???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10162
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGuelber, Fábio Rodrigo Severiano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1480363317623669eng
dc.contributor.advisor1Silva, Camila Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3520518346076110eng
dc.contributor.referee1Bissoli, Michelle de Freitas-
dc.contributor.referee2Lima, Fábio Souza Correa-
dc.contributor.referee3Cigales, Marcelo Pinheiro-
dc.date.issued2023-09-19-
dc.identifier.citationGUELBER, Fábio Rodrigo Severiano. Políticas públicas e a organização da educação primária na província do Amazonas durante o Segundo Reinado (1872-1889). 2023. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10162-
dc.description.resumoA presente dissertação, alocada na Linha de Pesquisa Educação, Estado, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), desbruça-se sobre as políticas públicas e a organização do ensino primário na Província do Amazonas durante o fim do segundo reinado. Seu objetivo geral consiste em analisar os direcionamentos das Políticas Públicas para o Ensino Primário na Província do Amazonas (1872-1889), com foco nas concepções específicas de infância que emergiram das tensões em torno das ações do Estado Imperial. Como específicos, elencamos: Caracterizar a organização da Província do Amazonas e as mudanças sociais que tomaram lugar no final do Império; Identificar o tipo de educação que o Estado desenhou para as crianças na Província do Amazonas; Compreender as concepções de infância que estavam em disputa no âmbito da sociedade e do Estado no período. O desenho metodológico construído para o desenvolvimento da investigação parte do método Histórico, entre o diálogo da Nova História Cultural e o pensamento Bourdiesiano. A partir de uma pesquisa bibliográfica e do levantamento de publicações ligadas direta e indiretamente aos temas da pesquisa, construiu-se um diálogo entre os autores e o trabalho proposto. Posteriormente, na fase exploratória, foram realizadas visitas ao Arquivo Público do Estado do Amazonas, Centro Cultural dos Povos da Amazônia e sites especializado como da Biblioteca Nacional e da Fundação Carlos Chagas, do Center for Research Libraires e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, houve nesse momento o levantamento, categorização e análise dos documentos, constituindo uma pesquisa documental, sobre as Leis do Império Brasileiro, Relatórios dos Presidentes da Província, Regulamentos, Censo, jornais e revistas relativos aos tópicos estudados e ao período histórico analisado. Os resultados da pesquisa demonstram as ações e os silêncios do Estado frente a educação das crianças e revelam, sobretudo, como elas eram vistas ou não durante o fim do Império brasileiro na região norte.eng
dc.description.abstractThis dissertation, allocated in the Education, State, Public Policy and Regional Development Research Line of the Graduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Amazonas (UFAM)public policies and the organization of primary education in the Amazonas Province during the end of the second reign. Its general objective is to analyse the directions of Public Policies for Primary Education in the Province of Amazonas (1872-1889), focusing on the specific conceptions of childhood that emerged from the tensions around the actions of the Imperial State. As specific, we list: Characterize the organization of the Province of Amazonas and the social changes that took place at the end of the Empire; Identify the type of education that the State designed for children in the Province of Amazonas; To understand the conceptions of childhood that were in dispute within society and the State in the period. The methodological design built for the development of research starts from the Historical method, between the dialogue of the New Cultural History and the Bourdiesian thought. From bibliographical research and the survey of publications linked directly and indirectly to the themes of the research, a dialogue was built between the authors and the proposed work. Later, in the exploratory phase, visits were made to the Public Archive of the State of Amazonas, Cultural Center of Amazonian Peoples and specialized sites such as the National Library and the Carlos Chagas Foundation, the Center for Research Libraires and the Brazilian Institute of Geography and Statistics, there was at that time the survey, categorization and analysis of documents, constituting a documentary research, on the Laws of the Brazilian Empire, Reports of the Presidents of the Province, Regulations, Census, newspapers and magazines related to the topics studied and the historical period analyzed. The research results demonstrate the actions and silences of the State regarding the education of children and reveal how they were seen or not during the end of the Brazilian Empire in the north region.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/75576/DISS_F%c3%a1bioGuelber_PPGE.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titlePolíticas públicas e a organização da educação primária na província do Amazonas durante o Segundo Reinado (1872-1889)eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userHistória da educaçãopor
dc.subject.userPolíticas públicaspor
dc.subject.userInfânciapor
dc.subject.userProvíncia do Amazonaspor
dc.subject.userEnsino primáriopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_FábioGuelber_PPGE10.62 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.