???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9891
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Storytelling como estratégia de ensino – aprendizagem da química pelo enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade
???metadata.dc.creator???: Mamedes, Henny Pabline Nunes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Katiuscia dos Santos de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Antunes, Ettore Paredes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Mesquita, Denny William de Oliveira
???metadata.dc.description.resumo???: A dificuldade em aprender Química é muito frequente entre discentes devido à complexidade da disciplina e às técnicas didáticas tradicionalmente utilizadas. Com o intuito de mitigar esses problemas, propomos uma estratégia de ensino, chamada storytelling (contação de histórias), para tornar a aula mais interessante e acessível. Considerando que o aumento do consumo de tecnologia tende a levar o mundo a ser cada vez mais dependente da ciência e tecnologia, essa dependência tem sido questionada e os resultados de todo esse desenvolvimento científico não podem ser absorvidos sem um questionamento das consequências para a sociedade e principalmente dos impactos ambientais causados pela falta de senso crítico da população. Dessa forma, o ensino de química de maneira contextualizada têm se mostrado uma forte alternativa para ensinar a ciência e desenvolver o senso crítico nos cidadãos, preocupado com implicações sociais, políticas e ambientais. Com isso, a presente pesquisa surgiu da necessidade de contextualizar a realidade dos alunos com os conhecimentos químicos e teve como objetivo avaliar a utilização da storytelling (contação de histórias), com o intuito de tornar a aula mais interessante, com a criação de storytteling, a partir da temática “garimpo” sob o enfoque da Ciência, Tecnológia e Sociedade (CTS). A metodologia se baseou na abordagem qualitativa e pesquisa participante, tendo como instrumentos de coleta de dados questionários, observações, debates e produção textual, analisados de maneira descritiva, interpretativa e pela análise de conteúdo. A temática escolhida foi em função da sua importância social e o conteúdo químico relacionado com a ementa do bimestre/série correspondente a realidade dos alunos. Como principais resultados observou-se que inicialmente mesmo a temática sendo popular na mídia, os alunos tinham um conhecimento raso, que foi evoluindo argumentativamente à medida que as atividades transcorreram, e que a storytelling se mostrou uma estratégia de ensino com potencial para abordagens atitudinais, entretanto, necessita de mais tempo e enfoque relacional da temática para que os conceitos sejam mais bem trabalhados.
Abstract: The difficulty in learning Chemistry is very common among students due to the complexity of the subject and the traditionally used teaching techniques. In order to mitigate these problems, we propose a teaching strategy called storytelling to make the class more interesting and accessible. Considering that the increasing consumption of technology tends to make the world more and more dependent on science and technology, this dependence has been questioned, and the results of all this scientific development cannot be absorbed without questioning the consequences for society, especially the environmental impacts caused by the lack of critical thinking among the population. The methodology was based on a qualitative approach and participatory research, using questionnaires, observations, debates, and textual production as data collection instruments, analyzed descriptively, interpretatively, and through content analysis. The chosen theme was selected based on its social importance, and the chemical content was related to the curriculum of the corresponding term/grade level of the students. The main results showed that initially, even though the theme was popular in the media, students had shallow knowledge, which evolved argumentatively as the activities progressed. Storytelling proved to be a teaching strategy with the potential for attitudinal approaches; however, it requires more time and a relational focus on the theme for the concepts to be better addressed.
Keywords: Arte de contar histórias
Química - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Storytelling
Ensino-aprendizagem
Ensino de Química
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Química
Citation: MAMEDES, Henny Pabline Nunes. Storytelling como estratégia de ensino – aprendizagem da química pelo enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9891
Issue Date: 28-Sep-2023
Appears in Collections:Mestrado em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_HennyMamedes_PPGQ.pdf2.4 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.