???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10251
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Transtorno do desenvolvimento da coordenação na Amazônia: um mergulho nas literaturas
Other Titles: Developmental coordination disorder in Amazon: a dive into literature
???metadata.dc.creator???: Ramos, Divan Santana 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Cleverton José Farias de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ferreira, Lúcio Fernandes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Bruzi, Alessandro Teodoro
???metadata.dc.description.resumo???: A educação na etapa do ensino fundamental desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, fornecendo as bases necessárias para o sucesso acadêmico e pessoal ao longo da vida. A identificação de dificuldades nesta etapa, pode trazer múltiplos benefícios as crianças, auxiliando as mesmas em seu aprendizado e desenvolvimento pleno. As disfunções de aprendizado representam desafios significativos no processo educacional, afetando a aquisição de habilidades acadêmicas e socioemocionais, exigindo intervenções especializadas e apoio adequado para maximizar o potencial dos indivíduos afetados. O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é uma condição que afeta a habilidade de uma pessoa para coordenar movimentos motores, podendo impactar significativamente suas atividades diárias, educação e qualidade de vida, exigindo abordagens terapêuticas e educacionais específicas. A região amazônica e rica em extensão territorial, seu ecossistema e fontes de água, contribuem para a manutenção da vida em todo planeta Terra. Porém a região, enfrenta múltiplos desafios relacionados a convivência intensa com a natureza. Desta forma, o objetivo deste trabalho e discorrer acerca da maior prevalência de pTDC no Amazonas, quando comparado aos níveis nacionais e internacionais. Justifica-se a escolha da temática, pela relevância da identificação precoce de distúrbios de aprendizagem, para maximizar as oportunidades de desenvolvimento pleno das crianças. Questiona-se a relação entre o IDH do Estado do Amazonas e prevalência de pTDC em sua população. Através da revisão de literatura, constata-se a prevalência superior na região Amazônica de pTDC quando comparada aos níveis nacionais e mundiais, atrelados ao seu baixo desempenho no IDH
Abstract: Education in the elementary school stage plays a fundamental role in the cognitive and social development of children, providing the necessary foundations for academic and personal success throughout life. Identifying difficulties at this stage can bring multiple benefits to children, assisting them in their learning and overall development. Learning disabilities pose significant challenges in the educational process, affecting the acquisition of academic and socioemotional skills, requiring specialized interventions and appropriate support to maximize the potential of affected individuals. Developmental Coordination Disorder (DCD) is a condition that affects a person's ability to coordinate motor movements, potentially significantly impacting their daily activities, education, and quality of life, necessitating specific therapeutic and educational approaches. The Amazon region, rich in territorial expanse, its ecosystem, and water sources, contributes to the maintenance of life on the planet Earth. However, the region faces multiple challenges related to intense interaction with nature. Thus, the objective of this work is to discuss the higher prevalence of DCD in Amazonas, when compared to national and international levels. The choice of this topic is justified by the relevance of early identification of learning disorders to maximize children's opportunities for full development. The relationship between the Human Development Index (HDI) of the Amazonas state and the prevalence of DCD in its population is questioned. Through a literature review, it is evident that the prevalence of DCD in the Amazon region is higher when compared to national and global levels, linked to its low performance in the HDI
Keywords: .
.
.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Amazonas
Provável Transtorno da Coordenação
Educação Inclusiva
IDH
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: RAMOS, Divan Santana. Transtorno do desenvolvimento da coordenação na Amazônia: um mergulho nas literaturas. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10251
Issue Date: 26-Sep-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_DivanRamos_PPGE925.81 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.