???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9813
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM
Other Titles: Pedagogical practices and work as an educational principle in a school in campo de Parintins/AM
???metadata.dc.creator???: Prata, Bruna dos Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nogueira, Eulina Maria Leite
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Ângela Maria Gonçalves de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Franco, Zilda Gláucia Elias
???metadata.dc.contributor.referee3???: Barros, Josemir Almeida
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como objetivo: compreender as práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM e seus impactos no processo de construção do conhecimento. Foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: realizar estudo sobre Educação do Campo no Brasil, contextualizar a Educação do Campo no Município de Parintins-AM, identificar os desafios dos docentes em incorporarem o trabalho como princípio educativo em suas práticas pedagógicas. A inquietação consistiu com a problemática, as práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo estão sendo desenvolvidas em uma escola do campo de Parintins/AM? Foi realizada a pesquisa em duas escolas de várzea, na escola núcleo Washigton Luiz Teixeira que está situada na comunidade São Sebastião do Boto e na escola anexo Santa Rita que no decorrer da pesquisa foi necessário pesquisar em ambas para melhor compreensão e análise dos dados. O percurso metodológico da pesquisa foi quali-quantitativo, abordagem dialética, observação participante, entrevista semiestruturada, questionário, rodas de conversa, registros fotográficos e no término da pesquisa realizamos uma atividade artística nas turmas pesquisadas. Os sujeitos envolvidos são 10 entre eles líderes de movimentos sociais, professores, trabalhadores e pais dos estudantes. Os resultados dessa pesquisa são significativos para os profissionais da área educacional, principalmente para os que trabalham no campo, pois nos fez refletir sobre a valorização na formação dos professores e principalmente a efetivação de políticas públicas nas escolas do campo para que possam ter uma educação digna e de qualidade, articulando com os saberes tradicionais e científicos.
Abstract: his research aims to: understand the pedagogical practices and work as an educational principle in a school in the countryside of Parintins/AM and its impacts on the knowledge construction process. It was broken down into the following specific objectives: to carry out a study on Rural Education in Brazil, contextualize Rural Education in the Municipality of Parintins-AM, identify the challenges facing teachers in incorporating work as an educational principle in their pedagogical practices.The restlessness consisted with the problem, the pedagogical practices and work as an educational principle being developed in a school in the countryside of Parintins/AM? The research was carried out in two floodplain schools, in the core school Washigton Luiz Teixeira which is located in the community São Sebastião do Boto and in the annexed school Santa Rita which, during the research, it was necessary to research in both for better understanding and analysis of the data. The methodological course of the research was quali-quantitative, dialectical approach, participant observation, semi-structured interview, questionnaire, conversation wheels, photographic records and at the end of the research we carried out an artistic activity in the surveyed groups. The subjects involved are 10, including leaders of social movements, teachers, workers and students' parents. The results of this research are significant for professionals in the educational area, especially for those who work in the countryside, as it made us reflect on the appreciation of teacher training and especially the implementation of public policies in rural schools so that they can have a decent education. and quality, articulating with traditional and scientific knowledge.
Keywords: Professores de educação rural - Formação
Educação rural - Parintins (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Práticas Pedagógicas
Trabalho
Educação do Campo
Formação de professores
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: PRATA, Bruna dos Santos. As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) -Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9813
Issue Date: 15-Jun-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_BrunaPrata_PPGECH.pdf4.53 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.