???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10236
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Proposta de planejamento estratégico com foco na gestão de marca para revistas científicas digitais de instituições públicas da cidade de Manaus
Other Titles: Strategic planning proposal focusing on brand management for digital scientific journals of public institutions in the city of Manaus
???metadata.dc.creator???: Guimarães, Maria Sophia Ochoa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mota, Sheila Cordeiro
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ruschival, Claudete Barbosa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gonçalves, Carolina Brandão
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação de mestrado investiga o tema de uma proposta de Planejamento Estratégico de Comunicação com foco em Gestão de Marca para Revistas Científicas Digitais por meio do estudo de caso das revistas AEC&D – Artes, Educação, Comunicação & Design da UFAM e da revista IGAPÓ do IFAM, de Manaus. As revistas científicas digitais desempenham um papel crucial na disseminação do conhecimento acadêmico e têm enfrentado desafios para se destacar em um ambiente competitivo. Então, o objetivo deste estudo é desenvolver modelo de planejamento estratégico de comunicação com foco em gestão de marca voltado para revista científica digital, validando como uma abordagem estruturada de Comunicação e Gestão de Marca podem fortalecer a presença e a visibilidade dessas publicações. Este estudo contribui para o entendimento do Planejamento Estratégico de Comunicação e Gestão de Marca como ferramentas fundamentais para fortalecer revistas científicas digitais, possibilitando maior alcance, visibilidade e impacto no ecossistema científico global. As conclusões apontam para a importância da construção dos modelo-conceitos com abordagem estratégica e bem fundamentada para enfrentar os desafios contemporâneos e consolidar o papel essencial dessas publicações na disseminação do conhecimento científico.
Abstract: This master's thesis investigates the theme of a Strategic Communication Planning proposal with a focus on Brand Management for Digital Scientific Magazines through the case study of the magazines AEC&D – Arts, Education, Communication & Design from UFAM and the magazine IGAPÓ from IFAM, both from Manaus. Digital scientific journals play a crucial role in disseminating academic knowledge and have faced challenges in standing out in a competitive environment. Therefore, the objective of this study is to develop a strategic communication planning model with a focus on brand management aimed at digital scientific journals, validating how a structured approach to Communication and Brand Management can strengthen the presence and visibility of these publications. This study contributes to the understanding of Strategic Communication Planning and Brand Management as fundamentals tools to strengthen digital scientific journals, enabling greater reach, visibility and impact on the global scientific ecosystem. The conclusions point to the importance of building concept models with a strategic and well-founded approach to face contemporary challenges and consolidate the essential role of these publications in the dissemination of scientific knowledge.
Keywords: .
.
.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Design
Revistas científicas
Planejamento
Estratégia
Gestão
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Tecnologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Design
Citation: GUIMARÃES, Maria Sophia Ochoa. Proposta de planejamento estratégico com foco na gestão de marca para revistas científicas digitais de instituições públicas da cidade de Manaus. 2024. 145 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10236
Issue Date: 28-Feb-2024
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_MariaSophiaGuimarães_PPGD3.31 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.