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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação de alunos com altas habilidades/superdotação: problematizando as questões de estilos e práticas parentais
Other Titles: Education of Students with High Abilities/Giftedness: Problematizing the issues of Parenting Styles and Practices.
???metadata.dc.creator???: Nascimento, Flávia Cristina Milon do 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ferreira, Lúcio Fernandes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Barros, oão Luiz da Costa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Amorim, Minerva Leopoldina de Castro
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo objetivou conhecer a opinião de alunos com Altas Habilidades/Superdotação sobre estilos e práticas parentais. Os participantes da pesquisa foram alunos identificados com Altas Habilidades/Superdotação que faziam atendimento no NAAHS Amazonas. O público, composto de 12 alunos que se encontravam no ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio, com idades entre 7 a 17 anos. Quanto à metodologia, foi um estudo de caracterização com abordagem quantitativa envolvendo estilos e práticas parentais de alunos com AH/SD e de natureza transversal. Os alunos responderam ao Inventário de Estilos Parentais - IEP, que tem como objetivo caracterizar estilos e práticas parentais. Foram aplicados dois inventários: um voltado para as práticas parentais paternas e outro voltado para as práticas parentais maternas. Após a aplicação do inventário foi realizada a interpretação das respostas através das medidas de conversão indicadas pelo manual. Observamos a presença maior de práticas positivas (pró-sociais) sendo exercidas pelas figuras maternas e as figuras maternas tiveram melhores resultados (ótimo e bom) como caracterização dos seus estilos de parentalidade. Em contrapartida, os resultados das figuras paternas revelaram que os filhos os descreveram como pessoas que exerciam mais práticas negativas (antissociais) com estilos parentais são predominantemente tidos como regular e de risco. Percebemos que as figuras paternas e maternas utilizavam com mais veracidade práticas de castigos corporais e que as figuras paternas eram ausentes.
Abstract: The present study aimed to understand the opinion of students with High Abilities/Giftedness about parental styles and practices. The research participants were students identified with High Abilities/Giftedness who attended NAAHS Amazonas. The audience, made up of 12 students who were in elementary school I, elementary school II and high school, aged between 7 and 17 years old. As for the methodology, it was a characterization study with a quantitative approach involving parental styles and practices of students with AH/DS and of a transversal nature. The students responded to the Parenting Styles Inventory - IEP, which aims to characterize parenting styles and practices. Two inventories were applied: one focused on paternal parenting practices and the other focused on maternal parenting practices. After applying the inventory, the responses were interpreted using the conversion measures indicated in the manual. We observed a greater presence of positive (pro-social) practices being carried out by maternal figures and maternal figures had better results (excellent and good) as a characterization of their parenting styles. On the other hand, the results for paternal figures revealed that children described them as people who practiced more negative (antisocial) practices, with parental styles predominantly considered regular and risky. We noticed that paternal and maternal figures used corporal punishment practices more truthfully and that paternal figures were absent.
Keywords: Educação inclusiva
Inclusão escolar
Crianças superdotadas
Adolescentes superdotados
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Estratégias de criação
Educação Inclusiva
Educação Especial
Cuidados parentais
Talentos
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: NASCIMENTO, Flávia Cristina Milon do. Educação de alunos com altas habilidades/superdotação: problematizando as questões de estilos e práticas parentais. 2023. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9835
Issue Date: 6-Jun-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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