???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3197
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A influência educativa nos processos de construção da identidade de gerontobailarinas da universidade da 3ª idade adulta PIFPS-U3IA-FEF-UFAMT
???metadata.dc.creator???: Mota, Nazaré Marques 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barbosa, Rita Maria dos Santos Puga
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo teve como objetivo geral estudar a influência educativa nos processos de construção da identidade de Gerontobailarinas do Gerontocoreographic Fame do PIFPS -U3IA da Universidade Federal do Amazonas. Específicos: Descrever a real influência da dança gerontológica nos processos de construção da identidade de gerontobailarinas na meia idade e idosas, engajadas há dez anos no grupo de dança Gerontocoreographic Fame do PIFPS -U3IA (Programa Idoso Feliz Participa Sempre Universidade na 3ª. Idade Adulta) da UFAM; Identificar a influência educativa dos ensaios e das apresentações na construção da identidade de gerontobailarina há dez anos do Gerontocoreographic Fame da UFAM. Foi uma pesquisa de campo, exp-post-facto, pelas condições únicas, um estudo de caso, com análise de conteúdo seguindo a metodologia de Bardin (1991), composta de 3 entrevistas. A primeira entrevista abordou sobre os ensaios, a segunda sobre as apresentações e a terceira sobre ser gerontobailarina, outra fase abrangeu uma questão para um familiar de cada sujeito e mais uma questão direcionada a 6 assistentes das apresentações. Os sujeitos foram 6 gerontobailarinas componentes do grupo de dança Gerontocoreographic Fame com 10 anos de permanência nesta atividade, desde sua fundação em 1997 a 2007, 6 familiares e 6 assistentes. As gerontobailarinas estão assim distribuídas: duas entre 50 a 60 anos, duas de 60 a 70 anos e duas maiores de 70 anos. Resultados: Os ensaios forma considerados fundamentais para o aprendizado de novas coreografias que são complexas e depois são memorizadas; As apresentações dão nervoso, mas também realização e felicidade; O público fica admirado, entusiasmado e espantado com as idosas; Na situação de grupo nos ensaios e apresentaçõ es há um grande senso de colaboração, segurança e responsabilidade; Atinente ao ser bailarina, há motivação no desafio, na oportunidade; O sentido de permanência reside no gosto pela dança, de ter se tornado uma artista e até como válvula de escape, o sent ido da vida; Nenhuma das pesquisadas havia pensado em ser bailarina durante sua existência; Ser bailarina nesta fase da vida é um sonho, um orgulho, um compromisso de ser artista; A condução da professora é altamente favorável no plano pedagógico e atinge os domínios afetivo, cognitivo e psicomotor; O grupo tem influenciado a vida de cada uma das pesquisadas em Viver unida, Melhorar auto estima, popularidade, desembaraço, aprender a lidar com as pessoas, desenvergonhar, sair mais de casa, aprender a dançar usar roupas diferentes do que usava, mostrar mais o corpo. De tudo isto concluímos que há marcantes influências educativas nos processos de Construção da Identidade de Gerontobailarinas da Universidade na 3ª Idade Adulta PIFPS-U3IA-FEF-UFAM.
Keywords: Educação Física Gerontológica
Dança Gerontológica
Education
Physical Education
Gerontológicas Dance
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: MOTA, Nazaré Marques. A influência educativa nos processos de construção da identidade de gerontobailarinas da universidade da 3ª idade adulta PIFPS-U3IA-FEF-UFAMT. 2008. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3197
Issue Date: 15-Dec-2008
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO FINAL NAZARE MOTA.pdf624.75 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.