???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10323
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Processos criativos em arte: animação sobre as lendas folclóricas amazônicas, utilizando aplicativos móveis
???metadata.dc.creator???: Aragão, Heide Mara Costa de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lopes, Valter Frank de Mesquita
???metadata.dc.contributor.referee2???: Farias, Rosejane da Mota
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho é fruto de observações e experiências adquiridas em sala de aula, que ocasionaram questionamentos a respeito das possibilidades do aprendizado e criação através da tecnologia, do folclore e da Arte. Nesse sentido, a pesquisa tem por finalidade explorar a criatividade dos alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais - através de práticas artísticas relacionadas a produção de animações sobre as lendas folclóricas amazônicas. A partir da observação dos processos criativos, envolvendo as ferramentas tecnológicas, presentes nos dispositivos móveis, como o aplicativo FlipaClip e as lendas folclóricas amazônicas, buscamos a consonância com a linha de pesquisa: processos de ensino, aprendizagem e criação em Artes. A metodologia utilizada nessa pesquisa fundamenta-se na a/r/tografia como uma prática viva intimamente ligada às artes e à educação (Irwin, 2013). Inicialmente abordamos os conteúdos relevantes ao contexto da prática a ser aplicada, como: a arte em movimento que faz referência ao surgimento da animação e o uso consciente da tecnologia, através dos dispositivos móveis; e as lendas folclóricas amazônicas, como narrativas tradicionais que carregam aspectos específicos da cultura de nossa região. Em relação ao processo, dividimos em três etapas: Pré-Produção, a qual refere-se à explanação dos elementos iniciais que irão compor a obra; a Produção, em que serão observadas a prática dos conhecimentos adquiridos ao longo das aulas e os processos criativos através da construção das animações; e Pós-Produção, onde abordaremos os resultados e discussões a respeito da pesquisa. Entre os teóricos que referenciamos neste estudo, destacam-se: Barbosa (1998, 2022), Ferraz e Fusari (2001, 2009), Irwin (208, 2013), Dias (2013), Rey (1996), Tornaghi (2010), Santos (2016), Magalhães (2015), Fonseca (2021) e as referências da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), que contribuíram para o embasamento científico de todo o processo de conhecimento. Desse modo, a partir das experiências obtidas frente aos desafios amazônicos encontrados ao longo do percurso percebemos, de forma clara, que atividades práticas que estimulem a criatividade, a cultura e a integração de conhecimentos são uma estratégia vibrante para desenvolver os conteúdos, assim como a possibilidade de utilização da tecnologia de forma consciente para a aplicação dos mesmos.
Abstract: This work is the result of observations and experiences acquired in the classroom, which led to questions about the possibilities of learning and creation through technology, folklore, and Art. In this sense, the research aims to explore the creativity of Elementary School students – Upper Years – through artistic practices related to the production of animations about Amazonian folklore legends. By observing the creative processes, involving technological tools present in mobile devices, such as the FlipaClip app, and Amazonian folklore legends, we seek alignment with the research line: teaching, learning, and creation processes in Arts. The methodology used in this research is based on a/r/tography as a living practice closely linked to arts and education (Irwin, 2013). Initially, we address the relevant content to the context of the practice to be applied, such as: the art in motion that refers to the emergence of animation and the conscious use of technology through mobile devices; and the Amazonian folklore legends as traditional narratives that carry specific aspects of our region’s culture. Regarding the process, we divided it into three stages: Pre-Production, which refers to the explanation of the initial elements that will compose the work; Production, in which the practice of the knowledge acquired during the classes and the creative processes through the construction of the animations will be observed; and Post-Production, where we will discuss the results and findings of the research. Among the theorists referenced in this study are: Barbosa (1998, 2022), Ferraz and Fusari (2001, 2009), Irwin (2008, 2013), Dias (2013), Rey (1996), Tornaghi (2010), Santos (2016), Magalhães (2015), Fonseca (2021), and the references from the National Common Curricular Base (BRASIL, 2018), which contributed to the scientific foundation of the entire knowledge process. Thus, based on the experiences gained in the face of the Amazonian challenges encountered along the way, we clearly perceive that practical activities that stimulate creativity, culture, and the integration of knowledge are a vibrant strategy for developing content, as well as the possibility of using technology consciously to apply the same.
Keywords: .
.
.
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Arte
Animação
Tecnologia
Lendas folclóricas amazônicas
Dispositivos móveis
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: ARAGÃO, Heide Mara Costa de. Processos criativos em arte: animação sobre as lendas folclóricas amazônicas, utilizando aplicativos móveis. 2024. 37 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10323
Issue Date: 19-Jul-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_HeideAragao_PROFARTES1.2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.