???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9854
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Bruna Karolina Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2395466019836495eng
dc.contributor.advisor1Bandeira, Grace dos Anjos Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5838598218715514eng
dc.contributor.referee1Jesus, Carlos Renato Rosário de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0790502180741262eng
dc.contributor.referee2Pinto, António Guimarães da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9121224381653814eng
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationSOUSA, Bruna Karolina Alves. A Elegia Epistolar como recurso discursivo na obra Heroides, de Ovídio. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9854-
dc.description.resumoOvídio, escritor do período imperial romano, é autor da obra Heroides (20 - 16 a.C.) onde encontram-se várias epístolas escritas por personagens da mitologia. A obra é escrita utilizando como recurso métrico o chamado metro elegíaco (dísticos: hexametro datílico e pentâmetros) aliado à estrutura do gênero Epistolar. Tradicionalmente, a poesia elegíaca romana comporta o uso da primeira pessoa e seu eu-lírico é masculino, todavia, em Heroides, Ovídio modifica esse sistema e concede voz ao feminino. Quem assina as epístolas são majoritariamente personagens femininas. Considerando esses aspectos da obra ovidiana, esta pesquisa propõe-se a analisar a combinação dos dois gêneros literários, a Elegia e o Epistolar, como recurso discursivo utilizado pelas heroínas, presentes em Heroides. Para tanto, refletiremos acerca da construção da narrativa ovidiana a fim de compreender o mecanismo de escritura escolhido pelo poeta para dar voz ao feminino, trazendo discussões acerca dos elementos narrativos que revelam as vozes presentes na obra – autor, heroínas, leitor – tomando como base noções dispostas por Barthes (2004), Foucault (2006), Jauss (1969) e Vasconcellos (2016). Após estabelecer os lugares do autor, das heroínas e do leitor, qualificaremos a Elegia e o Epistolar, apontando-os como espaço de manifestação feminina em Heroides, pois é por meio da estrutura dos dois gêneros literários que percebemos a presença das vozes das heroínas. É graças à combinação dos gêneros que as personagens podem apresentar suas histórias repletas de desejo, amor e abandono. Por fim, observaremos que alguns comportamentos adotados pelas heroínas se encontram ligados às relações que se dão entre os gêneros feminino e masculino, ou melhor, entre as heroínas e os heróis. Pensando nisso, refletiremos sobre o feminino nas ambiências sociais, históricas e culturais a fim de identificar, por meio dos discursos femininos, as possíveis relações entre o mundo mitológico e a sociedade imperial à luz dos Estudos de Gêneros, segundo Scott (2019).eng
dc.description.abstractOvid, a writer of the Roman imperial period, is the author of “Heroides” (20-16 B.C.), which contains various epistles written by mythological characters. The work employs the elegiac meter (dactylic hexameter and pentameter) along with the Epistolary genre structure. In contrast to traditional Roman elegiac poetry with a male first-person perspective, Ovid, in “Heroides,” gives voice to female characters who predominantly sign the epistles. This study aims to analyze the combination of the two literary genres, Elegy and Epistle, as discursive devices used by heroines in “Heroides.” Reflecting on Ovid’s narrative construction, we seek to understand the writing mechanism chosen by the poet to amplify the feminine voice, exploring narrative elements that reveal the voices in the work – author, heroines, reader – drawing on concepts by Barthes (2004), Foucault (2006), Jauss (1969), and Vasconcellos (2016). After establishing the roles of the author, heroines, and reader, we qualify Elegy and Epistle as spaces of feminine manifestation in “Heroides,” as it is through the structure of these genres that we perceive the voices of the heroines. The combination of genres allows the characters to present their stories filled with desire, love, and abandonment. Lastly, we observe that some behaviors adopted by the heroines are linked to the relationships between the female and male genders, exploring the feminine in social, historical, and cultural contexts to identify possible connections between the mythological world and the imperial society through Gender Studies, following Scott (2019).eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/71136/DISS_BrunaSousa_PPGL.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectOvidio, 43 A.C.-17 D.C. - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectLiteratura clássicapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: LINGUAS CLASSICASeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: LITERATURAS CLASSICASeng
dc.titleA Elegia Epistolar como recurso discursivo na obra Heroides, de Ovídioeng
dc.title.alternativeThe Elegy and the Epistolary as a discursive resource in Ovid´s Heroides.eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userElegiaeng
dc.subject.userEpistolarpor
dc.subject.userGêneropor
dc.subject.userHeroidespor
dc.subject.userHeroínaspor
dc.subject.userElegyeng
dc.subject.userEpistolaryeng
dc.subject.userGendereng
dc.subject.userHeroideseng
dc.subject.userHeroineseng
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_BrunaSousa_PPGL.pdf1.02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.