???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9820
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRoberto, Marco Antonio Rique Roberto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8050602379866785eng
dc.contributor.advisor1Reis, Dércio Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0744595360592397eng
dc.contributor.referee1Craveiro, Joaquim Maciel da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9220131365530767eng
dc.contributor.referee3Maciel Neto, Thiago-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0238957706887873eng
dc.date.issued2023-10-31-
dc.identifier.citationROBERTO, Marco Antonio Rique. Proposta de melhoria no processo de picking: estudo de caso em um centro de distribuição farmacêutica na cidade de Manaus/AM. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9820-
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda o estudo do processo de Picking (separação) de uma empresa de distribuição de produtos farmacêuticos, situada na cidade de Manaus/AM, maior núcleo urbano da Amazônia brasileira onde, por suas características geográficas, devido à necessidade de atender de forma eficiente desde a capital até às pequenas drogarias situadas em pequenas comunidades, possui características e especificidades diferentes dos demais locais do planeta. A definição e análise de indicadores de performance de um Centro de Distribuição, são temas discutidos, aprimorados e recorrentes, e a performance do processo de Picking (separação) é um dos principais indicadores, principalmente para o caso estudado, em que a empresa atende. Grande parte dos clientes, são pequenos negócios, que não possuem em suas unidades espaço adequado para armazenagem de produtos e capital de giro que possa ser comprometido o estoque. Esse é o tipo de cliente que predomina na cidade de Manaus e no estado do Amazonas. Essa característica exige que a distribuição separe e, entregue em pequenas quantidades com uma frequência grande, evitando assim a falta de produtos farmacêuticos. O objetivo deste trabalho é identificar os fatores que diretamente influenciam para a queda no nível de serviço das rotinas de Picking (separação). Para atingir este objetivo, foi empregada a ferramenta da qualidade Value Stream Mapping, ou Mapa de Fluxo de Valor, ao final foram apresentadas as estratégias para a solução dos problemas identificados no processo de análise. Para realização da pesquisa durante o percurso metodológico, para coleta de dados foi realizada a observação direta na operação, registros documentais da área de qualidade, como planilhas de controle de estoque e relatórios de desempenho por operadores, e ainda o uso de questionários fechados para os clientes e colaboradores. Os resultados e conclusões obtidos em relação aos fatores que diretamente influenciam para queda no nível de serviço das rotinas de Picking (separação), destacamos 05: separação dos itens por estações, estoque fino (varejo), consolidação dos pedidos e fechamento, impressão de notas fiscais, impressão de pedidos, distribuição dos pedidos por zonas de separação. Sobre a definição de uma metodologia para medição do nível de serviço das rotinas de Picking (separação) e, a ferramenta da qualidade que melhor se aplica é de acordo com nosso estudo é o VSM. A respeitos das oportunidades de melhoria identificados nos processos em análise, destacamos 05 melhorias no processo de reabastecimento das alocações, Melhoria no endereçamento do Flow-rack, Melhoria na infraestrutura de tecnologia da informação, Melhoria na tecnologia no processo de automação.eng
dc.description.abstractThis research studies the picking process at a pharmaceutical distribution company, located in the city of Manaus/AM, the largest urban center in the Brazilian Amazon where, due to its geographical characteristics and the need to efficiently serve the capital and the small drugstores located in small communities, it has different characteristics and specificities from other places on the planet. The definition and analysis of performance indicators for a Distribution Centre are topics that are discussed, improved and recurrent, and the performance of the Picking process is one of the main indicators, especially for the case studied, where the company serves. Most of the customers are small businesses that don't have adequate space in their units for storing products and working capital that can be committed to stock. This is the type of customer that predominates in the city of Manaus and the state of Amazonas. This characteristic requires distribution to sort and deliver small quantities with great frequency, thus avoiding a shortage of pharmaceutical products. The aim of this study is to identify the factors that directly influence the drop in the service level of the picking routines. In order to achieve this objective, the quality tool Value Stream Mapping was used, and at the end strategies were presented for solving the problems identified in the analysis process. In order to carry out the research during the methodological process, data collection included direct observation of the operation, documentary records from the quality area, such as stock control spreadsheets and performance reports by operators, as well as the use of closed questionnaires for customers and employees. The results and conclusions obtained in relation to the factors that directly influence a drop in the level of service of the picking routines are 05: picking items by stations, thin stock (retail), order consolidation and closing, printing invoices, printing orders, distribution of orders by picking zones. As for defining a methodology for measuring the service level of the picking routines, according to our study, the quality tool that best applies is the VSM. With regard to the opportunities for improvement identified in the processes under analysis, we highlight 05 Improvement in the process of replenishing allocations, Improvement in the addressing of the Flow-rack, Improvement in the information technology infrastructure, Improvement in the technology in the automation process.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/70702/DISS_MarcoRoberto_PPGEP.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
dc.subjectDistribuição de mercadorias - Amazonaspor
dc.subjectLogística empresarialpor
dc.subjectProdução enxutapor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUCAO: GERENCIA DE PRODUCAO: PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAOeng
dc.titleProposta de melhoria no processo de picking: estudo de caso em um centro de distribuição farmacêutica na cidade de Manaus/AMeng
dc.title.alternativeProposal for improvement in the picking process: case study in a pharmaceutical distribution center in the city of Manaus/AMeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8175-3212eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4913-8727eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7576-7068eng
dc.contributor.referee3orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6270-8491eng
dc.subject.userArmazémpor
dc.subject.userProcesso de pickingpor
dc.subject.userDistribuição farmacêuticapor
dc.subject.userMapeamento do fluxo de valorpor
dc.subject.userLean manufacturingeng
dc.subject.userWarehouseeng
dc.subject.userPicking processeng
dc.subject.userPharmaceutical distributioneng
dc.subject.userValue stream mappingeng
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_MarcoRoberto_PPGEP.pdf1.51 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.