???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10316
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Almizael do Nascimento de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0524686589559174eng
dc.contributor.advisor1Thomé, Zeina Rebouças Correa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447eng
dc.contributor.advisor-co1Bernardo, Márcio Jesus Vieira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6470905902597863eng
dc.contributor.referee1Brito, Luiz Carlos Cerquinho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7868389442607257eng
dc.contributor.referee2Marquez, Suely Oliveira Moraes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6380062941086104eng
dc.contributor.referee3Gomes, Eduardo de Castro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6572855304603037eng
dc.date.issued2024-05-29-
dc.identifier.citationSOUZA, Almizael do Nascimento de. A inserção da fotografia na aprendizagem matemática: cartografia dos olhares de estudantes do Ensino Médio na criação de conceitos em Geometria Espacial na cidade de Tefé/AM. 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10316-
dc.description.resumoO mundo contemporâneo está cada vez mais globalizado, a todo instante surgem novas tecnologias, e a Matemática não pode ser alheia a essas transformações. O professor, por sua vez, enfrenta um grande desafio nesse processo: estabelecer estratégias em sala de aula que esteja interligadas a essas tecnologias e que promova um melhor aprendizado matemático dos estudantes. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou acompanhar e experimentar os processos possíveis para a aprendizagem em Geometria Espacial utilizando a fotografia com estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Centro Educacional Governador Gilberto Mestrinho em Tefé/AM, em um contexto contemporâneo. Buscamos, então, verificar as contribuições que a fotografia, aliada ao ensino de matemática, especificamente em Geometria Espacial, poderia proporcionar à aprendizagem nessa área. A pesquisa adotou como pressuposto cartográfico de investigação, idealizado por Gilles Deleuze e Félix Guattari (1995) e reforçado por Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia (2009), o estudo denominado "Pistas do Método Cartográfico", com a colaboração de outros estudiosos na autoria dos capítulos. Como técnicas de acompanhamento e coleta de dados, utilizamos a observação participante, e como instrumentos, entrevista individual, smartphones e diário de campo. A pesquisa partiu da ideia de que a fotografia, além de contribuir com o trabalho docente, estimula o estudante a compreender a aplicabilidade do conteúdo estudado no espaço em que está inserido, os conceitos geométricos, de modo a reconhecê-los em seu dia a dia. Foi necessário pensar em um currículo de Matemática que contemplasse a qualidade das experiências possíveis de serem construídas e/ou trabalhadas dentro do ambiente escolar, e a utilização da fotografia mostrou-se como uma possibilidade viável para que isso acontecesse. As experiências proporcionadas através desta pesquisa evidenciaram a potencialidade desta ferramenta para a aprendizagem matemática, além dos desafios que foram enfrentados. Entre os resultados observados, destacaram-se um aumento na compreensão dos conceitos geométricos por parte dos estudantes, a flexibilidade na oralidade quanto as formas espaciais do dia a dia, uma maior motivação para o estudo da Matemática e uma melhor integração entre os conteúdos estudados em sala de aula e o contexto real desses estudantes.eng
dc.description.abstractThe contemporary world is becoming increasingly globalized, new technologies are appearing all the time, and mathematics cannot be oblivious to these transformations. Teachers, in turn, face a major challenge in this process: establishing classroom strategies that are interconnected with these technologies and that promote better mathematical learning for students. In this context, this research aimed to monitor and experiment with possible processes for learning Spatial Geometry using photography with 2nd year high school students at the Governador Gilberto Mestrinho Educational Center in Tefé/AM, in a contemporary context. We then sought to verify the contributions that photography, combined with the teaching of mathematics, specifically Spatial Geometry, could provide to learning in this area. The research adopted the cartographic assumption of investigation, idealized by Gilles Deleuze and Félix Guattari (1995) and reinforced by Eduardo Passos, Virgínia Kastrup and Liliana da Escóssia (2009), the study called “Pistas do Método Cartográfico” (Clues to the Cartographic Method), with the collaboration of other scholars in the authorship of the chapters. We used participant observation as our data collection and monitoring techniques, and the following instruments, individual interviews, smartphones and field diary. The research was based on the idea that photography, as well as contributing to teaching work, encourages students to understand the applicability of the content studied in the space in which they are inserted, geometric concepts, so that they can recognize them in their daily lives. It was necessary to think of a mathematics curriculum that took into account the quality of the experiences that could be built and/or worked on within the school environment, and the use of photography proved to be a viable possibility for this to happen. The experiences provided through this research highlighted the potential of this tool for mathematical learning, as well as the challenges that were faced. Among the results observed were an increase in the students' understanding of geometric concepts, flexibility in speaking about everyday spatial shapes, greater motivation to study mathematics and better integration between the content studied in the classroom and the real context of these students.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/77053/DISS_AlmizaelSouza_PPGECIM.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.titleA inserção da fotografia na aprendizagem Matemática: cartografia dos olhares de estudantes do ensino médio na criação de conceitos em Geometria Espacial na cidade de Tefé/AMeng
dc.title.alternativeThe Insertion of Photography in Mathematics Learning: Mapping the Perspectives of High School Students in the Creation of Spatial Geometry Concepts in the City of Tefé/AMeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7066-3622eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4170-6355eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8781-5349eng
dc.contributor.referee3orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4342-6250eng
dc.subject.userFotografiapor
dc.subject.userAprendizagem matemáticapor
dc.subject.userGeometria espacialpor
dc.subject.userCartografiapor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AlmizaelSouza_PPGECIM 9.9 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.