???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9913
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O impacto da utilização de diferentes estratégias de intervenção verbal de treinadores sobre o comportamento tático de jovens jogadores de futebol
Other Titles: The impact of different strategies of verbal intervention of coaches on the tactical behavior of young soccer players
???metadata.dc.creator???: Viana, Ronélia Oliveira Melo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Machado, João Cláudio Braga Pereira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Scaglia, Alcides José
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, João Otacílio Libardoni dos
???metadata.dc.description.resumo???: O treinador de futebol enfrenta muitos desafios no processo de formação de jovens futebolistas. Dessa forma, estudos tem buscado compreender a atuação deste profissional em contextos de treino e de competição. Porém, ainda são escassos estudos que destaquem quais são os efeitos gerados por intervenções de treinadores durante a competição sobre o comportamento tático de jovens futebolistas. Logo, o objetivo da presente dissertação é investigar o impacto da utilização de diferentes estratégias verbais dos treinadores de futebol sobre o comportamento tático de jovens jogadores em contexto de competição. Para atingir o objetivo proposto, a dissertação foi elaborada no modelo alternativo e dividido em dois estudos experimentais. O primeiro estudo se propôs a analisar os comportamentos verbais utilizados por treinadores durante uma competição Estadual da categoria Sub-11 de futebol. Os resultados apontaram que o silêncio foi o comportamento mais utilizado por treinadores durante os diferentes momentos em que a bola estava em jogo. Em contrapartida, a instrução foi o comportamento mais utilizado em momentos fora do jogo, como tempo técnico e intervalo do jogo. Além disso, houve momentos em que os treinadores diversificaram o direcionamento dos seus comportamentos verbais. Por sua vez, o segundo estudo se dedicou a investigar a influência do comportamento do treinador sobre o comportamento tático de jogadores de futebol em jogos de competição. Nesse estudo, foi possível compreender que as intervenções verbais dos treinadores, durante o tempo técnico e intervalo dos jogos, impacta no comportamento tático da equipe. No entanto, torna-se importante compreender que, dependendo da forma como os treinadores fornecem suas instruções, comportamentos táticos indesejados também podem emergir. Portanto, o treinador pode impactar diretamente no comportamento tático de jovens futebolistas em jogos de competição e torna-se necessário que este compreenda como melhor dirigir as informações aos seus jogadores, na tentativa de potencializar o comportamento tático e o desempenho dos seus jogadores.
Abstract: The soccer coach faces many challenges in the process of training young players. Thus, studies have sought to understand the coach’s behavior in training and competition contexts. However, few studies still highlight the effects generated by interventions from coaches during a competition on the tactical behavior of young soccer players. Therefore, the objective of this dissertation is to investigate the impact of using different verbal strategies by soccer coaches on the tactical behavior of young players in a competition context. The dissertation was elaborated using an alternative model and divided into two experimental studies to achieve the proposed objective. The first study was conducted to analyze the verbal behaviors used by coaches during a state competition in the Sub-11 age-category. The results showed that silence was the most commonly observed behavior exhibited by coaches during various moments when the ball was in play. On the other hand, instruction was the most frequently observed behavior during moments outside of the game, such as technical time-out and game break. In addition, there were times when coaches diversified the targets of their verbal behaviors. The second study was conducted to investigate the influence of the coach's behavior on the tactical behavior of soccer players during competitive games. In this study, it was possible to understand that the verbal interventions of the coaches during technical time and game break, impact on the team's tactical behavior. However, it is important to understand that mandatory tactical behaviors can also emerge depending on how coaches provide their instructions. Therefore, the coach can directly influence the tactical behavior of young footballers in competitive games and it becomes necessary for him or she to understand how to effectively communicate information to his or her players in order to improve their tactical behavior and performance.
Keywords: Treinadores de futebol
Jogadores de futebol
Avaliação do comportamento
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
???metadata.dc.subject.user???: Pedagogia do Esporte
Treinadores
Intervenção verbal
Comportamento tático
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano
Citation: VIANA, Ronélia Oliveira Melo. O impacto da utilização de diferentes estratégias de intervenção verbal de treinadores sobre o comportamento tático de jovens jogadores de futebol. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9913
Issue Date: 25-Aug-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Movimento Humano

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_RoneliaViana_PPGCiMH.pdf1.8 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.