???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9799
???metadata.dc.type???: Tese
Title: A educomunicação em tempos de mobilidade tecnológica na Amazônia: o ensino superior público de Roraima e os processos de inovação
Other Titles: Educommunication in times of technological mobility in the Amazon: public higher education in Roraima and innovation processes
???metadata.dc.creator???: Gomes, Sandra Maria de Morais 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Baptaglin, Leila Adriana
???metadata.dc.contributor.referee1???: Almeida, Jéssica de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Porto Júnior, Francisco Gilson Rebouças
???metadata.dc.contributor.referee3???: Gonçalves, Carolina Brandão
???metadata.dc.contributor.referee4???: Santi, Vilso Junior Chierentin
???metadata.dc.description.resumo???: A Tese desta investigação contribui com um recorte sobre as tecnologias digitais, com foco na mobilidade tecnológica e suas transformações num mundo que é nuvem, hipertexto, vídeo, séries, produção e compartilhamento de informações em tempo real, nos processos de ubiquidade e convergência tecnológica. Assim, apontamos nesta tese a necessidade de voltar o olhar para a produção de conhecimento no Ensino Superior através da relação de três conceitos inerentes ao mundo contemporâneo: Educomunicação, Mobilidade tecnológica/Tecnologia Mobile e Inovação. Esse olhar é fruto da percepção de que a interface entre os três conceitos aumenta e se aprofunda na sociedade cada vez mais complexa das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, TDICs. Sob a ótica da formação de cidadãos, cuja formação exige que sejam necessariamente criativos, autônomos e com diferentes habilidades e competências para lidar com o mundo digital e suas transformações nasce o problema investigativo que pauta-se em: Como as IESP de Roraima tem trabalhado com os processos educomunicacionais e a mobilidade tecnológica/Tecnologia móvel com vistas à Inovação nos cursos de graduação? Nossa arquitetura metodológica fundamenta-se na Análise de Conteúdo (Bardin, 1977) e a investigação realizou-se nas três universidades públicas de Roraima (UERR, IFRR e UFRR) onde buscamos identificar os três conceitos, através de análise do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) de cada instituição, com entrevistas semiestruturadas com os Pró-Reitores de Graduação e aplicação de questionários com uma amostra de professores e alunos das três universidades. Os objetivos que sustentaram esta pesquisa foram: 1. Identificar as propostas presentes no PDI e PPI e a operacionalização dos usos da mobilidade tecnológica/tecnologia Mobile no ensino de graduação das IESP/RR; 2. Verificar a implementação das propostas de Inovação no ensino-aprendizagem; 3. Identificar as interfaces da Inovação, mobilidade tecnológica/tecnologia Mobile nos processos educomunicacionais entre alunos e professores no ensino de graduação das IESP/RR; 4. Anasilar como a gestão das IESPs interpretam/encaram as propostas de inovação e o uso da mobilidade tecnológica/tecnologia Mobile nos processos educomunicacionais junto aos docentes e discentes da graduação das IESPS/RR. A tecnologia desempenha um papel significativo na educação, promovendo o aprendizado contínuo e a inovação, essenciais para as habilidades exigidas no Ensino Superior. A Educação é a ferramenta de transformação, capacitando os alunos a compreender e modificar o mundo. Portanto, a formação de indivíduos críticos e especializados é vital para a competitividade global e, especialmente na região amazônica, para o desenvolvimento sustentável, com respeito ao meio ambiente.
Abstract: The Thesis of this investigation contributes with a focus on digital technologies, focusing on technological mobility and its transformations in a world that is cloud, hypertext, video, series, production and sharing of information in real time, in the processes of ubiquity and technological convergence. Thus, in this thesis we point out the need to look back at the production of knowledge in Higher Education through the relationship of three concepts inherent to the contemporary world: Educommunication, Technological mobility/Mobile Technology and Innovation. This view is the result of the perception that the interface between the three concepts increases and deepens in the increasingly complex society of Digital Information and Communication Technologies, TDICs. From the perspective of training citizens, whose training necessarily requires them to be creative, autonomous and with different skills and competencies to deal with the digital world and its transformations, the investigative problem arises, which is based on: How have IESPs in Roraima worked with educommunication processes and technological mobility/mobile technology with a view to Innovation in undergraduate courses? Our methodological architecture is based on Content Analysis (Bardin, 1977) and the investigation was carried out at the three public universities in Roraima (UERR, IFRR and UFRR) where we sought to identify the three concepts, through analysis of the Institutional Development Plan ( PDI) and the Institutional Pedagogical Project (PPI) of each institution, with semi-structured interviews with the Undergraduate Deans and application of questionnaires with a sample of professors and students from the three universities. The objectives that supported this research were: 1. Identify the proposals present in the PDI and PPI and the operationalization of the uses of technological mobility/Mobile technology in undergraduate teaching at IESP/RR; 2. Verify the implementation of Innovation proposals in teaching-learning; 3. Identify the interfaces of Innovation, technological mobility/Mobile technology in educommunicational processes between students and teachers in undergraduate education at IESP/RR; 4. Analyze how the management of IESPs interpret/view innovation proposals and the use of technological mobility/Mobile technology in educommunication processes with teachers and undergraduate students at IESPS/RR. Technology plays a significant role in education, promoting continuous learning and innovation, essential for the skills required in Higher Education. Education is the tool for transformation, enabling students to understand and change the world. Therefore, the training of critical and specialized individuals is vital for global competitiveness and, especially in the Amazon region, for sustainable development, with respect for the environment.
Keywords: Inovações educacionais
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Amazônia
Educomunicação
Ensino superior
Inovação
Mobilidade tecnológica
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia
Citation: GOMES, Sandra Maria de Morais. A educomunicação em tempos de mobilidade tecnológica na Amazônia: o ensino superior público de Roraima e os processos de inovação. 2023, 288 f. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Boa Vista, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9799
Issue Date: 26-Sep-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação da Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_SandraGomes_PPGEDA.pdf4.46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.