???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10022
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais
???metadata.dc.creator???: Aquino, Heloiza de Lima Cavalcante Braz de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Afonso, Lucyanne de Melo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Kienen, João Gustavo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Farias, Rosejane da Mota
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais a partir do musicograma do pedagogo Jos Wuytack em músicas do Grupo Raízes Caboclas. A falta de concentração e atenção na escuta das músicas trabalhadas em sala de aula, bem como a dificuldade em entender a estrutura de uma obra musical, despertaram o interesse pelo tema. Diante disso, pensamos no uso do musicograma como recurso didático para motivar e facilitar o processo de compreensão e escuta da música. Para nortear a proposta metodológica utilizamos como base a pedagogia musical de Jos Wuytack através de seu sistema de educação musical ativa. A metodologia empregada foi de abordagem qualitativa por meio da pesquisa quasi-experimental envolvendo uma turma de 5° ano, com aplicação das fases pré-teste, manipulação experimental com e sem o musicograma e pós-teste. Foi realizada em uma escola pública municipal integral de ensino fundamental – anos iniciais, localizada em Manaus-Am. Os resultados dos testes mostraram que, por meio do musicograma, os estudantes mantiveram maior interesse, atenção e concentração na escuta musical, assim como auxiliou na compreensão dos elementos constitutivos da música.
Abstract: This research aims to present a methodological proposal for teaching music in the early years based on the musicogram by pedagogue Jos Wuytack on songs by Grupo Raízes Caboclas. The lack of concentration and attention while listening to the songs used in the classroom, as well as the difficulty in understanding the structure of a musical work, sparked interest in the topic. Given this, we thought about using the musicogram as a teaching resource to motivate and facilitate the process of understanding and listening to music. To guide the methodological proposal, we used Jos Wuytack's musical pedagogy through his active musical education system as a basis. The methodology used was a qualitative approachthrough quasi-experimental research involving a 5th grade class, with the application of pretest phases, experimental manipulation with and without the musicogram and post-test. It was carried out in a municipal public elementary school in the early years, located in Manaus-Am. The test results showed that, through the musicogram, students maintained greater interest, attention and concentration when listening to music, as well as helping them understand the elements of music.
Keywords: Música - Instrução e estudo - Infantojuvenil
Ensino - Metodologia
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Musicograma
Ensino fundamental
Jos Wuytack
Escuta ativa
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Artes
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: Aquino, Heloiza de Lima Cavalcante Braz de. Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10022
Issue Date: 6-Dec-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_HeloizaAquino_PROFARTES.pdf5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.