???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9795
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Francisco Jayme Cordeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0359832070117516eng
dc.contributor.advisor1Melo, Lucyanne Afonso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6629182660970020eng
dc.contributor.referee1Kienen, João Gustavo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6260084621108132eng
dc.contributor.referee2Silva Filho, Francisco Carneiro da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0279848656396836eng
dc.date.issued2023-07-28-
dc.identifier.citationCOSTA, Francisco Jayme Cordeiro. A história da música em quadrinhos: uma proposta metodológica para o ensino da música na escola. 2023. 63 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9795-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Artes PROF-ARTES – PPG-ART-MP- UFAM dentro da linha de pesquisa: abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes. A pesquisa elucidou o uso das histórias em quadrinhos como uma proposta metodológica do ensino de Arte/música em sala de aula aplicada no ensino fundamental II – anos finais numa escola, na cidade de Manaus, AM. Juntando o fazer artístico dos estudantes com a pesquisa científica. Partimos de duas questões norteadoras: Como o lúdico está presente no ensino de música? E na disciplina de Arte como podemos ensinar a história da música de forma atrativa para os alunos e associando a outras linguagens artísticas? O objetivo geral da pesquisa é demonstrar a história da música em quadrinhos como uma proposta didática para auxiliar no ensino de música. Apresentamos um diálogo entre o desenho e a música que resultou em uma proposta viável para representação em quadrinhos da história da música. O processo metodológico é de caráter qualitativo e o método utilizado é o experimental de Gil (2002), e a pedagogia histórico-crítica de Saviani (2011), juntamente com a abordagem triangular de Ana Mae (2010); (2014), e como resultado esse trabalho revelou aspectos motivadores interessantes como o uso do lúdico no ensino de Arte/Música.eng
dc.description.abstractThe present work presents the results of the dissertation research of the Professional Master's Program in Arts Teaching PROF-ARTES – PPG-ART-MP- UFAM within the line of research: theoretical-methodological approaches to teaching practices. The research elucidated the use of comic books as a methodological proposal for teaching Art/music in the classroom applied in elementary school II – final years at a school, in the city of Manaus, AM. Uniting students’ artistic work with scientific research. We start from two guiding questions: How is playfulness present in music teaching? And in the Art discipline, how can we teach the history of music in an attractive way for students and associating it with other artistic languages? The general objective of the research is to demonstrate the history of music in comics as a didactic proposal to assist in teaching music. We present a dialogue between drawing and music that resulted in a viable proposal for a representation in comics of the history of music. The methodological process is qualitative in nature and the method used is the experimental one of Gil (2002), and the historical-critical pedagogy of Saviani (2011), together with the triangular approach of Ana Mae (2010); (2014), and as a result this work revealed interesting motivating aspects such as the use of play in teaching Art/Music.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/70414/DISS_FranciscoCosta_PROFARTES.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Arteseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arteseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
dc.subjectMúsica - Histórias em quadrinhospor
dc.subjectArte na educaçãopor
dc.subjectMúsica - Execução - Históriapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTESeng
dc.titleA história da música em quadrinhos: uma proposta metodológica para o ensino da música na escolaeng
dc.title.alternativeThe history of music in comic: a methodological proposal for teaching music at schooleng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.infoO trabalho explora uma temática pouco utilizada nas aulas de arte e apresenta uma proposta interdisciplinar que envolve música e desenho o que resultou na história da música em quadrinhos uma nova abordagem, sugestão e alternativa para auxiliar os professsores de artes/música no seu fazer pedagógico em sala de aula.eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8303-1288eng
dc.subject.userInterdisciplinaridadepor
dc.subject.userHistória da músicapor
dc.subject.userHistória em quadrinhospor
dc.subject.userArte e educaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_FranciscoCosta_PROFARTES.pdf3.17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.