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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Reconhecendo invariantes operatórios no sólido geométrico cilindro à luz da teoria dos campos conceituais
???metadata.dc.creator???: Leão, Alzenira da SiIva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nicot, Yuri Expósito
First advisor-co: Pantoja, Glauco Cohen Ferreira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Feitosa, Francisco Eteval da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Patrik Marques dos
???metadata.dc.description.resumo???: O desenvolvimento cognitivo ocorre por meio da conceitualização ao longo do tempo e pelas experiências vividas pelo sujeito. No que tange ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática, a formação de conceitos é necessária para que o estudante se desenvolva em uma postura crítica frente aos problemas existentes na atual sociedade moderna, como propõe a BNCC, mostrando, portanto, uma urgência em romper com a memorização de algoritmos que têm encaminhado para uma aprendizagem mecânica e sem lógica em relação aos conceitos matemáticos visitados. Este estudo tem por objetivo analisar os invariantes operatórios mobilizados por estudantes da 3ª série do Ensino Médio em situações-problema envolvendo o conceito de volume do sólido geométrico cilindro à luz da teoria dos campos conceituais em uma escola estadual pública da cidade de Manaus. É feito um recorte quanto aos conceitos a serem abordados dentro da geometria espacial no conteúdo de corpos redondos, destacando aquele relativo a volume presente nas estruturas multiplicativas discutidas por Vergnaud. Os pressupostos teóricos utilizados para a construção do estudo estão ancorados na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas proposta por Onuchic e Allevato (2009, 2011, 2014) e a Teoria dos Campos Conceituais elaborada por Gérard Vergnaud. A pesquisa é delineada em uma abordagem qualitativa, do tipo observação participante, sua natureza é aplicada e tem objetivos exploratórios e descritivos. Os participantes da pesquisa foram estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual localizada na zona norte de Manaus. Os participantes foram submetidos a problemas geradores a respeito do conceito de volume no cilindro, para então realizarmos o reconhecimento dos conceitos em ação e dos teoremas em ação. Os instrumentos adotados durante a coleta de campo, foram: a observação, o diário de bordo e os registros de imagens e áudios. O método de análise dos dados coletados foi o da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (2011), que consistiu na organização prévia do material obtido em campo, leitura flutuante dos dados obtidos e o surgimento das primeiras categorias de análise, no segundo momento, foi confirmado se as categorias atendiam o proposto nos objetivos, identificando os conhecimentos em ação fazendo a organização dentro das categorias, por fim realizamos a interpretação dos dados obtidos, fazendo inferências com o aporte teórico adotado. Entende-se que a pesquisa é uma contribuição na área de Educação Matemática, sobretudo, na área das didáticas da Matemática, uma vez que comtempla os três pilares do ato educativo, professor, aluno e saber. Nestes resultados, há a necessidade de abordar as situações-problema com mais intensidade, visando uma melhor correlação dos conceitos matemáticos existentes, um outro ponto que é salientado trata a necessidade da produção escrita ou incentivo da verbalização, pois os participantes tiveram nas três atividades dificuldades de compartilhar os passos e as estratégias de resolução. Destaca-se também que os eventos didáticos quando pensados do ponto de vista da didática contribuem no reconhecimento de possíveis obstáculos relativos aos conceitos de volume do sólido cilindro.
Abstract: Cognitive development occurs through conceptualization over time and through experiences lived by the subject. Regarding the process of teaching and learning mathematics, the formation of concepts is necessary for the student to develop a critical stance towards the problems that exist in current modern society, as proposed by the BNCC, therefore showing an urgency to break with the memorization of algorithms that have led to mechanical and logical learning in relation to the mathematical concepts visited. This study aims to analyze the operational invariants mobilized by 3rd grade high school students in problem situations involving the concept of volume of the geometric solid cylinder in the light of conceptual field theory in a public state school in the city of Manaus. We made an outline of the concepts to be addressed within spatial geometry in the content of round bodies, highlighting that relating to volume present in the multiplicative structures discussed by Vergnaud. The theoretical assumptions used to construct the study are anchored in the Teaching-learning-assessment Methodology through Problem Solving proposed by Onuchic and Allevato (2009, 2011, 2014) and the Theory of Conceptual Fields elaborated by Gérard Vergnaud. The research is designed in a qualitative approach, of the participant observation type, its nature is applied and has exploratory and descriptive objectives. The research participants were 3rd year high school students from a state school located in the north of Manaus. Participants were subjected to generating problems regarding the concept of volumes in the cylinder, so that we could then recognize the concepts in action and the theorems in action. The instruments adopted during the field collection were: observation, the logbook and image and audio records. The method of analyzing the collected data was content analysis proposed by Laurence Bardin (2011), which consisted of the prior organization of the material obtained in the field, floating reading of the data obtained and the emergence of the first categories of analysis, in the second moment, it was confirmed whether the categories met what was proposed in the objectives, identifying the knowledge in action by organizing it within the categories. Finally, we interpreted the data obtained, making inferences with the theoretical support adopted. We understand that the research is a contribution to the area of Mathematics Education, especially in the area of mathematics teaching, as it encompasses the three pillars of the educational act: teacher, student and knowledge. In our results, there is a need to approach problem situations with more intensity, aiming for a better correlation of existing mathematical concepts. Another point we highlight is the need for written production or ncouragement of verbalization, as participants had difficulties in all three activities. to share resolution steps and strategies. We also highlight that didactic events, when considered from a didactic point of view, contribute to the recognition of possible obstacles related to the concepts of solid cylinder volume.
Keywords: .
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???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Processo de Ensino e Aprendizagem
Resolução de Problemas
Invariantes Operatórios
Geometria Espacial
Estruturas Multiplicativas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: LEAO, Alzenira da SiIva. Reconhecendo invariantes operatórios no sólido geométrico cilindro à luz da teoria dos campos conceituais. 2024. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10318
Issue Date: 18-Apr-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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