???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10167
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O insólito olhar feminino sob o prisma da cegueira nos romances Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez, e Os tambores silenciosos, de Josué Guimarães
???metadata.dc.creator???: Dantas, Marlucia do Carmo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bottos Júnior, Norival
???metadata.dc.contributor.referee1???: Zucolo, Nicia Petreceli
???metadata.dc.contributor.referee2???: Borges, Kelio Junior Santana
???metadata.dc.contributor.referee3???: Quadros, Gérson Bruno Forgiarini de
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho teve como objetivo promover um diálogo sobre o insólito olhar feminino em Cem anos de solidão, de 1967, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, e Os tambores silenciosos, de 1977, do escritor brasileiro Josué Guimarães. Ambos são romances latino-americanos eivados de elementos atravessados por traços/valores insólitos e míticos; ambos estão ambientados num contexto político repressor e de violência (guerra civil e ditadura civil-militar); ambos oferecem alegorias da verdadeira situação política de seus países. Nos dois livros, há também a presença de duas personagens femininas singulares: Úrsula e Maria da Glória, respectivamente, as quais estão marcadas por uma característica em comum: a cegueira. Úrsula perde a visão na velhice e Maria da Glória jamais enxergou; contudo, é por meio da cegueira que o sobrenatural se manifesta em ambas, posto que é na região da solidão e do silêncio que o olhar dessas duas personagens deixa de ser comum, para ser insólito; único, para ser múltiplo. A fim de fundamentar a argumentação, são utilizados alguns teóricos que trabalham sobre as questões do mito, como o crítico russo Eleazar M. Mielietinski e o mitólogo romeno Mircea Eliade, e do insólito, como o teórico búlgaro Tzvetan Todorov, o crítico argentino Jaime Alazraki e a professora brasileira Irlemar Chiampi, dentre outros; porém, faz-se mister salientar que, no tocante à cegueira, baseamo-nos principalmente nas teorias dos filósofos franceses Georges Didi-Huberman e Maurice Merleau-Ponty que abordam a temática do olhar sob uma perspectiva ímpar, cujas personagens femininas que olham por meio do insólito também receberão de volta um olhar que as afetará profundamente.
Abstract: The purpose of this work was to promote a dialog about the unusual female gaze in One Hundred Years of Solitude, from 1967, by Colombian writer Gabriel García Márquez, and The Silent Drums, from 1977, by Brazilian writer Josué Guimarães. Both are Latin American novels full of unusual and mythical elements/values; both are set in a repressive and violent political context (civil war and civil-military dictatorship); both offer allegories of the real political situation in their countries. In both books, there are also two unique female characters: Ursula and Maria da Glória, respectively, who are marked by a common characteristic: blindness. Ursula loses her sight in old age and Maria da Glória was born blind. However, it is through their blindness that the supernatural manifests itself in both of them; it is in solitude and silence that the gaze of these two characters changes from common to unusual and from singular to be multiple. In order to support this argument, we have used materials from the Russian critic Eleazar M. Mielietinski and the Romanian mythologist Mircea Eliade on issues of myth; for the unusual, we have used the Bulgarian theorist Tzvetan Todorov, the Argentinean critic Jaime Alazraki and the Brazilian professor Irlemar Chiampi amongst others. In regard to blindness, though, we have been based mainly on the theories of the French philosophers Georges Didi-Huberman and Maurice Merleau-Ponty; both approach the theme of the gaze from a unique perspective, where female characters who look through the unusual will, in turn, also receive a gaze that will affect them deeply.
Keywords: .
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Cem anos de solidão
Os tambores silenciosos
Insólito
Mito
Cegueira
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: DANTAS, Marlucia do Carmo. O insólito olhar feminino sob o prisma da cegueira nos romances Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez, e Os tambores silenciosos, de Josué Guimarães. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10167
Issue Date: 28-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_MarluciaDantas_PPGL.pdf674.51 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.