???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2954
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Anotação semântica de objetos de aprendizagem funcionais
Other Titles: Annotation semantics objects of functional learning
???metadata.dc.creator???: Gomes, Sionise Rocha 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Castro Júnior, Alberto Nogueira de
???metadata.dc.description.resumo???: Recursos de mídia podem ser usados e/ou reutilizados como materiais de apoio ao educador no processo de ensino e aprendizagem. Alguns desses materiais são inertes , como por exemplo, imagens, textos e vídeos, outros possibilitam interação entre entidades, sejam elas digitais ou não, como simulações, jogos e outras aplicações. Os recursos do segundo tipo são denominados Objetos de Aprendizagem Funcionais (OAFs). Para que possam ser reutilizados, OAFs precisam ser descritos em metadados, os quais representam tanto os aspectos técnicos do objeto, quanto os pedagógicos. Entretanto, os atuais metadados apresentam-se limitados na descrição de OAFs, principalmente no compartilhamento de experiência docente em relação ao uso do objeto. Essa limitação ocorre pela ausência de elementos e pela ambiguidade no vocabulário utilizado para anotação, dificultando a realização de buscas contextualizadas, e que profissionais do mesmo domínio estabeleçam uma troca comum de informações. Nesse contexto, este trabalho apresenta um metadado que possibilita a descrição de OAFs, enfatizando diferentes experiências de uso por meio da integração de diferentes ontologias de domínio.
Abstract: Media resources can be used and reused for supporting teaching and learning processes. Some of these resources are non-interactive like images, texts, videos and others enable interaction among entities, digital or not, as simulations, games and other applications. The latter are considered Functional Learning Objects (FLOs). To be reused, FLOs must be described in metadata representing both the technical and the educational aspects of the object. However, current metadata are limited in describing FLOs, especially with respect to share teaching experience in the use of the object. This limitation is caused by absence of elements and ambiguity in the vocabulary used for annotation, making it difficult to carry out context-oriented searches, and for professionals from the same domain to establish information exchange. In this context, this paper presents a metadata for description of FLOs, emphasizing different user experiences through integration of different domain ontologies.
Keywords: Objeto de Aprendizagem Funcional
Metadados
Anotação Semântica
Ontologias
Functional Learning Object
Metadata
Semantic Annotation
Ontologies
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Computação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Informática
Citation: GOMES, Sionise Rocha. Anotação semântica de objetos de aprendizagem funcionais. 2010. 144 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2954
Issue Date: 26-Aug-2010
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO Sionise Rocha Gomes.pdf2.57 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.