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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Conhecimento dos pais/responsáveis sobre a saúde dos pés e a relação com a escolha e ajuste do calçado utilizados no ambiente escolar
???metadata.dc.creator???: Lima, Fabrício Lúcio Neves de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, João Otacílio Libardoni dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Streit, Inês Amanda
???metadata.dc.contributor.referee2???: Manfio, Eliana Fatima
???metadata.dc.description.resumo???: O ajuste do calçado tem sido apontado como um dos principais motivos para distúrbios relacionados à estrutura dos pés. Nessa perspectiva os pais exercem um papel de extrema importância no momento de escolha dos calçados utilizados por seus filhos. Desse modo, a pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre o conhecimento dos pais em relação à saúde dos pés das crianças e as dimensões dos pés/calçados utilizados no ambiente escolar. O estudo apresenta características de corte transversal e caráter quantitativo. Participaram da pesquisa 300 escolares com idade entre 6 e 11 anos, de ambos os sexos, matriculados regularmente em escolas públicas de Manaus - AM. Quanto aos instrumentos utilizados na pesquisa, foi utilizado um questionário adaptado, aplicado aos pais para verificar a percepção de saúde dos pés; as medidas antropométricas dos pés dos escolares foram mensuradas com paquímetro digital e para determinação das dimensões dos calçados foi mensurado o comprimento da palmilha em caso de calçados fechados e a mensuração do solado em caso do calçado aberto ou calçado sem palmilha. Para identificação do ajuste correto do calçado em relação ao tamanho dos pés dos escolares foi realizado o cálculo da diferença entre os tamanhos do comprimento do calçado e do pé avaliado, classificados em ajuste “adequado” ou “inadequado” de acordo com a norma técnica NBR 16260:2014. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva utilizando média, desvio padrão, valor mínimo, máximo e mediana para todas as variáveis utilizadas sendo agrupadas por sexo, foram realizados gráficos com medidas de frequência absoluta, modelo de regressão logística, modelo de regressão GEE. Todas as análises inferenciais adotaram um valor de p<0,05 para significância e foram realizadas utilizando a linguagem R vers. 4.3.1. Referente aos resultados, os pés apresentam medidas similares nas comparações inter e intra sexo tanto no pé direito quanto no pé esquerdo. Em relação ao ajuste do calçado, ambos os sexos demonstram ajustes “inadequado”, contudo, os participantes do sexo masculino apresentaram maior distância do intervalo de folga para um ajuste considerado “ideal”. Acerca dos fatores considerados pelo pais no momento de escolha do calçado para os seus filhos destaca-se o conforto, preço e a durabilidade do produto. Sobre a identificação do ajuste do calçado, maior parte dos pais indicam que preferem perguntar aos filhos sobre o ajuste do calçado. Maior parte dos respondentes afirmam que costumam trocar o calçado de seus filhos no decorrer do ano letivo levando em consideração o desgaste do material. A maior porcentagem dos pais afirmam que já recebeu/procurou informações a respeito do calçado adequado aos pés de seus filhos, dentre estes, em sua maioria buscaram/receberam essas informações com o vendedor de loja. Consoante as informações sobre a saúde dos pés os pais afirmam se preocupar com saúde dos pés de seus filhos, porém, maior parte dos pais costumam examinar os pés de seus filhos com pouca ou nenhuma frequência. Consoante a percepção dos pais sobre a identificação de alterações nos pés de seus filhos, em sua maioria, os respondentes afirmam observar os pés sem alterações. Por fim, o maior quantitativo dos pais relata que já procuram/receberam informações sobre a saúde dos pés e em sua grande maioria essas informações foram repassadas por profissionais da saúde. Sobre a influência das informações dos pés nas variáveis de ajuste do calçado, para o pé direito, apenas duas variáveis apresentam valor estatisticamente significativos. Em relação ao levantamento de informações acerca do conhecimento dos pais/responsáveis sobre os calçados e saúde dos pés, fica evidente o quanto é necessário o debate do assunto e a conscientização, que a utilização do calçado está diretamente relacionada ao aspecto da saúde. Portanto, de posse das informações, deve-se realizar a disseminação do conteúdo aos pais/responsáveis influenciando as suas respectivas atitudes quanto a relevância dos fatores no momento de escolha do calçado para seus filhos. Para tanto surge a necessidade do planejamento de atividades como ciclos de palestras, oficinas no ambiente educacional explanando sobre a importância do tema, a criação de cartilhas e informativos lúdicos para alcançarmos todas as idades. Além da disseminação direta com o público é de suma a publicação de artigos em periódicos de alta relevância para assim ser propagado também no meio científico, assim como, a organização dos resultados para uma possível proposta de política pública voltada para a utilização de calçados adequados no ambiente escolar.
Abstract: Footwear fit has been identified as one of the main reasons for disorders related to the structure of the feet. From this perspective, parents play an extremely important role when choosing the shoes used by their children. Therefore, the research aims to analyze the relationship between parents' knowledge regarding the health of children's feet and the dimensions of the feet/shoes used in the school environment. The study presents cross-sectional and quantitative characteristics. 300 schoolchildren aged between 6 and 11 years old, of both sexes, regularly enrolled in public schools in Manaus - AM, participated in the research. As for the instruments used in the research, an adapted questionnaire was used, applied to parents to check their perception of foot health; the anthropometric measurements of the students' feet were measured with a digital caliper and to determine the dimensions of the shoes, the length of the insole was measured in the case of closed shoes and the measurement of the sole in the case of open shoes or shoes without an insole. To identify the correct fit of the shoes in relation to the size of the students' feet, the difference between the sizes of the length of the shoes and the evaluated foot was calculated, classified as “adequate” or “inadequate” fit in accordance with the NBR technical standard. 16260:2014. The data were analyzed using descriptive statistics using mean, standard deviation, minimum, maximum and median value for all variables used and grouped by sex, graphs were created with absolute frequency measurements, logistic regression model, GEE regression model. All inferential analyzes adopted a value of p<0.05 for significance and were carried out using the R vers. 4.3.1. Regarding the results, the feet present similar measurements in inter and intra sex comparisons in both the right and left feet. Regarding shoe fit, both sexes demonstrate “inadequate” fits, however, male participants showed a greater distance from the clearance range for a fit considered “ideal”. Regarding the factors considered by parents when choosing footwear for their children, comfort, price and durability of the product stand out. Regarding identifying shoe fit, most parents indicate that they prefer to ask their children about shoe fit. Most respondents state that they usually change their children's shoes throughout the school year, taking into account the wear and tear of the material. The largest percentage of parents state that they have already received/searched for information regarding the appropriate footwear for their children's feet, of which the majority have sought/received this information from the store salesperson. Depending on the information about foot health, parents say they are concerned about the health of their children's feet, however, most parents tend to examine their children's feet infrequently or infrequently. Depending on parents' perception of identifying changes in their children's feet, the majority of respondents say they see their feet without any changes. Finally, the largest number of parents report that they have already sought/received information about foot health and the vast majority of this information was passed on by health professionals. Regarding the influence of foot information on shoe fit variables, for the right foot, only two variables present statistically significant values. In relation to collecting information about the knowledge of parents/guardians about footwear and foot health, it is clear how necessary it is to debate the subject and raise awareness, that the use of footwear is directly related to the health aspect. Therefore, once you have the information, you must disseminate it to parents/guardians, influencing their respective attitudes regarding the relevance of factors when choosing footwear for their children. Therefore, once you have the information, you must disseminate the content to parents/guardians, influencing their respective attitudes regarding the relevance of factors when choosing footwear for their children. To this end, there is a need to plan activities such as lecture cycles, workshops in the educational environment explaining the importance of the topic, the creation of booklets and playful information to reach all ages. In addition to direct dissemination with the public, it is essential to publish articles in highly relevant journals so that they can also be disseminated in the scientific community, as well as organizing the results for a possible public policy proposal aimed at the use of appropriate footwear in school environment.
Keywords: .
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE
???metadata.dc.subject.user???: Saúde dos pés
Escolares
Calçados
Percepção de saúde
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano
Citation: LIMA, Fabrício Lúcio Neves de. Conhecimento dos pais/responsáveis sobre a saúde dos pés e a relação com a escolha e ajuste do calçado utilizados no ambiente escolar. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10169
Issue Date: 5-Jan-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Movimento Humano

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