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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Dança na educação infantil: uma possibilidade para a vivência da corporeidade
Other Titles: Dance in early childhood education: a possibility for the experience of corporeality.
???metadata.dc.creator???: Sodré, Marta Patrícia Faianca 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barros, João Luiz da Costa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rocha, José Damião Trindade
???metadata.dc.contributor.referee2???: Moreira, Wagner Wey
???metadata.dc.contributor.referee3???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.contributor.referee4???: Gonçalves, Carolina Brandão
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa objetivou compreender como a dança clássica, através dos significados do fenômeno da corporeidade, integra o cotidiano de crianças, ressignificando suas práticas, seus espaços e tempos no processo educativo escolar. A presente tese pretendeu reconhecer que a dança clássica, enquanto manifestação artística e rítmica, desenvolvida por meio das atividades relacionadas aos movimentos das crianças, pode cooperar com o aprimoramento da percepção do ritmo, com crianças mais participativas, criativas e críticas, isto é, para a busca da cidadania das crianças. O estudo problematizou com a seguinte questão central da tese: Em que medida, as práticas, os espaços e tempos vividos na dança no ambiente escolar, tendo como pressuposto o fenômeno da corporeidade¸ pode cooperar com o sentido e o significado da percepção do ritmo e da ludicidade pelas e com as crianças a partir de um olhar sob a perspectiva de Merleau-Ponty? O estudo contribui para a área da Educação, Artes e Educação Física, no que se refere às ações didático-pedagógicas, as quais podem colaborar na formação de profissionais da educação, por meio da percepção do ritmo de diversas formas de alcançar a criança em sua totalidade, evidenciando o fenômeno da experiência vivida, o ritmo expresso nos movimentos da criança, a conquista da autonomia e a formação da própria personalidade. Como recurso metodológico, possui abordagem qualitativa e faz-se uso da combinação de pesquisa bibliográfica e pesquisa fenomenológica que está sendo desenvolvida com 10 crianças matriculadas no Jardim da Infância Casa da Criança, como forma de propiciar o contato com a dança clássica, um dos elementos das atividades rítmicas, por meio da proposta de dança-arte-educação numa perspectiva lúdica, suas respectivas professoras do ensino regular e a professora vinculada ao projeto de dança na escola. Tratou-se de uma escola pública municipal, na zona centro sul, de Manaus, bairro Centro. A coleta de dados deu-se por meio de observações participativas, diário de campo e entrevista com roteiros semiestruturados, sendo este realizado em três momentos: o primeiro, diagnóstico e os demais, realizados no processo de desenvolvimento dos encontros e finalização das vivências. Os resultados apontam para a criação de vínculos entre as crianças e a dança clássica, ampliando seus conhecimentos, suas potencialidades e projetar uma nova visão das atividades rítmicas com crianças na escola.
Abstract: This research aimed to understand how classical dance, through the meanings of the phenomenon of corporeality, integrates children's daily lives, giving new meaning to their practices, spaces and times in the school educational process. This thesis intended to recognize that classical dance, as an artistic and rhythmic manifestation, developed through activities related to children's movements, can cooperate with the improvement of rhythm perception, with more participative, creative and critical children, that is, to the pursuit of children's citizenship. The study problematized with the following central question of the thesis: To what extent, the practices, spaces and times lived in dance in the school environment, having as assumption the phenomenon of corporeality¸ can cooperate with the sense and meaning of the perception of rhythm and of playfulness by and with children from a Merleau-Ponty perspective? The study contributes to the area of Education, Arts and Physical Education, with regard to didactic-pedagogical actions, which can collaborate in the training of education professionals, through the perception of the rhythm of different ways of reaching the child in his totality, evidencing the phenomenon of lived experience, the rhythm expressed in the child's movements, the conquest of autonomy and the formation of his own personality. As a methodological resource, it has a qualitative approach and uses a combination of bibliographic research and phenomenological research that is being developed with 10 children enrolled in the Casa da Criança kindergarten, as a way of providing contact with classical dance, one of the elements of rhythmic activities, through the proposal of dance-art-education from a playful perspective, their respective regular school teachers and the teacher linked to the dance project at school. It was a municipal public school, in the south central zone of Manaus, Center neighborhood. Data collection took place through participatory observations, field diary and interview with semi-structured scripts, which were carried out in three moments: the first, diagnosis and the others, carried out in the process of developing the meetings and finalizing the experiences. The results point to the creation of links between children and classical dance, expanding their knowledge, their potential and projecting a new vision of rhythmic activities with children at school.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Dança
Educação Infantil
Fenomenologia
Corporeidade
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: Sodré, Marta Patrícia Faianca. Dança na educação infantil: uma possibilidade para a vivência da corporeidade. 2023.164 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10283
Issue Date: 25-Jul-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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