???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4128
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As narrativas míticas no contexto escolar: análise da produção textual de uma turma de aprendentes do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Manaus.
???metadata.dc.creator???: Gomes, Marlene 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lima, Antonia Silva de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Chagas, Lilane Maria de Moura
???metadata.dc.contributor.referee2???: Albuquerque, Gabriel Arcanjo
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição das narrativas míticas regionais no processo de produção textual escrita, de uma turma de aprendentes de sétimo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Manaus, bem como identificar, nos textos produzidos nesse processo, traços expressivos da cultura amazônica assimilados da tradição oral. A pesquisa percorreu uma análise comparativa das produções escritas, em número de três, verificando a progressiva desenvoltura dos aprendentes quanto à narrativa escrita da Lenda da Mandioca, a partir de versões colhidas da oralidade e relatadas à turma pelos próprios aprendentes, e da versão de José Coutinho de Oliveira, apresentada como possível modelo. A análise das seqüências encontradas nos textos revelou a eficácia das narrativas míticas, enquanto recurso metodológico, para a orientação de produção de textos escritos no contexto escolar. Isso foi percebido por meio da criatividade com que os aprendentes se expressam, acrescentando elementos novos às seqüências narrativas da lenda, dos recursos utilizados na caracterização das personagens, e, do emprego de uma linguagem na qual se pode verificar a projeção da sua realidade sociocultural.
Abstract: This research has as its objective to analyze the contribution of regional mythic in the process of written textual production, from a group of seven grade learners of a public school in Manaus. Its other intention is to identify in the produced texts in this process expressive traces of Amazonian culture assimilated by oral tradition. The research ran three comparative analyses of written productions verifying the progressive evolvement as to the written narrative of The Manioc Legend; of versions collected from oral counts and told to the group by the learners themselves up to the one by Jose Coutinho Oliveira, presented as a possible model. The analyses of sequences found in the texts revealed the efficacy of mythic narratives as a method resource to orient the production of written texts in school setting. This was firstly noticed through creativity expression presented by the learners by adding new elements to the narrative sequences of the legend, as well as, the utilized resources in characterizing the layers; as a last element, it was the use of a language of which one could verify the projection of its socio-cultural reality.
Keywords: Educação
Tradição Oral
Narrativa Mítica
Produção Textual Escrita
Education
Oral Tradition
Mythic Narrative
Written Textual Production
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: GOMES, Marlene. As narrativas míticas no contexto escolar: análise da produção textual de uma turma de aprendentes do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Manaus. 2008, 203f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4128
Issue Date: 26-Nov-2008
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Marlene Gomes.pdfDissertação - Marlene Gomes.pdf28.32 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.