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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estágio Supervisionado na formação inicial de professores: Percepções de professores iniciantes, egressos do Curso de Letras do IEAA.
???metadata.dc.creator???: Laranjeira, Viviane Pereira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Vera Lúcia Reis da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Carvalho Filho, Josué José de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Alves, Maria Isabel Alonso
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve como o objetivo analisar a percepção de professores iniciantes, egressos do curso de Letras do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) sobre o Estágio Supervisionado na formação de professores. Na busca de alcançar este objetivo os específicos o complementam, como: a) identificar a percepção dada ao Estágio Supervisionado pelos egressos para formação inicial dos professores; b) descrever as experiências significativas adquiridas no Estágio Supervisionado; c) analisar a percepção dos professores egressos sobre a relação entre teoria e prática vivenciada no Estágio Supervisionado; d) explicitar a contribuição do Estágio Supervisionado para a prática pedagógica dos professores. Para esta investigação, os aportes teórico-metodológicos tiveram como base os estudos de Marcelo García (2009); Pimenta e Lima (2017); Tardif (2014); Gatti (2014), Bardin (1977), Minayo (2002); Franco (2008) Jovchelovitch; Bauer (2010); Creswell, (2014) entre outras contribuições. A pesquisa foi delineada na abordagem qualitativa, caracterizando-se como do tipo narrativa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas narrativas e a Análise de Conteúdo para o tratamento dos dados. O estudo pretendeu evidenciar as percepções advindas das vozes dos egressos do curso de Letras do IEAA/UFAM, sobre o objeto proposto nesta pesquisa. Os resultados apontam para uma fragmentação do estágio no processo formativo. Foi possível perceber que a forma como estágio tem sido trabalhado leva o estudante a se limitar ao contexto de uma sala de aula sem participar outras atividade que envolvem o aprender da docência. Contudo, o estágio, de alguma forma deu sua parcela de contribuição quer seja pelas experiências negativas ou positivas que foram ressignificadas nas práticas pedagógicas pelos professores na condição de iniciantes.
Abstract: This research had the aim analyzing the perception of beginning teachers, graduated in the Language and Literature Course, at the Institute of Education, Agriculture and Environment (IEAA), from the Federal University of Amazonas (UFAM) about the Supervised Practice in teacher training formation. In the quest to achieve this objective, the specific ones complement it, like as: a) identifying the perception given to the Supervised Practices by graduates for initial teacher training formation; b) describing the significant experience acquired in the Supervised Practice; c) analyzing the perception of graduated professors about the relationship between theory and practice experienced in the Supervised Practice; d) explain the contribution of the Supervised Practice to the teachers' pedagogical practice. For this research, the theorical and methodological contributions were based on studies by Marcelo García (2009); Pimenta and Lima (2017); Tardif (2014); Gatti (2014), Bardin (1977), Minayo (2002); Franco (2008) Jovchelovitch; Bauer (2010); Creswell, (2014) among another contributions. The research was outlined in the qualitative approach, characterizing itself like a narrative. The collecting data happened through narrative interviews and Content Analysis for data processing. The study intended to show the perceptions from the voices of the graduated teachers in the Language and Literature Course at IEAA/UFAM, about the object proposed in this research. The results point to a fragmentation of the Supervised Practice in the formative process. It was possible to perceive that the way the Supervised Practice has been worked leads the student to limit himself to the context in the classroom without participating in other activities that involve teaching learning. However, the Supervised Practice, in some way gave a part of the contribution, either through negative or positive experiences that were re-signified in the pedagogical practices by teachers as beginners.
Keywords: .
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???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Estágio Supervisionado
Formação Professores
Professores Iniciantes
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: LARANJEIRA, Viviane Pereira. Estágio Supervisionado na formação inicial de professores: Percepções de professores iniciantes, egressos do Curso de Letras do IEAA. 2023. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) -Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10179
Issue Date: 7-Jun-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

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