???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10160
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCruz, Alciclei da Graça-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9136344732683450eng
dc.contributor.advisor1Teixeira, Wagner Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6227315631560289eng
dc.contributor.referee1Souza, Sérgio Augusto Freire de-
dc.contributor.referee2Matos, Doris Cristina Vicente da Silva-
dc.contributor.referee3Souza, Sérgio Augusto Freire de-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.identifier.citationCRUZ, Alciclei da Graça. O reflexo do quadro europeu comum de referência - QECR no ensino de língua inglesa, em Humaitá-Am: um olhar crítico sob a perspectiva de colonial. 2024. 203 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10160-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos do Quadro Europeu Comum de Referência – QECR, no ensino de Língua Inglesa, no município de Humaitá, localizado no Sul do Amazonas, a partir de uma perspectiva decolonial, na qual busquei responder à pergunta central deste trabalho, a saber: de que maneiras o Quadro Europeu Comum de Referência – QECR impacta na orientação curricular para o ensino de Língua Inglesa no Brasil e no Amazonas? Como aporte teórico, trouxe conceitos e posicionamentos de pesquisadores que versam acerca das temáticas de políticas linguísticas, especificamente, as que são voltadas ao ensino de Língua Inglesa no Brasil e no Amazonas, em especial, sobre o tema das (de)colonialidades, e ainda, sobre o Quadro Europeu Comum de Referência. Para chegar ao objetivo proposto, utilizei a pesquisa bibliográfica impressa e telematizada e a pesquisa de cunho documental (Gil, 2002; Bardin, 2011), na qual fiz uso do método de Bardin para analisar o objeto de estudo. Além da análise dos documentos, houve a aplicação de um questionário investigativo aos participantes (Vieira, 2009; Fachin, 2006) que atenderam ao critério de inclusão desta pesquisa. A análise dos dados evidenciou que o ensino de Língua Inglesa no Brasil e, principalmente, no Amazonas, em especial, no município de Humaitá, encontra-se distante da realidade dos alunos de escolas públicas, uma vez que, os documentos curricularizantes seguem uma política linguística verticalizada, ou seja, traçam propostas relacionadas a descritores do QECR, documento voltado para um contexto imperialista, eurocêntrico, ou melhor, colonizador.eng
dc.description.abstractThe aim of this work was to analyze the impacts of the Common European Framework of Reference – CEFR, in the English Language teaching, in Humaita, located in the South of Amazonas, from a decolonial perspective, in which I sought to answer the following question of this work: In what ways does the Common European Framework of Reference – CEFR impact the curricular orientation for teaching English in Brazil and Amazonas? As a theoretical contribution, I broght concepts and thoughts from researchers who talk about the language policies theme, specifically, those aimed at teaching English in Brazil and Amazonas, in special, about the thematic of the (de)colonialities, and also about the Common European Framework of Reference. To reach to the proposed aim, I used the printed and telematic bibliographic research and documental research (Gil, 2002; Bardin, 2011), in which I used method of Bardin to analyze the object of study. In addition to document analysis, there was the aplication of investigative questionnaire for teachers (Vieira, 2009; Fachin, 2006). Data analysis showed that English language teaching in Brazil and, mainly, in Amazonas, especially in Humaitá, it is far from the contexto of students in publics schools, since the curricular documents follow a policy verticalized linguistics, that is, they outline proposals related to CEFR descriptors, a document aimed at na imperialist, Eurocentric, or Rather, colonizing context.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/75574/DISS_AlcicleiCRUZ_PPGL.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESeng
dc.titleO reflexo do quadro europeu comum de referência - QECR no ensino de língua inglesa, em Humaitá-Am: um olhar crítico sob a perspectiva de colonialeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0235-8025eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0003-3896-7092eng
dc.subject.userQuadro Europeu Comum de Referência.por
dc.subject.userEnsino de Língua Inglesa.por
dc.subject.userContexto Amazonense.por
dc.subject.userDecolonialidade.por
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AlcicleiCRUZ_PPGL1.95 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.