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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Entre diálogos e silenciamentos: o processo de formação contínua de indígenas professores (as) da Secretaria Municipal de Educação de Manaus-AM
???metadata.dc.creator???: Araújo, Jucinôra Venâncio de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros
First advisor-co: Abreu, Waldir Ferreira de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Camila Ferreira da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ghedin, Evandro Luiz
???metadata.dc.contributor.referee3???: Rubim, Altaci Corrêa
???metadata.dc.contributor.referee4???: Hage, Salomão Antônio Musfarrej
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa aborda o processo de formação contínua de indígenas professores (as) no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Tem como objetivo central Compreender o processo de formação contínua do indígena professor (a) na relação entre as necessidades formativas de sua práxis, as ações formativas institucionais da Semed Manaus e a elaboração de sua identidade docente. Os objetivos específicos incluem: Descrever os fundamentos do processo de formação contínua do (da) indígena professor (a) e sua repercussão em suas práticas educativas; Identificar as necessidades formativas dos (das) indígenas professores (as) e como comparecem na formação contínua ofertada pela Semed Manaus; Analisar como o (a) indígena professor (a) elabora sua identidade docente na interação entre suas práticas educativas e a formação contínua ofertada pela Semed Manaus. Trata-se de uma investigação qualitativa – bibliográfica e de campo - tendo como procedimento técnico a etnografia com a utilização de observação participante e entrevistas semiestruturadas, que se constituíram de modo hibrido. Tendo em vista, se tratar de um campo de estudo envolto de sentidos epistemológicos, existenciais, políticos e, sobretudo, educativos ancorados nas ancestralidades de diferentes povos indígenas amazônicos, optou-se pelo suporte epistemológico do pensamento decolonial – pelo caminho da interculturalidade crítica, buscando construir caminhos para pensarmos a produção de conhecimentos no contexto dos povos indígenas amazônicos, desvinculando-se da herança de colonialidades (poder/saber/ser) operadas pela modernidade euro-usa-cêntrica. O campo da pesquisa empírica compôs se dos encontros formativos institucionais da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, voltados aos indígenas professores (as) dos Espaços de Estudo da Língua Materna e Conhecimentos Tradicionais Indígenas - EELMCTI. Ações formativas virtuais e presenciais, ofertadas pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério - DDPM e pela Gerência de Educação Escolar Indígena - GEEI. Os colaboradores da pesquisa são dez indígenas professores (as); dois assessores (as) pedagógicos da GEEI e duas formadoras da DDPM. Os resultados apontam que processo de formação contínua do (da) indígena professor (a) transita entre relações estabelecidas com a instituição, o cotidiano dos Espaços Indígenas e, a constituição de sua identidade docente decolonial, extrapolando questões de escolarização e as próprias ações formativas institucionais, uma vez que transcende o saber escolarizado assentado na perspectiva ocidental moderna/colonial e cartesiana. Sua formação contínua se pauta em quatro esteios formativos que sustentam, de alguma forma, a construção da práxis e saber diferenciado, e contribuem na constituição do ser educador indígena: a autoformação, o saber ancestral, a GEEI, e a DDPM. Na constituição das práticas educativas dos (as) indígenas professores (as), é possível constatar a construção de processos de decolonialidade desabrochando: expressos no planejamento, no desenvolvimento das práticas de currículo, na produção de materiais, bem como no despontar para a interculturalidade crítica. Porém, o ensino das línguas indígenas constitui um dos maiores desafios. As necessidades formativas que emergem do chão da escola diferenciada são elencadas como trilhas formativas: ancestral, política, didática diferenciada, linguística e tecnológica, apontadas como caminhos para a decolonização de ações formativas voltadas aos docentes indígenas. As ações formativas desenvolvidas pela instituição, a partir da GEEI e da DDPM, já despertam para a construção de práticas formativas mais próximas das vivências culturais indígenas. Contudo, ainda reproduzem a colonialidade, manifestando-a por meio de processos de balcanização; reprodução de práticas de escolarização, na “adaptação” de ações formativas dos demais professores (as) da rede, em ações formativas descontínuas; silenciamentos; ausência de participação ativa dos (as) indígenas professores (as) no planejamento das ações formativas, na elaboração e avaliação dos instrumentos de acompanhamento do processo por eles efetivado. Sua participação ainda se concretiza, predominantemente, de forma indireta. Urge, portanto, que suas vozes sejam ouvidas e potencializadas pela instituição na construção de processos formativos mais democráticos, participativos e justos, socialmente, assim como de uma formação contínua especifica para suas realidades socioculturais em contexto citadino.
