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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise das práticas pedagógicas de educação integral no Centro Municipal De Educação Infantil Hermann Gmeiner em Manaus-Amazonas
???metadata.dc.creator???: Matias, Lucianny Thaís Freire 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Franco, Zilda Gláucia Elias
???metadata.dc.contributor.referee1???: Neri, Juliana Fonseca de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Angela Maria Gonçalves de
???metadata.dc.description.resumo???: Os documentos orientadores da Educação Infantil enfatizam a importância das práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo as dimensões física, emocional, social e cognitiva. Isso leva à concepção da Educação Integral, que busca valorizar todas as dimensões do sujeito no processo educativo, não se restringindo apenas à dimensão cognitiva. Com o intuito de compreender o cotidiano de uma instituição que estava nos espaços das Aldeias Infantis SOS Manaus no ano de 2019, surgiu a seguinte problemática: Como as práticas pedagógicas estavam presentes nos planejamentos e quais os fatores que influenciaram este fazer pedagógico? Dessa forma, buscou-se analisar as práticas pedagógicas realizadas em 2019, no CMEI Hermann Gmeiner, a partir da concepção de Educação Integral por meio dos planejamentos e relatos das educadoras. A investigação foi baseada em produções da área e em documentos legais, advindos do âmbito nacional e municipal, de forma que os caminhos metodológicos tiveram abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, empregando questionário, análise documental e entrevistas semiestruturadas para compreender as práticas pedagógicas das educadoras. Neste contexto, identificamos a partir das análises que a formação inicial e, principalmente, a formação in loco abrem novos caminhos para vivências significativas nas instituições de infância. Essas práticas emergem da singularidade e das necessidades específicas da comunidade escolar em questão, articulada com o coletivo CEFA. Outro ponto abordado refere-se aos planejamentos, que eram elaborados de forma coletiva. O tempo destinado a essas ações não era suficiente para abarcar a complexidade do cotidiano da Educação Infantil. Apesar desse desafio temporal, as práticas pedagógicas propostas no planejamento buscavam desenvolver habilidades relacionadas às dimensões físicas, cognitivas, sociais e emocionais das crianças, alinhando-se diretamente à concepção de Educação Integral. Dessa forma, é possível identificar que a Educação Infantil estava intrinsecamente ligada à Educação Integral no CMEI Hermann Gmeiner. Assim, evidenciam-se caminhos viáveis para proporcionar uma educação pública, gratuita e de qualidade para as crianças.
Abstract: Early Childhood Education guiding documents emphasize the importance of pedagogical practices that promote the integral development of children, covering the physical, emotional, social and cognitive dimensions. This leads to the conception of Integral Education, which seeks to value all dimensions of the subject in the educational process, not restricted to just the cognitive dimension. In order to understand the daily life of an institution that was in the spaces of the SOS Manaus Children's Villages in 2019, the following problem arose: How were pedagogical practices present in the planning and what factors influence this pedagogical practice? In this way, we sought to analyze the pedagogical practices carried out in 2019, at CMEI Hermann Gmeiner, based on the concept of Integral Education through the educators' plans and reports. The investigation was based on productions in the area and legal documents, coming from the national and municipal scope, so that the methodological paths had a qualitative approach of the case study type, using a questionnaire, document analysis and semi-structured interviews to understand the pedagogical practices of educators. In this context, we identified from the analyzes that initial training and, mainly, on-site training open new paths for meaningful experiences in childhood institutions. These practices emerge from the singularity and specific needs of the school community in question, articulated with the CEFA collective. Another point addressed refers to plans, which were drawn up collectively. The time allocated to these actions was not enough to cover the complexity of the daily life of Early Childhood Education. Despite this temporal challenge, the pedagogical practices proposed in the planning sought to develop skills related to the physical, cognitive, social and emotional dimensions of children, directly aligning with the concept of Integral Education. In this way, it is possible to identify that Early Childhood Education is intrinsically linked to Comprehensive Education at CMEI Hermann Gmeiner. Thus, viable ways to provide free, quality public education for children are evident.
Keywords: Educação infantil - Finalidades e objetivos
Educação infantil - Programas de atividades
Educação integral - Programas de atividades
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Formação Humana
Planejamento Pedagógico
Educação Infantil
Educação Integral
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: MATIAS, Lucianny Thaís Freire. Análise das práticas pedagógicas de educação integral no Centro Municipal De Educação Infantil Hermann Gmeiner em Manaus-Amazonas. 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9968
Issue Date: 19-Jan-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

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