???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10122
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O Serviço Social na educação básica: navegando entre rios e florestas no Amazonas
Other Titles: Social Work in basic education: sailing between rivers and forests in the Amazon
???metadata.dc.creator???: Araújo, Viviane Gonçalves de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Andrade, Roberta Ferreira Coelho de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Chaves, Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues
???metadata.dc.contributor.referee2???: Almeida, Ney Luiz Teixeira de
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo pôs no centro do debate o trabalho profissional dos(as) assistentes sociais na Política de Educação, que se constrói em meio a rios e florestas do estado do Amazonas, com o objetivo geral de analisar o trabalho dos(as) assistentes sociais na Política de Educação nos municípios do interior do Amazonas, considerando as particularidades da questão social na Região Amazônica, e como objetivos específicos: desvendar as expressões da questão social que requisitam o trabalho das(os) assistentes sociais na Educação Básica do interior do estado; caracterizar os espaços sócio-ocupacionais em que atuam as(os) assistentes sociais nos diferentes entes federados no interior do Amazonas; apreender as atribuições, competências, demandas e respostas das(os) assistentes sociais no âmbito da Política de Educação Básica amazonense. A pesquisa teve como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico e dialético e como categorias analíticas: totalidade, contradição, mediação e a tríade universalidade, particularidade e singularidade. A natureza da pesquisa foi explicativa e a abordagem metodológica escolhida foi o enfoque misto, ou seja, com utilização de dados qualitativos e quantitativos. A pesquisa teve delineamento bibliográfico, documental e de campo, que contribuíram para a construção dos fundamentos teóricos do trabalho, como a questão social na Amazônia, o Serviço Social na educação básica e o trabalho do(a) assistente social. O instrumento de coleta foi um questionário com perguntas abertas e fechadas, através da ferramenta Google Forms, cujo link válido foi enviado aos participantes da pesquisa. Em relação ao universo da pesquisa foram mapeados(as) 96 assistentes sociais que trabalham na educação básica nos 61 municípios do interior do estado, com a opção de exclusão da capital Manaus. Do universo, 75 profissionais responderam, correspondendo a uma amostra de 78%. A pesquisa revelou que diferentes expressões da questão social estão presentes no cenário educacional amazonense: trabalho infantil, dificuldade de acesso aos serviços de demais políticas públicas, falta de transporte escolar, violação de direitos de crianças e adolescentes etc. Os(as) assistentes sociais enfrentam muitos desafios para materializar seu trabalho profissional na política de educação básica no interior do estado do Amazonas. A presença desses profissionais no interior do estado é uma exclusividade do setor público municipal, estadual e federal. Nem todos os municípios dispõem desses profissionais, estando os vínculos precarizados concentrados na esfera municipal. Os profissionais ainda têm dificuldade de perceber as particularidades socioambientais e culturais da região amazônica na apreensão das expressões da questão social. As particularidades regionais não se restringem apenas às enchentes, vazantes e desbarrancamentos, que fazem parte da questão socioambiental; temos ainda: as relações fronteiriças e fluxos migratórios; insegurança alimentar; discriminação étnico-racial e violência e exploração sexual, dentre outras. A dissertação explicita a urgência de que as particularidades regionais dos povos originários e tradicionais sejam apreendidas e consideradas no planejamento, execução e avaliação das políticas públicas na Amazônia, de modo especial, da política de educação.
Abstract: The study put at the center of the debate the professional work of social workers in the Education Policy, which is built in the middle of rivers and forests of the state of Amazonas, with the general objective of analyzing the work of social workers in the Education Policy in the municipalities of the interior of Amazonas, considering the particularities of the social issue in the Amazon Region, and as specific objectives: to unveil the expressions of the social issue that require the work of social workers in Basic Education in the interior of the state; characterize the socio-occupational spaces in which social workers work in the different federated entities in the interior of the Amazon; and, to apprehend the attributions, competences, demands and responses of social workers within the scope of the Basic Education Policy Amazonian. The research had a theoretical and methodological contribution through historical and dialectical materialism and as analytical categories: totality, contradiction, mediation, and the triad universality, particularity, and singularity. The nature of the research was explanatory, and the methodological approach chosen was the mixed approach, that is, with the use of qualitative and quantitative data. The research had a bibliographic, documentary and field design, which was developed to build the theoretical foundations of the work, such as the social issue in the Amazon, Social Work in basic education and the work of social workers. The collection instrument was a questionnaire with open and closed questions, through the Google Forms tool, whose valid link was sent to the research subjects. In relation to the universe of the research, 96 social workers working in basic education in the 61 municipalities of the interior of the state were mapped, with the option of excluding the capital Manaus. Of the universe, 75 professionals responded, corresponding to a sample of 78%. The research reveals the great need to consider the regional particularities of the Amazon in the development of public policies and professional work. Therefore, it is essential to identify the sociocultural aspects that direct the life of the various groups or social segments that live in the Amazon to carry out a more concrete evaluation/analysis of the social reality. The research sought to unveil the expressions of the social issue present in basic education in the state, which will enable appropriation and professional deepening through a critical intervention on the expressions of the social issue in the Amazon. The expressions of the social issue present in the Amazonian educational scenario are child labor, difficulty of access to the services of other public policies, lack of school transportation, violation of the rights of children and adolescents. Social workers who work in basic education still have difficulty perceiving the socio-environmental and cultural particularities of the Amazon region in the apprehension of the expressions of the social question. The regional particularities are not restricted only to floods, ebbs, and flows, which are part of the socio-environmental issue, we also have border relations and migratory flows; food insecurity; ethnic-racial discrimination and violence and sexual exploitation, among others. The dissertation explains the urgency that the regional particularities of indigenous and traditional peoples are apprehended and considered in the planning, execution, and evaluation of public policies in the Amazon, especially education policy.
Keywords: .
.
.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.subject.user???: Questão social na Amazônia
Trabalho do(a) assistente social
Serviço Social na Educação
Educação Básica
Particularidades regionais
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Serviço Social
Citation: ARAÚJO, Viviane Gonçalves de. O Serviço Social na educação básica: navegando entre rios e florestas no Amazonas. 2023. 175 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10122
Issue Date: 29-Sep-2023
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_VivianeAraujo_PPGSS10.27 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.