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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Projeto Pirayawara e a educação na floresta: formação de professores indígenas no município de Beruri-Am
???metadata.dc.creator???: Feitosa, Cristiane Duarte da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nogueira, Eulina Maria Leite
???metadata.dc.contributor.referee1???: França, Rosangela Fátima Cavalcante
???metadata.dc.contributor.referee2???: Batista, Eliane Regina Martins
???metadata.dc.contributor.referee3???: Santos, Jonise Nunes
???metadata.dc.contributor.referee4???: Paes, Luciane Rocha
???metadata.dc.description.resumo???: O presente texto trata da Educação Escolar Indígena (EEI) no município de Beruri, interior do Amazonas. O estudo se debruçou especificamente sobre a formação de professores indígenas pelo Projeto Pirayawara, oriundo de ações da Secretaria Estadual de Educação do Amazonas para formação de professores. A pesquisa foi norteada pela seguinte questão: o Projeto Pirayawara, como proposta de política pública para a EEI, tem contribuído para a melhoria da qualidade de ensino nas comunidades indígenas do município de Beruri-AM? O objetivo foi analisar a formação de professores indígenas realizada através do Projeto Pirayawara e como essa formação repercutiu nas práticas pedagógicas dos professores, numa perspectiva da qualidade do ensino e melhoria da EEI no município de Beruri. Considerando sua problematização, o estudo buscou responder aos seguintes questionamentos: a formação pelo projeto Pirayawara atendeu às especificidades da EEI em nível médio? Existem propostas de formação continuada para os professores indígenas em outros níveis de conhecimento? Quais os avanços e retrocessos na EEI em Beruri após a formação pelo Pirayawara? Como método para a análise dos dados obtidos a partir da entrevista semiestruturada utilizou-se a Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2011). Os fundamentos teóricos dialogam com autores que realizaram pesquisas sobre a formação de professores indígenas no Amazonas, bem como com teóricos que discutem a EEI, tais como Luciano (2001), Nogueira (2015), Paes (2023), Dorzanio (2019), Meliá (1979), Silva e Ferreira (2001), Grupioni (2008), dentre outros. A análise enfocou as mudanças que asseguraram aos povos indígenas uma proposta de ensino que respeite a diversidade étnica, a pluralidade cultural e processos educacionais diferenciados e interculturais por meio da formação em Magistério Indígena - Nível Médio, ofertada pelo Projeto Pirayawara. Os resultados apotam que a formação contribuiu para a melhoria da qualidade do ensino nas comunidades indígenas em Beruri. Entretatanto, entraves políticos impossibilitam maiores avanços para a efetivação dos processos de formação de professores indígenas no município. Nesse sentido, há necessidade de maior compromisso das autoridades competentes para que as reinvindicações dos professores indígenas sejam atendidas, no que se refere ao direito a uma EEI diferenciada, intercultural e multi/bilíngue, como estabelece a legislação brasileira.
Abstract: This text deals with Indigenous School Education (ISE) in the municipality of Beruri, in the interior of Amazonas. The study focussed specifically on indigenous teachers training by the Pirayawara Project, which is part of the Amazonas State Department of Education's efforts to train teachers. The research was guided by the following question: has the Pirayawara Project, as a public policy proposal for ISE, contributed to improving the quality of teaching in indigenous communities in the municipality of Beruri-AM? The aim was to analyse the indigenous teachers training carried out through the Pirayawara Project and how this training has had repercussions on the teachers' pedagogical practices, in view to the quality of teaching and the improvement of ISE in the municipality of Beruri. Considering its problematisation, this study sought to answer the following questions: did the training provided by the Pirayawara Project meet the specific needs of ISE at secondary level? Are there proposals for indigenous teachers continuing training in other knowledge levels? What advances and setbacks have been made in the ISEin Beruri after the Pirayawara training? The method used to analyse the data obtained from the semi-structured interviews was Textual Discourse Analysis (Moraes; Galiazzi, 2011). The theoretical foundations dialogue with authors who have carried out research into the indigenous teachers training in Amazonas, as well as theorists who discuss ISE, such as Luciano (2001), Nogueira (2015), Paes (2023), Dorzanio (2019), Meliá (1979), Silva and Ferreira (2001), Grupioni (2008), among others. The analysis focussed on the changes that have ensured that indigenous peoples have a teaching proposal respecting ethnic diversity, cultural plurality and differentiated and intercultural educational processes through the training in Indigenous Magisterium - Secondary Level, offered by the Pirayawara Project. The results show that the training has contributed to improving the teaching quality in indigenous communities in Beruri. However, political obstacles make it impossible to make further progress in the training indigenous teachers process in this municipality. In this sense, there is a need for greater commitment from the competent authorities so that the demands of indigenous teachers can be met, regarding the right to a differentiated, intercultural and multi/bilingual ISE, as established by Brazilian law.
Keywords: .
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???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Educação escolar indígena
Formação de professores(as) indígenas
Projeto Pirayawara
Município de Beruri-AM
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: FEITOSA, Cristiane Duarte da Silva. Projeto Pirayawara e a educação na floresta: formação de professores indígenas no município de Beruri-Am. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10287
Issue Date: 8-May-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

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