Abstract: This research addresses the process of continuous training of indigenous teachers within the scope of the Municipal Department of Education of Manaus. Its central objective is to understand the process of continuous training of indigenous teachers in the relationship between the training needs of their praxis, the institutional training actions of Semed Manaus and the elaboration of their teaching identity. The specific objectives include: Describing the foundations of the indigenous teacher's ongoing training process and its impact on their educational practices; Identify the training needs of indigenous teachers and how they participate in the ongoing training offered by Semed Manaus; Analyze how indigenous teachers develop their teaching identity in the interaction between their educational practices and the continuous training offered by Semed Manaus. This is a qualitative investigation – bibliographic and field – using ethnography as a technical procedure using participant observation and semi-structured interviews, which were constituted in a hybrid way. Considering that it is a field of study surrounded by epistemological, existential, political and, above all, educational meanings anchored in the ancestries of different Amazonian indigenous peoples, we opted for the epistemological support of decolonial thinking – along the path of critical interculturality, seeking to build ways to think about the production of knowledge in the context of Amazonian indigenous peoples, detaching ourselves from the legacy of colonialities (power/knowledge/being) operated by Euro-USA-centric modernity. The field of empirical research was the institutional training meetings of the Municipal Department of Education of Manaus, aimed at indigenous teachers of the Spaces for the Study of Mother Language and Indigenous Traditional Knowledge - EELMCTI. Virtual and in-person training actions, offered by the Professional Development Division for Teaching - DDPM and the Indigenous School Education Management - GEEI. The research collaborators are ten indigenous teachers; two pedagogical advisors from GEEI and two trainers from DDPM. The results indicate that the process of continuous training of the indigenous teacher moves between relationships established with the institution, the daily life of Indigenous Spaces and the constitution of their decolonial teaching identity, extrapolating issues of schooling and the institutional training actions themselves, since which transcends schooled knowledge based on the modern/colonial and Cartesian Western perspective. Their continuous training is based on four training pillars that support, in some way, the construction of praxis and differentiated knowledge, and contribute to the constitution of being an indigenous educator: self-training, ancestral knowledge, GEEI, and DDPM. In the constitution of the educational practices of indigenous teachers, it is possible to see the construction of processes of decoloniality blossoming: expressed in planning, in the development of curriculum practices, in the production of materials, as well as in the emergence of critical interculturality. However, teaching indigenous languages constitutes one of the biggest challenges. The training needs that emerge from the differentiated school are listed as training paths: ancestral, political, differentiated teaching, linguistic and technological, identified as paths for the decolonization of training actions aimed at indigenous teachers. The training actions developed by the institution, based on GEEI and DDPM, are already encouraging the construction of training practices closer to indigenous cultural experiences. However, they still reproduce coloniality by manifesting it through balkanization processes; reproduction of schooling practices, in the “adaptation” of training actions of other teachers in the network, in discontinuous training actions; silencing; lack of active participation of indigenous teachers in the planning of training actions, in the development and evaluation of instruments to monitor the process carried out by them. Their participation still takes place predominantly indirectly. It is therefore urgent that their voices be heard and enhanced by the institution in the construction of more democratic, participatory and socially fair training processes, as well as continuous training specific to their sociocultural realities in a city context.
Keywords: .
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
???metadata.dc.subject.user???: Educação escolar indígena
Formação contínua
Formação de professores indígenas
Decolonialidade
Identidade docente
Necessidade formativas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: ARAÚJO, Jucinôra Venâncio de Souza. Entre diálogos e silenciamentos: o processo de formação contínua de indígenas professores (as) da Secretaria Municipal de Educação de Manaus-AM. 2023. 285 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10102
Issue Date: 18-Dec-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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