???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4204
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A dinâmica cultural de dez anos da prática de esportes gerontológicos por acadêmicos da 3ª Idade adulta da UFAM
???metadata.dc.creator???: Amaral, Sheila Moura do 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barbosa, Rita Maria dos Santos Puga
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lima, Antonia Silva de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Lucídio Rocha dos
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo objetivou investigar sobre o fenômeno da “Dinâmica cultural de 10 anos da prática dos esportes gerontológicos de acadêmicos da 3ª Idade Adulta – UFAM. De modo mais específico procurou demonstrar como os Esportes gerontológicos interferiram em aspectos da dinâmica cultural na vida destes acadêmicos, distinguindo sistematicamente a tendência cultural destes esportes para os pesquisados, e identificando através de familiares e professores, as bases sócio-culturais, em que transcorreu o processo dos esportes gerontológicos no cotidiano destes sujeitos. Com base nos objetivos, optamos por uma pesquisa de campo utilizando a abordagem qualitativa e quantitativa, através de um estudo de caso por ter abordado um grupo isolado. A amostra do estudo contou com 30 sujeitos: 12 acadêmicos da 3a idade adulta, da UFAM, denominados gerontoatletas com idade entre 57 e 76 anos, oito familiares destes sujeitos e 10 professores que atuam ou atuaram no Programa. A técnic a principal utilizada foi à análise de conteúdo de Bardin (2004). Para a coleta de dados com gerontes utilizamos um roteiro de entrevista semi -estruturada com cinco questões norteadoras. Já abordagem com os familiares e professores, o instrumento utilizado foram dois questionários distintos, ambos, com quatro perguntas de características abertas e fechadas. Para análise deste instrumento utilizamos a estatística descritiva. Os resultados apontaram para várias interferências dos esportes gerontológicos no cotidiano dos pesquisados, aparecendo como dinamizador dos aspectos sociais, culturais físicos e educacionais. Verificamos também que as bases sócio-culturais em que transcorreram os esportes, podem manifestar -se como competição, brincadeira ou lazer, representando também superação de limites. Os familiares (100%) afirmaram ser importante a participação dos idosos nos esportes, observando mudanças no convívio social, melhora na saúde e uma crescente constituição de laços de amizade. As professoras confirmaram (100%) Mudanças significativas no comportamento sócio -cultural dos idosos, e destacaram que o sentido dos jogos, para eles, é de competição e de realização pessoal. D iante dos resultados obtidos, evidenciamos que a Prática dos Esportes Gerontológicos por acadêmicos do Programa Idoso Feliz Participa Sempre da 3ª Idade Adulta da UFAM - (PIFPS-U3IA), influenciou diretamente para mudanças na dinâmica cultural da vida de uma parcela de idosos da cidade de Manaus, apontando claramente para os benefícios sociais e culturais que programas voltados para prática de esportes gerontológicos podem proporcionar as pessoas em fase de envelhecimento.
Abstract: practice of gerontological sports conducted by academics from the 3rd adulthood – UFAM”. And more specifically demonstrate how the sports interfered in aspects of cultural dynamics in the life of these academics, systematically broken the cultural tendency of these sports for identifying and searched through family and teachers, the socio-cultural foundations, which passed in the process of gerontological sports these subjects in everyday life. Based on the goals, we opted (chose) for a field research using the qualitative and quantitative approach, through a case study for having addressed a separate group. The sample of the study was attended by 30 subjects: 12 academicians of the 3 rd adulthood, the UFAM, called g erontoatletas aged between 57 and 76 years, 8 relatives of these subjects and 10 teachers who work or worked in the Program. The main technique used was the analysis of the contents Bardin (2004). For data collection with gerontes used a route of semi - structured interview with 5 guiding questions. Already approach with the family and teachers, the instrument used were two separate questionnaires, both with 4 questions characteristics of open and closed. For this analysis tool to use descriptive statistics. The results pointed to a number of gerontological sports interference in daily life of those surveyed, appearing as a promoter of social, cultural and physical education. We also noticed that the socio -cultural foundations on which passed the sports, can manifest itself as competition, play or leisure, representing overcoming limits. Relatives (100%) say it is important to involve the elderly in sports, noting changes in social interaction, improvement in health and a growing establishment of ties of friendship. The teachers confirmed (100%) significant changes in the socio - cultural behavior of the elderly, and stressed that the meaning of the games, for them, is competition and personal achievement. Results obtained, we show that the practice of Sports gerontological by scholars of the “Idoso Feliz Participa Sempre, 3 rd adulthood of UFAM – (PIFPS-U3IA)”, influenced directly to changes in the dynamics of the cultural life of a portion of Manaus city of elderly, clearly pointing to the benefits that social and cultural programs focused on gerontological practice of sports can provide people in the process of aging.
Keywords: Dinâmica Cultural
Esportes Gerontológicos
Educação
Dynamic Cultural
Gerontological Sports
Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: AMARAL, Sheila Moura do. A dinâmica cultural de dez anos da prática de esportes gerontológicos por acadêmicos da 3ª Idade adulta – UFAM. 2008. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4204
Issue Date: 30-Oct-2008
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Sheila Moura do Amaral.pdfDissertação - Sheila Moura do Amaral.pdf1.09 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.