???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3217
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço
???metadata.dc.creator???: Ricardo, Helenice Aparecida 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nogueira, Amélia Regina Batista
???metadata.dc.description.resumo???: O propósito desta dissertação é apresentar uma discussão epistemológica acerca da representação do espaço no ensino de Geografia. As abordagens espaciais pretendidas pelas vertentes críticas dos Movimentos de Renovação da Geografia resgatam o entendimento de que as representações do espaço devem incluir a experiência e o conhecimento oriundos do saber que a vivência do espaço nos oferece e representam a recuperação do compromisso social na Geografia. Só poderemos transformar mundos através do desenvolvimento da consciência crítica, se, democraticamente, dermos voz a todos, uma vez que todos nós temos algo a acrescentar aos saberes sobre o espaço. Acreditamos que uma melhor compreensão da realidade depende da conscientização acerca da nossa prática pedagógica, portanto, responsabilizando-nos por nossas ações educativas, poderemos concretizar o ideal defendido pela Geografia Contemporânea, de compreensão ampla da realidade da qual participamos
Abstract: The purpose of this dissertation is to present an epistemological discussion about the representation of the space in Geography teaching. The space approaches intended by the critic groups of the Geography Innovative Movements (Movimentos de Renovação da Geografia) bring back the understanding that the space representations should include the expertise and know-how originated from the knowledge that space experience offers us and that represent the rescue of the Geography social commitment. We will only be able to change the worlds through the development of critical conscience, if, we democratically, give all voice, once each of us have something to add to the knowledge about the space. We believe that better comprehension of reality depends on the consciousness over our pedagogic practice, thus, being responsible for our educational actions, we´ll be able to make true the ideal defended by the Contemporary Geography, which is the wide comprehension of the reality.
Keywords: Mapas
Geografia
Abordagens do Ensino
Representação do Espaço
Maps
Geography
Teaching approach
Space representation
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: RICARDO, Helenice Aparecida. Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço. 2006. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3217
Issue Date: 25-Sep-2006
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Helenice Ricardo.pdf3.66 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.