???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10112
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação física contemporânea: jogos digitais como apoio pedagógico em uma escola pública municipal de Iranduba – AM
Other Titles: Contemporary Physical Education: digital games as pedagogical support in a municipal public school in Iranduba – AM
???metadata.dc.creator???: Gouvea, Silma de Almeida 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Soares, Artemis de Araújo
???metadata.dc.contributor.advisor2???: Rodrigues, Bruno de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Amaral, Sheila Moura do
???metadata.dc.contributor.referee2???: Wolkoff, Gisele Giandoni
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as atividades teórico práticas utilizadas por docentes e discentes do ensino fundamental, especificamente do 8º. ano de uma escola pública municipal de Iranduba – AM. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar, que associa os conhecimentos nucleares do campo da pedagogia e da educação física, buscando compreender a experimentação dos jogos digitais como mecanismo no processo de ensino e aprendizagem em suas aulas. A pesquisa buscou encontrar propostas pedagógicas e metodologias de ensino que utilizem jogos digitais e quais as estratégias encontradas nesses jogos que poderiam ser utilizadas na disciplina de educação física que pudessem ser incorporadas ou se aproximassem dos conhecimentos da cultura corporal. Caracteriza-se como uma abordagem qualitativa com os procedimentos de coleta de dados por entrevistas semiestruturadas, observação participante, e pesquisa documental concernente ao Projeto Político e Pedagógico da escola. Observou-se que a prática pedagógica contribui de forma interdisciplinar, desenvolvendo habilidades corporais dos alunos e cognitivas, auxiliando inclusive o aprendizado em outras disciplinas. Como resultado pudemos verificar que a utilização dos jogos digitais na prática da educação física pode contribuir para o processo ensino aprendizagem, quando executado de forma interdisciplinar e criativa, de forma a culminar na valorização das manifestações socioculturais no ambiente escolar.
Abstract: The present research aimed to analyze the theoretical-practical activities used by teachers and students in elementary school, specifically in the 8th. year at a municipal public school in Iranduba – AM. This is interdisciplinary research, which combines core knowledge from the field of pedagogy and physical education, seeking to understand the experimentation of digital games as a mechanism in the teaching and learning process in classes. The research sought to find pedagogical proposals and teaching methodologies that use digital games and which strategies found in these games could be used in the physical education discipline that can be incorporated or come closer to knowledge of body culture. It is characterized as a qualitative approach with data collection procedures through semi-structured interviews, participant observation, and documentary research concerning the school's Political and Pedagogical Project. It was observed that pedagogical practice contributes in an interdisciplinary way, developing students' physical and cognitive skills, even helping learning in other disciplines. As a result, we were able to verify that the use of digital games in the practice of physical education can contribute to the teaching-learning process, when executed in an interdisciplinary and creative way, in order to culminate in the appreciation of sociocultural manifestations in the school environment.
Keywords: .
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Educação física
Jogo digital
Jogos populares
Práticas corporais
Interculturalidade
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: GOUVEA, Silma de Almeida. Educação física contemporânea: jogos digitais como apoio pedagógico em uma escola pública municipal de Iranduba – AM. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10112
Issue Date: 19-Dec-2023
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_SilmaGouvea_PPGSCA.pdf2.36 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.