???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10129
???metadata.dc.type???: | Tese |
Title: | A escola que (não) tive e o(a) estudante que (não) fui: narrativas das trajetórias escolares de pessoas LGBT e a formação de professores(as) de Manaus/AM |
???metadata.dc.creator???: | Esperança, Angelo Cabral ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Silva, Iolete Ribeiro da |
First advisor-co: | Gomes, Fábio Alves |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Sousa, Adria de Lima |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Oliveira, Márcio de |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Zucco, Maise Caroline |
???metadata.dc.contributor.referee4???: | Neves, André Luiz Machado das |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta tese apresenta os resultados da pesquisa de doutorado, inserida na Linha de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa “A escola que (não) tive, o(a) estudante que (não) fui: narrativas das trajetórias escolares de pessoas LGBT e a formação de professores(as) em Manaus/AM” defende que as narrativas das trajetórias escolares de estudantes LGBT explicitam subsídios críticos imprescindíveis para a formação inicial e continuada de professores(as). Os objetivos do trabalho são: descrever, a partir das narrativas de trajetórias escolares e educacionais de estudantes LGBT, as possibilidades críticas e reflexivas para a formação inicial e continuada de professores(as) sobre as questões de diversidade sexual e gênero na educação básica na cidade de Manaus; identificar junto às temáticas, diversidade sexual e gênero, as políticas públicas voltadas à formação de professores(as) da educação básica no país; apontar, por meio das trajetórias educacionais narradas por estudantes LGBT, as contribuições à formação de professores(as) necessárias para a promoção da permanência de estudantes LGBT na educação básica. O estudo fundamenta-se no Materialismo HistóricoDialético, na Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica. Com abordagem qualitativa, a pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas com estudantes da Universidade Federal do Amazonas, tendo como suporte de análise os núcleos de significação. O estudo considera, ainda, os avanços alcançados no debate sobre diversidade sexual e gênero no campo educacional nacional nas últimas décadas, mais especificamente, na formação inicial e continuada de professores(as). Os resultados apresentaram que as trajetórias de escolarização de estudantes LGBT são marcadas por exclusão, violências e LGBTfobia no espaço escolar amazonense. A análise das narrativas destacou a indispensabilidade das temáticas estarem associadas aos processos de desenvolvimento humano, à vida digna e à cidadania em consonância às leis e diretrizes educacionais nacionais da educação básica e da formação docente; apontou a necessidade de formação, inicial e continuada, tanto para os(as) professores(as) quanto para todo o corpo técnico escolar; anunciou a relevância de uma formação que vislumbre construções teóricas baseadas nos direitos humanos, de modo a possibilitar a tomada de consciência de estigmas e preconceitos e sua extinção, assim como a necessidade de implementação de processos formativos que valorizem a escuta ativa e a empatia, propiciem a construção de saberes de bases críticas, reflexivas, históricas, sociais e culturais para garantir a inclusão e a plena escolarização de estudantes LGBT em ambientes seguros e acolhedores, gerando possibilidades para continuidade de seus estudos, por meio da promoção e garantia da equidade de gênero, enfrentamento da LGBTfobia e construção da cidadania (não precária) plena desses(as) estudantes. |
Abstract: | This thesis presents the results of the doctoral research, inserted in the Research Line Education, Interculturality and Human Development in the Amazon, of the Graduate Program in Education of the Federal University of Amazonas. The research "The school I (didn't) have, the student I (didn't) go to: narratives of the school trajectories of LGBT people and teacher training in Manaus/AM" argues that the narratives of the school trajectories of LGBT students make explicit critical subsidies that are essential for the initial and continuing education of teachers. The objectives of this work are: to describe, based on the narratives of school and educational trajectories of LGBT students, the critical and reflective possibilities for the initial and continuing education of teachers on issues of sexual and gender diversity in basic education in the city of Manaus; identify, along with the themes, sexual and gender diversity, public policies aimed at the training of basic education teachers in the country; to point out, through the educational trajectories narrated by LGBT students, the contributions to teacher training necessary to promote the permanence of LGBT students in basic education. The study is based on Historical-Dialectical Materialism, Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy. With a qualitative approach, the field research was carried out through interviews with students from the Federal University of Amazonas, with the analysis support of the nuclei of significance. The study also considers the advances achieved in the debate on sexual and gender diversity in the national educational field in recent decades, more specifically, in the initial and continuing education of teachers. The results showed that the schooling trajectories of LGBT students are marked by exclusion, violence and LGBTphobia in the Amazonian school space. The analysis of the narratives highlighted the indispensability of the themes being associated with human development processes, dignified life and citizenship in line with national educational laws and guidelines for basic education and teacher training; pointed out the need for initial and continuing training, both for teachers and for the entire school technical staff; announced the relevance of a training that envisions theoretical constructions based on human rights in order to enable the awareness of stigmas and prejudices and their extinction, as well as the need to implement training processes that value active listening and empathy, provide the construction of knowledge with critical, reflective, historical, social and cultural bases to ensure the inclusion and full schooling of LGBT students in safe and welcoming environments, generating possibilities for the continuity of their studies, through the promotion and guarantee of gender equality, confronting LGBTphobia and building the full (non-precarious) citizenship of these students. |
Keywords: | Professores - Formação Estudantes de grupos sexuais minoritários |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
???metadata.dc.subject.user???: | Narrativas LGBT Formação de professores Formação crítico-reflexiva Educação básica em Manaus |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Citation: | ESPERANÇA, Angelo Cabral. A escola que (não) tive e o(a) estudante que (não) fui : narrativas das trajetórias escolares de pessoas LGBT e a formação de professores(as) de Manaus/AM. 2023. 144 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10129 |
Issue Date: | 21-Dec-2023 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE_AngeloEsperanca _PPGE | 2.39 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.