???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3166
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Letramento, surdez e identidade
???metadata.dc.creator???: Santos, Mariana Moraes dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nascimento, Aristonildo Chagas Araújo
???metadata.dc.description.resumo???: Diante do avanço tecnológico e das inúmeras mudanças sociais, políticas e econômicas da nossa sociedade, nas últimas décadas a leitura e a escrita assumem um papel importante para estabelecer relações, para o tr abalho, para a conquista de espaços e para uma participação social efetiva, pois somos constantemente desafiados a usar a leitura e a escrita no nosso cotidiano. Diante da na nossa sociedade volátil e excludente que exige um grau de letramento progressivo, o surdo e outras minorias encontram-se excluídas, portanto a pesquisa Letramento, surdez e identidade , considera que vivemos em uma sociedade letrada, e que o sujeito surdo em conseqüência das representações construídas sobre a surdez, como doença, sofre em conseqüência dos estigmas e conceitos criados. A Educação dos surdos está marcada pela ideologia da normalização, modelo no qual a escola emprega seus esforços em tornar o surdo normal, priorizando a fala um modelo clínico terapêutico, valorizando a l íngua oral da comunidade majoritária em detrimento da língua de sinais, língua natural da pessoa surda. O letramento pautado no respeito lingüístico, gera na comunidade surda a oportunidade de fortalecer sua identidade, escrever sua história, reivindicar s eus direitos, participar da sociedade de forma ativa. Entendemos que o letramento escolar pautado no respeito lingüístico é fundamental para o surdo, pois através dele o surdo se apropriará de conhecimentos socialmente construídos, possibilitando a superaç ão dos vários entraves que o surdo usuário da LIBRAS (língua brasileira de sinais), enfrenta no seu processo de escolarização, possibilitando aos mesmos, acesso ao meio acadêmico e ao trabalho.
Keywords: Educação especial
Letramento
Surdez
Identidade
Special education
Letramento
Deafness
Identity
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SANTOS, Mariana Moraes dos. Letramento, surdez e identidade. 2006. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3166
Issue Date: 19-Sep-2006
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariana Moraes dos Santos.pdf415.27 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.