???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4866
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise do perfil de leitor de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas do município de Humaitá- AM
???metadata.dc.creator???: Passos, Edimildo de Jesus Barroso 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento
First advisor-co: Mourão, Arminda Rachel Botelho
???metadata.dc.description.resumo???: O desenvolvimento da capacidade leitora é um indicador essencial para o exercício da cidadania e a inserção produtiva na sociedade. Diante dessa necessidade, procurou-se, com esta pesquisa, conhecer o perfil de leitor dos estudantes do ensino médio das escolas públicas de Humaitá – AM e o papel desempenhado pelas respectivas escolas acerca do incentivo e suporte à prática da leitura de modo a concatenar novos conhecimentos sistematizados sobre a temática. O âmbito educacional é um vasto campo para a realização de trabalhos no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos de pesquisa. Então, sendo a pesquisa uma das vertentes do trabalho docente, nada mais óbvio que o professor-educador debruçar-se sobre problemas a serem desvendados, analisados e levados ao conhecimento do público em geral. Tomando por base esse raciocínio, desenvolveu-se este estudo em nível de mestrado (em educação) com o objetivo supramencionado pautado pela linha 3 (Formação e Práxis do Educador frente aos Desafios Amazônicos) do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. A metodologia empregada ancora-se na perspectiva fenomenológica de cunho qualitativo. Os dados acerca do suporte à leitura, oferecido pelas escolas participantes da pesquisa,foram coletados através da aplicação de questionário aos funcionários responsáveis pelo funcionamento das bibliotecas (no caso da escola 4, o questionário foi respondido pela própria gestão após informações colhidas, segundo a gestora, junto à professora responsável pelo funcionamento da biblioteca). A estudantes do 3ºano do ensino médio, para coleta de dados acerca do perfil de leitor dos mesmos, foram distribuídos questionários com perguntasfechadas. As questões foram elaboradas minuciosamente de modo a atender aos objetivos da pesquisa. A aplicação do questionário aosfuncionários responsáveis pelo funcionamento das bibliotecas foi agendada de acordo com a disponibilidade de horário de cada um. E, aos estudantes, a aplicação foi em sala, durante o horário de aula previamente agendado com gestores e professores. Responderamà pesquisa 101 estudantes do sexo masculino e feminino, o que representa um total de 21% dos 479 estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio das cinco escolas públicas estaduais do município de Humaitá-AM, um gestore quatro funcionários responsáveis pelo funcionamento das respectivas escolas. Nesta pesquisa foram observados os procedimentos éticos e metodológicos vigentes de acordo com a literatura específica da área pesquisada. Os resultados revelaram, dentre outras informações, a existência de infraestrutura precária para leitura em algumas das escolas e que: (i) o perfil de leitura dos participantes é negativo em relação ao Brasil, que, segundo dados do IBGE, possui um perfil de leitor negativo em relação a alguns países da América do Sul, Europa e Estados Unidos; (ii) 75% aprendeu a ler na faixa etária de cinco a sete anosde idade; (iii) 69,3% leem frequentemente revistas; (iv) 95% dos participantes informaram que costumam ler livros por conta própria; (v) 36% informaram que leem um livro por ano (vi); 59,4% leem no máximo dois livros por ano e 3% leem mais de cinco livros por ano o que se aproxima dos dados oficiais que indica baixa média de leitura dos brasileiros em comparação com outros países; (vii) 42,6% dos participantes dedicam apenas duas horas de leitura por semana; (viii)13% dos participantes dedicam dez horas ou mais para leitura por semana e (ix) 57,4% consideram possuir rendimento escolar médio (5 a 7 pontos nas médias escolares) e 42,6% consideram possuir médias altas (8 a 10 pontos). Esses números refletem o perfil de leitor sobre o rendimento escolar; (x) 63,4% dos participantes responderam que não leem jornais impressos e obtêm informações por meio de livros, revistas, televisão, rádio e internet. Conclui-se, então, com o presente estudo, que o perfil de leitor dos estudantes do 3º ano do ensino médio, das escolas públicas do município de Humaitá – Amazonas é insatisfatório considerando-se índices de outros estados nacionais e do próprio país. Por outro lado, os conhecimentos aportados podem contribuir com a administração do sistema de ensino local no que se refere à proposição de políticas que possam apoiar a criação de programas e projetos específicos de incremento e melhoria das condições de leitura no ensino médio e, principalmente, no fundamental, uma vez que essa etapa do ensino, por ser a base, é de suma importância para a formação escolar do indivíduo.
