???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9809
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação especial na perspectiva inclusiva: formação de professores em uma escola no município de Humaitá-Amazonas
???metadata.dc.creator???: Silva, Eliane Acácia da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nogueira, Eulina Maria Leite
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rodrigues, Marlene
???metadata.dc.contributor.referee2???: Batista, Eliane Regina Martins
???metadata.dc.description.resumo???: A inclusão de estudantes com deficiência educacionais tem sido motivo de preocupação cada vez mais para alguns professores que atuam em sala regular de ensino. O presente trabalho tem como objetivo levantar aspectos relevantes para Educação Especial numa perspectiva inclusiva: formação de professores em uma escola no município de Humaitá-Amazonas, que atuam na sala regular com estudantes com deficiência. Para tanto, utilizaremos como ponto de partidas: legislação nacional como Constituição Nacional 1988, diretrizes políticas específicas do Ministério da Educação (MEC) como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 1996 (LDBEN) entre outras e literatura especializada sobre o tema de alguns autores como Mazzota (2005), Jannuzi (2004), Mantoan (2004 e 2006), Martins (2007), Baptista (2009 p.11), Silva (2010), Pimenta (2002), Freire (1996) Gatti (2009) entre outros. Onde apresentaremos: conceitos utilizados para definir o sujeito com deficiência, como os autores abordam a questão da inclusão educacional e a formação de professores, o professor no seu preparo para enfrentar a realidade. O texto está dividido em 6 seções. Primeiramente abordaremos sobre a conquista da educação especial; educação especial no estado – AM, formação de professores, os caminhos trilhados da pesquisa; formação de professores em uma escola municipal de Humaità-Am, estabelecida nos documentos oficiais. Em seguida, apresentamos o resultado de pesquisas sobre o tema. Por fim, traçamos alternativas para a inclusão educacional.
Abstract: The inclusion of students with educational disabilities has been a matter of increasing concern for some teachers who work in regular classrooms. The present work aims to raise relevant aspects for Special Education in an inclusive perspective: training of teachers in a school in the municipality of Humaitá-Amazonas, who work in the regular classroom with students with disabilities. To do so, we will use as a starting point: national legislation such as the 1988 National Constitution, specific political guidelines from the Ministry of Education (MEC) such as the 1996 National Education Guidelines and Bases Law (LDBEN), among others, and specialized literature on the subject by some authors. as Mazzota (2005), Jannuzi (2004), Mantoan (2004 and 2006), Martins (2007), Baptista (2009 p.11), Silva (2010), Pimenta (2002), Freire (1996) Gatti (2009) among others. Where we will present: concepts used to define the subject with disability, how the authors address the issue of educational inclusion and teacher training, the teacher in his preparation to face reality. The text is divided into 6 sections. First, we will address the achievement of special education; special education in the state – AM, teacher training, research paths; teacher training in a municipal school in Humaità-Am, established in official documents. Next, we present the results of research on the topic. Finally, we outline alternatives for educational inclusion.
Keywords: Educação inclusiva
Educação especial
Inclusão escolar
Professores - Formação
Professores de educação especial - Formação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Educação inclusiva
Formação de professor
Políticas públicas
Deficiência
Inclusive education
Teacher training
Public policy
Deficiency
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: SILVA, Eliane Acácia da. Educação especial na perspectiva inclusiva: formação de professores em uma escola no município de Humaitá-Amazonas. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9809
Issue Date: 29-Jun-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_ElianeSilva_PPGECH.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons