???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5743
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A documentação pedagógica como mediação à construção do conhecimento escolar na Educação Infantil
???metadata.dc.creator???: Kawada, Valdejane Tavares 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa buscou compreender as experiências, desafios e expectativas envolvendo a Documentação Pedagógica como base para novos horizontes no trabalho de formação das crianças e professores na escola de Educação Infantil. A pesquisa bibliográfica visou fundamentação teóricometodológica com bases que enfatizam conceitos e reflexões de teóricos que defendem a Documentação Pedagógica como instrumento de mediação entre o planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades pedagógicas na escola de Educação Infantil. Buscamos responder questões pertinentes à prática da Documentação Pedagógica na escola de Educação Infantil: a) Como a Documentação Pedagógica é configurada pelas bases curriculares e pedagógicas da Educação Infantil? b) Como a organização do trabalho pedagógico na escola de Educação Infantil, em relação às orientações da Rede de Ensino, implica a prática da Documentação Pedagógica? c) Como as teias de relações e os agenciamentos institucionais implicam a Documentação Pedagógica nessa etapa da educação básica? O Objetivo Geral desta pesquisa visou analisar os processos pedagógicos e de gestão institucional da Documentação Pedagógica, como mediação à construção de conhecimentos necessários à prática pedagógica de qualidade no âmbito da escola de Educação Infantil e os Objetivos Específicos visaram: 1) Examinar as bases curriculares e pedagógicas que configuram a função da Documentação Pedagógica na escola de Educação Infantil; 2) Categorizar os modos de organização do trabalho pedagógico e sua implicação na prática da Documentação Pedagógica na escola de Educação Infantil; 3) Problematizar as teias de relações e os agenciamentos institucionais que envolvem a Documentação Pedagógica e os sujeitos na escola de Educação Infantil. O campo da pesquisa se constituiu de uma escola vinculada à Rede Pública Municipal de Ensino da cidade de Manaus, no Estado do Amazonas, que atende em nível da pré-escola da Educação Infantil e os sujeitos participantes são professoras que atuam como docentes na instituição. A pesquisa foi de natureza qualitativa, descritivo-analítica e, para a coleta do material empírico, utilizamos a observação dos procedimentos de sala de aula; a entrevista semiestruturada, que deu voz aos sujeitos que produzem e socializam a Documentação Pedagógica e a análise de documentos pertinentes ao objeto de estudo. Como resultados, temos a indicação de que Documentação Pedagógica, no âmbito da escola de Educação Infantil, possibilita a construção de conhecimentos, memória, visibilidade, acompanhamento, avaliação e reflexão sobre as práticas pedagógicas cotidianas de crianças e professores, em conformidade com a mediação realizada pelas teias de relações e agenciamentos nas interações entre os sujeitos em favor das relações de parceria entre escola e famílias quanto aos processos formativos dos sujeitos.
Abstract: The present research sought to understand the experiences, challenges and expectations involving the Pedagogical Documentation as bases for new horizons in the training work of children and teachers in the School of Early Childhood Education. The bibliographic research aimed at the theoretical and methodological foundation with bases that emphasize concepts and reflections of theorists who defend the Pedagogical Documentation as an instrument of mediation between the planning, monitoring and evaluation of the pedagogical activities in the School of Early Childhood Education. We seek to answer questions pertinent to the practice of Pedagogical Documentation in the School of Early Childhood Education: a) How is Pedagogical Documentation configured by the curricular and pedagogical bases of Early Childhood Education? b) How does the organization of pedagogical work in the School of Early Childhood, in relation to the guidelines of the Teaching Network, imply the practice of Pedagogical Documentation? c) How do the relations webs and institutional assemblages imply the Pedagogical Documentation in this stage of basic education? The General Objective of this research was to analyze the pedagogical processes and institutional management of the Pedagogical Documentation, as mediation to the construction of the necessary knowledge to the pedagogical practice of quality in the scope of the School of Infantile Education and the Specific Objectives aimed at: 1) To examine the curricular bases and Pedagogical documentation that configure the role of Pedagogical Documentation in the School of Early Childhood Education; 2) To categorize the modes of organization of the pedagogical work and its implication in the practice of Pedagogical Documentation in the School of Infantile Education; 3) To problematize the webs of relations and the institutional assemblages that involve the Pedagogical Documentation and the subjects in the School of Infantile Education. The research field consisted of a school linked to the Municipal Public School of Education of the city of Manaus, in the State of Amazonas, which attends at the pre-school level of Infant Education and the participating subjects are teachers who act as teachers in the institution. The research was qualitative, descriptive-analytical and, for the collection of empirical material, we used the observation of classroom procedures; The semistructured interview that gave voice to the subjects that produce and socialize the Pedagogical Documentation and the analysis of documents pertinent to the object of study. As a result, we have the indication that Pedagogical Documentation, within the framework of the Early Childhood Education School, enables the construction of knowledge, memory, visibility, monitoring, evaluation and reflection on the daily pedagogical practices of children and teachers, in accordance with mediation By the webs of relations and assemblages in the interactions between the subjects in favor of the relations of partnership between school and families regarding the formative processes of the subjects.
Keywords: Documentação Pedagógica
Construção de conhecimentos
Prática Pedagógica
Educação Infantil
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: KAWADA, Valdejane Tavares. A documentação pedagógica como mediação à construção do conhecimento escolar na Educação Infantil. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5743
Issue Date: 29-Dec-2016
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Valdejane T. Kawada.pdf5.24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons