???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10175
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFreitas, Bruna Barbosa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9193720836121732eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Marta de Faria e Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672487830828193eng
dc.contributor.referee1Souza, Sérgio Augusto Freire de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1010905812755398eng
dc.contributor.referee2Costa, Leonard Christy Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7424047816643866eng
dc.date.issued2020-12-29-
dc.identifier.citationFREITAS, Bruna Barbosa de. Formação contínua de professores de inglês da escola pública: um estudo de caso em Manaus (AM). 2020, 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10175-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo geral investigar aspectos concernentes à formação contínua de professores de inglês do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas - SEDUC/AM e, como específicos, analisar como vem se dando essa formação e identificar as necessidades de formação contínua desses professores. O aporte teórico está ancorado nos pressupostos da formação de professores de inglês no Brasil (ALMEIDA, 2014; CELANI, 2010; CUNHA; SILVA, 2014; LEFFA, 2001; SILVA, CARVALHO; TEIXEIRA, 2017), no estado do Amazonas (CORRÊA, 2018; MONTEIRO, 2009; 2014) e na formação de professores de inglês da SEDUC/AM (AMAZONAS, 2016a). Os procedimentos metodológicos são baseados no paradigma qualitativo (ANDRÉ, 1995; CELANI, 2005; DENZIN; LINCOLN, 2006) e no estudo de caso (STAKE, 1995; YIN, 2010). A pesquisa foi desenvolvida em seis escolas da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas – SEDUC/AM, situadas em Manaus (AM) e os participantes foram nove professores do Ensino Médio, lotados nessas escolas estaduais, grupo um bem como a Gerente de Formação do Centro de Formação Profissional Pe. José de Anchieta - CEPAN, a Coordenadora de Formação e as professoras-formadoras de inglês deste setor, grupo dois. Como instrumentos foram utilizados um Questionário de Perfil e duas Entrevistas Semiestruturadas diferentes, para cada grupo. Os resultados apontaram que a formação de professores de inglês ocorre de maneira dialógica atendendo às demandas dos professores. Foi observado, porém, o número insuficiente de formadores de inglês do CEPAN envolvidos no processo. Os resultados motivaram a elaboração, de sugestões de ações formativas. Além disso, sugerem-se temas para os eventos de formação, a partir da análise de necessidades dos professores e a sugestão de que seja criada uma política pública para formação de professores de inglês, que possa abranger todo o estado do Amazonas, por meio do ensino presencial, a distância e ensino híbrido.eng
dc.description.abstractThis study has as a general objective to investigate aspects concerning High School English teachers’ education of the State Department of Education and Quality of Teaching of Amazonas - SEDUC/AM in Manaus/AM and, as specific ones, to analyze how it has been happening, and to identify the education needs of these teachers. The theoretical contribution is anchored in the assumptions of the education of English teachers in Brazil (ALMEIDA, 2014; CELANI, 2010; CUNHA; SILVA, 2014; LEFFA, 2001; SILVA; CARVALHO; TEIXEIRA, 2017), in the state of Amazonas (CORRÊA, 2018; MONTEIRO, 2014) and on English teachers education from SEDUC/AM (SEDUC/AM, 2016a). The methodological procedures are based on the qualitative paradigm (ANDRÉ, 1995; CELANI, 2005; DENZIN; LINCOLN, 2006) and on the case study (STAKE, 1995; YIN, 2010). The research carried out in six schools of the State of Education and Quality of Teaching of Amazonas - SEDUC/AM, located in Manaus (AM) and the participants were nine high school teachers, group one, who work at these state schools, as well as the Teachers’ Education Management of Pe. José de Anchieta Professional Education Center - CEPAN, the teachers’ education coordinator and the English education teachers from this sector, group two. As instruments a Profile Questionnaire, and two different Semi-structured Interviews were used to each group. The results showed that teachers’ education occurs in a dialogical manner, meeting the demands of teachers. It was noted, however, the insufficient number of English educators from CEPAN involved in the process. The results motivated the preparation of suggestions for teacher’s educational actions. In addition, subjects for teachers’ education are suggested, based on the analysis of teachers' needs and that a public policy for the education of English teachers has to be created, which can cover the entire state of Amazonas, through face-to-face, distance and hybrid teaching.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/75699/DISS_BrunaFreitas_PPGL.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESeng
dc.titleFormação contínua de professores de inglês da escola pública: um estudo de caso em Manaus (AM)eng
dc.title.alternativeOngoing professional development of English teachers at public schools: a case study in Manaus (AM)eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.sugestaoNenhuma dificuldade identificada, pois, o material é bastante autoexplicativo.eng
dc.description.infoEste trabalho não seria possível sem o apoio da Universidade Federal do Amazonas e da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar - SEDUC/AM, bem como dos professores de Língua Inglesa participantes da Pesquisa. Reforço ainda, os agradecimentos à Professora Doutora Marta Monteiro, minha orientadora, pela manifestação de incondicional apoio e disponibilidade, pela compreensão por algumas dilações, pelo aconselhamento assertivo e pelo estímulo permanente, que muito contribuíram para aumentar o desafio e melhorar a profundidade e a clareza da investigação característicos desta pesquisa.eng
dc.subject.userFormação contínua de professores de inglêspor
dc.subject.userAnálise de necessidadespor
dc.subject.userEscola públicapor
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_BrunaFreitas_PPGL.pdf16.94 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.