???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9850
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A promoção de resiliência nas narrativas de estudantes universitários integrantes do Coral “Canta Junto”
???metadata.dc.creator???: Gussi Junior, Gilberto Luis 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Resende, Gisele Cristina
???metadata.dc.contributor.referee1???: Sampaio, Cláudia Regina Brandão
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rotondano, Érica Vidal
???metadata.dc.description.resumo???: O ingresso no Ensino Superior pode ser marcado por dificuldades, como a rotina acadêmica, novos desafios, podendo desencadear estresse, ansiedade ou depressa o, como também, pode representar um período positivo e importante para o crescimento acadêmico e pessoal. Isto e , para cada indivíduo, esse ambiente pode conter fatores de risco e de proteção que se movimentam dinamicamente nas vivências acadêmicas. Por essa razão, criar alternativas para minimizar os estressores do ambiente acadêmico, potencializar a criatividade e relacionamentos saudáveis pode promover resiliência. Dentro desse contexto e, considerando a relevância científica e social da compreensão do ambiente acadêmico para minimizar seus estressores visando a promoção de resiliência, salienta-se a importância de novos estudos que investiguem os efeitos de ferramentas alternativas, especialmente aquelas que envolvem a arte como recurso para o enfrentamento de riscos e desafios. Neste cena rio e que esta pesquisa se insere, objetivando entender a promoção de resiliência nas narrativas de participantes do Coral “Canta Junto”, Projeto de Extensa o da Faculdade de Psicologia (FAPSI) da UFAM. Através de um delineamento de pesquisa qualitativo, foram realizadas duas entrevistas com dois estudantes de graduação da UFAM e participantes do Coral, a primeira entrevista foi narrativa aberta e a segunda entrevista foi mediada por objeto. A Analise Temática das entrevistas foi realizada para entender a influencia do Coral na promoção da resiliência, segundo a percepção dos entrevistados. As narrativas destacaram a importância da resiliência na graduação e o papel do Coral como um espaço de expressa o e conexa o que auxiliou no enfrentamento de oscilações de humor e situações estressantes, contribuindo para o bem-estar emocional. A atuação da Profa. Cláudia Sampaio (maestra do Coral), foi caracterizada como tutora de resiliência, ela foi amplamente destacada e fundamental para o engajamento e crescimento emocional dos participantes. As entrevistas mediadas por objetos destacaram objetos, como a camiseta e fotos do Coral, símbolos de identidade, união, pertencimento e impulsionadores de inclusa o social. Por essas razoes, a resiliência na graduação esta intrinsecamente relacionada a busca por atividades que proporcionem suporte emocional, como a participação em grupos artísticos ou, de forma geral, pela arte, como e o caso do Coral “Canta Junto”, mostrando através dessa pesquisa o seu importante papel como promotor de resiliência no ambiente académico da UFAM.
Abstract: The transition to higher education can be marked by difficulties such as academic routines and new challenges, which can trigger stress, anxiety, or depression. However, it can also represent a positive and important period for academic and personal growth. For each individual, this environment may contain risk and protective factors that dynamically influence academic experiences. For this reason, creating alternatives to minimize academic stressors, enhance creativity, and foster healthy relationships can promote resilience. Within this context, considering the scientific and social relevance of understanding the academic environment to minimize stressors and promote resilience, it is crucial to emphasize the importance of new studies investigating the effects of alternative tools, especially those involving art as a resource for coping with risks and challenges. In this scenario, this research aims to understand the promotion of resilience in the narratives of participants in the "Canta Junto" Choir, an Extension Project of the Faculty of Psychology (FAPSI) at UFAM. Through a qualitative research design, two interviews were conducted with two undergraduate students from UFAM who are participants in the Choir. The first interview was an open narrative, and the second interview was mediated by an object. Thematic Analysis of the interviews was carried out to understand the influence of the Choir in promoting resilience, according to the participants' perception. The narratives highlighted the importance of resilience in undergraduate studies and the role of the Choir as a space for expression and connection that helped in coping with mood swings and stressful situations, contributing to emotional well-being. The role of Professor Cla udia Sampaio (Choir conductor) was characterized as a resilience mentor, and she was widely recognized as instrumental in the participants' engagement and emotional growth. The object-mediated interviews emphasized objects such as the Choir's T-shirt and photos, which symbolize identity, unity, belonging, and drivers of social inclusion. For these reasons, resilience in undergraduate studies is intrinsically related to the search for activities that provide emotional support, such as participation in artistic groups or, in general, through art, as is the case of the "Canta Junto" Choir, demonstrating through this research its important role as a promoter of resilience in the academic environment of UFAM.
Keywords: Música nas universidades e faculdades - Amazonas
Canto coral
Extensão universitária - Amazonas
Estudantes universitários - Saúde e higiene
Resiliência (Traço da personalidade)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
???metadata.dc.subject.user???: Resiliência
Universidade
Coral
Arte
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: GUSSI JUNIOR, Gilberto Luis. A promoção de resiliência nas narrativas de estudantes universitários integrantes do Coral “Canta Junto”. 2023. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9850
Issue Date: 24-Jul-2023
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_GilbertoGussiJunior_PPGPSI.pdf878.52 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.