finalmente, señalamos que la universidad, específicamente la UFAM, necesita prestar más atención a su aspecto institucional - desde la gestión hasta la formación. Pensar la praxis de las pedagogías decoloniales y del diálogo intercientífico. Valorar a los formadores universitarios amazónicos y pensar el conocimiento universitario contra el racismo epistémico.spa
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/69969/TES_RitaSantos_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectProfessores - Formação - Amazôniapor
dc.subjectIndígenas - Educaçãopor
dc.subjectProfessores indígenaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titlePovos indígenas e universidade: pedagogias decoloniais e o diálogo intercientífico na formação docente nas Amazôniaseng
dc.typeTeseeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1247-5674eng
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0245-9072eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9869-7090eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2348-9350eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2844-6122eng
dc.contributor.referee3orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3346-1885eng
dc.contributor.referee4orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5222-9339eng
dc.subject.userFormação de Professores nas Amazôniaspor
dc.subject.userPedagogias Decoloniaispor
dc.subject.userDiálogo Intercientíficopor
dc.subject.userPovos Indígenaspor
dc.subject.userUniversidadepor
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TES_RitaSantos_PPGE.pdf6.3 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.