???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3195
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A cartografia de um caso e as multiplicidades do território frente aos desafios do contexto amazônico. o curso de licenciatura em biologia a distância
???metadata.dc.creator???: Gomes, Jucimara Canto 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
???metadata.dc.description.resumo???: A dissertação aqui apresentada investiga a utilização dos mediadores tecnológicos do curso de Licenciatura em Biologia na modalidade a distância no contexto Amazônico e suas implicações no processo de formação dos professores/cursistas. A pesquisa, assim, buscou traçar a cartografia de um caso frente aos desafios Amazônicos tendo como lócus a realidade do exercício profissional dos professores/cursistas e os requerimentos de formação como problemática para a investigação: frente aos desafios desse contexto, estaria a oferta dessa modalidade e seus mediadores tecnológicos congruentes com uma educação comprometida com qualidade técnica e social? O estudo foi desenvolvido dentro de uma concepção que busca, nas múltiplas dimensões que atravessam o objeto investigado, a compreensão do todo, concebendo este, em uma rede interligada e aberta. Para tanto, têm-se, na Teoria Ator-Rede (TAR) e nas proposições de Bruno Latour (2000), as base para a compreensão das relações que envolvem os atores (actantes) desse processo, além dos estudos de Pierre Lèvy (1993) como pressupostos para o conhecimento dos mediadores tecnológicos em questão. O caminho metodológico foi construído congregando princípios inteiramente voltados para uma experimentação ancorada no real, desse modo, lançou-se mão dentro de uma pesquisa com características predominantemente qualitativas, do princípio da cartografia como metáfora para o percurso trilhado, baseando-se na concepção de rizoma de Deleuze e Guattari (1995). Para coleta e análise dos dados, teve-se como base teórico-metodológica o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), metodologia desenvolvida por Fernando Lefèvre e Ana Maria Cavalcanti Lefèvre (2005). A dissertação está estruturada em três capítulos, o Território Temático que aborda o campo de investigação, Traçados que se Entrecruzam que, além de apresentar os fundamentos que embasam a pesquisa e seu objeto, apresenta os registros e análises dos dados e Algumas Pistas que traz as considerações temporárias acerca dos resultados apresentados. Como resultado, o estudo evidencia as limitações de acesso aos mediadores tecnológicos e seu uso pelos professores/cursistas que atuavam na zona rural como reflexo da desconsideração do contexto dos participantes na execução do projeto, reduzindo, com isso, o papel dos mediadores tecnológicos a meros intermediários comprometendo a qualidade da formação ofertada em vários aspectos. O estudo revela, ainda, o surgimento dos mais diferentes elementos (híbridos) como resultado dos entrelaçamentos na busca de superação frente às dificuldades.
Keywords: Mediadores Tecnológicos
Formação de Professores
Contexto Amazônico
Measuring Technology
Teacher Training
Amazon context
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: GOMES, Jucimara Canto. A cartografia de um caso e as multiplicidades do território frente aos desafios do contexto amazônico. o curso de licenciatura em biologia a distância. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3195
Issue Date: 26-Nov-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jucimara Canto.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.