Abstract: The development of reading capacity is a key indicator for the exercise of citizenship and productive role in society. Given this need, we tried to, with this research, know the reader profile of high school students from public schools in Humaitá - AM and the role played by the respective schools about the encouragement and support to the practice of reading in order to concatenate new systematized knowledge on the subject. The educational field is a vast field to carry out work with regard to the development of research projects. So, research is one of the aspects of teaching, nothing more obvious that the teacher-educator to look into problems to be revealed, analyzed and made available to the general public. Based on this reasoning, this study was developed at the master's level (in education) with the above-mentioned objective guided by line 3 (Training and Praxis Educator front of the Amazon Challenges) of the Post-Graduate Education - Faculty of PPGE Education - FACED the Federal University of Amazonas - UFAM. The methodology is anchored in phenomenological perspective of qualitative nature. The data about the support the knowledge offered by the participating schools in the survey were collected through a questionnaire to employees responsible for the operation of libraries (in the case of School 4, the questionnaire was answered by the management itself after information gathered, according to manager next to the teacher responsible for the operation of the library). The students of the 3rd year of high school, to collect data about the player's profile thereof, were distributed questionnaires with closed questions. The questions were prepared thoroughly in order to meet the research objectives. The questionnaire for employees responsible for the operation of libraries has been scheduled according to the availability of time each. And the students, the application was in the classroom during school hours previously scheduled with managers and teachers. Responded to the survey 101 students male and female, representing a total of 21% of the 479 students enrolled in the 3rd year of high school of the five public schools in Humaitá-AM district, a manager and four employees responsible for the operation of respective schools. In this research were observed ethical and methodological procedures in force according to the literature of the searched area. The results showed, among other information, the existence of poor infrastructure for reading in some schools and that: (i) the profile of reading the participants is negative in relation to Brazil, which, according to the IBGE, has a player profile negative for some countries in South America, Europe and the United States; (ii) 75% learned to read at the age of five to seven years of age; (iii) 69.3% often read magazines; (iv) 95% of participants reported that they usually read books on their own; (v) 36% said they read a book a year (vi); 59.4% read up to two books per year and 3% read more than five books a year which is close to official data indicating low average reading of Brazil compared to other countries; (vii) 42.6% of participants engaged in reading only two hours per week; (viii) 13% of respondents spend ten hours or more a week for reading and (ix) 57.4% consider owning middle school performance (5-7 points in grade point averages) and 42.6% consider owning upper middle (8 to 10 points). These figures reflect the reader's profile on school performance; (x) 63.4% of respondents who do not read newspapers and get information through books, magazines, television, radio and internet. It follows, then, with this study, the reader profile of students of the 3rd year of high school, public schools in the municipality of Humaitá - Amazonas is unsatisfactory considering indexes of other nation states and the country itself. On the other hand, contributed knowledge can contribute to the administration of the local education system with regard to the proposition of policies that can support the creation of specific programs and projects to increase and improve the reading conditions in high school and, especially, fundamentally, since this teaching
Keywords: Humaitá-AM
Escola Pública
Ensino Médio
Leitura
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: PASSOS, Edimildo de Jesus Barroso. Análise do perfil de leitor de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas do município de Humaitá- AM. 2015. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4866
Issue Date: 16-Dec-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Edimildo de J. B. Passos.pdfReprodução Total Autorizada2.17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.