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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A alfabetização emancipadora no ensino fundamental: uma análise de conteúdo do livro didático suplementar do 4º e 5º ano da Secretaria Municipal de Educação de Manaus
Other Titles: Emancipating literacy in elementary school: a content analysis of the supplementary textbook for the 4th and 5th year of the Municipal Department of Education of Manaus
???metadata.dc.creator???: Sousa, Arycia Giseli de Melo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Fabrício Valentim da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Camargo, Raiolanda Magalhães Pereira de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ferreira, Pedro Daniel Tavares
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a solidez de um modelo conceitual de alfabetização emancipadora por meio de uma análise de conteúdo dos livros didáticos do 4º e 5º ano do programa “Alfabetiza Manaus” da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED Manaus). Seus objetivos específicos são identificar e descrever as dimensões ideológicas, cognitivas e cidadã da alfabetização desses livros didáticos na perspectiva de modelagem conceitual e operacionalizar essas dimensões nos critérios de análise para a adequação dos livros didáticos; testar e avaliar a consistência dos critérios na análise do potencial emancipador dos livros didáticos de alfabetização utilizados no programa “Alfabetiza Manaus” para o 4º e 5º ano da rede municipal de ensino e identificar e avaliar os critérios que moldaram a estrutura e o conteúdo desses livros didáticos e se são favoráveis à alfabetização emancipadora. Tendo como base teórica a literatura voltada para a Educação para a Cidadania e a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, o estudo propõe-se a replicar uma metodologia de análise qualitativa de conteúdo, em que se identifica, se categoriza e se codifica os dados mediante a Taxonomia de Bloom revisada, das dimensões da alfabetização emancipadora e dos diferentes perfis de cidadãos. Nos resultados finais, é evidente a ausência de elementos nos livros didáticos suplementares que promovam uma alfabetização emancipadora, que é desenvolvida a partir de processos cognitivos de ordem superior, por meio das dimensões de identidade, empoderamento cognitivo e pensamento crítico. A ausência de um perfil de cidadão nas orientações didáticas indica a falta de preocupação e sistematização da secretaria na busca de uma formação cidadão por meio de uma educação crítica e dialógica.
Abstract: This research aims to evaluate the solidity of a conceptual model of emancipatory literacy through a content analysis of textbooks for the 4th and 5th year of the “Alfabetiza Manaus” program of the Municipal Department of Education of Manaus. Its specific objectives are to identify and describe the ideological, cognitive and civic dimensions of literacy in these textbooks from the perspective of conceptual modeling and operationalize these dimensions in the analysis criteria for the adequacy of textbooks; test and evaluate the consistency of the criteria in analyzing the emancipatory potential of literacy textbooks used in the “Alfabetiza Manaus” program for the 4th and 5th year of the municipal education network and identify and evaluate the criteria that shaped the structure and content of these books didactic and whether they are favorable to emancipatory literacy. Having as a theoretical basis the literature focused on Education for Citizenship and the Liberating Pedagogy of Paulo Freire, the study proposes to replicate a qualitative content analysis methodology, in which data is identified, categorized and coded through revised Bloom's taxonomy, the dimensions of emancipatory literacy and the different profiles of citizens. In the final results, the absence of elements in supplementary textbooks that promote emancipatory literacy, which is developed from higher order cognitive processes, through the dimensions of identity, cognitive empowerment and critical thinking, is evident. The absence of a citizen profile in the teaching guidelines indicates the secretariat's lack of concern and systematization in the search for citizen training through critical and dialogic education.
Keywords: Livros didáticos
Alfabetização - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Cidadania
Cognição
Alfabetização
Livro Didático
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SOUSA, Arycia Giseli de Melo Sousa. A alfabetização emancipadora no ensino fundamental: uma análise de conteúdo do livro didático suplementar do 4º e 5º ano da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. 2023. 160p. Dissertação (Mestrado em educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM). 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9906
Issue Date: 7-Dec-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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