???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10327
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFreitas, Vinícius Melo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1905654811053903eng
dc.contributor.advisor1Silva, Thaiany Guedes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1605473259537850eng
dc.contributor.referee1Borges, Heloísa da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9429409939324333eng
dc.contributor.referee2Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935eng
dc.date.issued2023-03-28-
dc.identifier.citationFREITAS, Vinícius Melo de. Perspectivas teóricas e históricas das diretrizes legais da Educação Infantil do campo: implicações no contexto amazônico de Parintins. 2023. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10327-
dc.description.resumoA Educação do Campo é uma concepção de educação, que se constrói nas lutas políticas pelo direito à terra e reforma agrária, políticas especificas para o território do campo e seus sujeitos. Diante disso, emerge o desejo por um ensino significativo partindo das vivências dos povos do campo, das aguas e das florestas, nesse processo, as múltiplas realidades que existem na Amazônia. O presente trabalho se propôs investigar quais as perspectivas e limites das diretrizes legais da educação infantil do campo no contexto amazônico de Parintins? Tendo como problema a seguinte questão: Quais as perspectivas e limites das diretrizes legais da educação infantil do campo no contexto amazônico de Parintins? Trata-se de uma pesquisa teórica de cunho bibliográfico e documental, optamos pelo Materialismo Histórico - Dialético como método de análise e teoria capaz de compreender a realidade nas suas múltiplas dimensões. Esta pesquisa tem como objetivo geral: Investigar quais as perspectivas e limites das diretrizes legais da educação infantil do campo no contexto amazônico de Parintins. E os seguintes objetivos:1) Conhecer as perspectivas teóricas e históricas acerca da educação infantil do campo, 2) Explicitar e analisar as principais diretrizes normativas da educação infantil do campo, 3) Avaliar a implicação das diretrizes no contexto amazônico do Município de Parintins. O presente estudo está organizado com os seguintes capítulos, primeiramente trataremos as perspectivas teóricas, históricas e políticas com relação a Educação do Campo e Educação Infantil do Campo, já no segundo momento teremos a implicações das diretrizes no contexto amazônico de Parintins. O campo teórico encontra-se ancorado nos estudos de Arroyo, Caldart e Molina (2011), Arroyo (2007, 2012, 2013), Molina e Rocha-Antunes (2014), Silva (2017), Ghedin (2012), Pojo (2014), Vasconcelos (2016), Benatti (2016), Hage (2015), Kramer (1997), Sacristán (2013), Saul (2009), Freire (1987, 2000,1994) dentre outros, e por estudos de autores que abordam a educação infantil entre eles: Kuhlmann (1998), Pasuch e Silva (2012). Então, os caminhos estão dados, são legais, mas exigem vontade política de gestores do executivo, legislativo e do secretário(a) de educação do município em reorientar a proposta curricular para a Educação Infantil do Campo, em que a educação do campo seja tratada na diferença quando a igualdade negar e silenciar os seus saberes da produção da vida e seja tratada com igualdade quando a diferença lhe inferioriza.eng
dc.description.abstractThe Education of the Field is a conception of education that is built on the political fights for the right to land and agrarian reform, specific policies for the territory of the field and its people. In view of this, there emerges the desire for a meaningful education based on the experiences of the people of the field, of the waters, and of the forests, in this process, the multiple realities that exist in the Amazon. The present work proposed to investigate what are the perspectives and limits of the legal guidelines for early childhood education in the field in the Amazonian context of Parintins? Having as problem the following question: What are the perspectives and limits of the legal guidelines for early childhood education in the field in the Amazonian context of Parintins? This is a theoretical research of bibliographic and documental nature, we opted for the Historical Materialism - Dialectic as a method of analysis and theory capable of understanding reality in its multiple dimensions. This research has as a general objective: To investigate the perspectives and limits of the legal guidelines for early childhood education in the field in the Amazonian context of Parintins. And the following objectives:1) To know the theoretical and historical perspectives about early childhood education in the field, 2) To explain and analyze the main normative guidelines of early childhood education in the field, 3) To evaluate the implication of the guidelines in the Amazonian context of the Municipality of Parintins. This study is organized in the following chapters: first, we will deal with the theoretical, historical and political perspectives in relation to Field Education and Early Childhood Education in the Field, and in the second moment we will have the implications of the guidelines in the Amazonian context of Parintins. The theoretical field is anchored in the studies of Arroyo, Caldart and Molina (2011), Arroyo (2007, 2012, 2013), Molina and Rocha-Antunes (2014), Silva (2017), Ghedin (2012), Pojo (2014), Vasconcelos (2016), Benatti (2016), Hage (2015), Kramer (1997), Sacristán (2013), Saul (2009), Freire (1987, 2000,1994) among others, and by studies of authors who address early childhood education among them: Kuhlmann (1998), Pasuch and Silva (2012). So, the paths are given, are legal, but require political will of managers of the executive, legislative and secretary of education of the municipality in reorienting the curriculum proposal for early childhood education in the field, in which the field education is treated in the difference when equality denies and silences their knowledge of the production of life and is treated with equality when the difference makes it inferior.eng
dc.description.abstractLa Educación del Campo es un concepto de educación que se construye a partir de las luchas políticas por el derecho a la tierra y la reforma agraria, políticas específicas para el territorio del campo y su gente. Por lo tanto, surge el deseo de una educación significativa basada en las experiencias de la gente del campo, de las aguas y de los bosques, en este proceso, las múltiples realidades que existen en la Amazonía. Este trabajo se propuso investigar ¿cuáles son las perspectivas y los límites de las directrices legales para la educación de la primera infancia en el campo en el contexto amazónico de Parintins? Teniendo como problema la siguiente pregunta: ¿Cuáles son las perspectivas y los límites de las directrices legales para la educación de la primera infancia en el campo en el contexto amazónico de Parintins? Se trata de una investigación teórica de carácter bibliográfico y documental, optamos por el Materialismo Histórico - Dialéctico como método de análisis y teoría capaz de comprender la realidad en sus múltiples dimensiones. Esta investigación tiene como objetivo general: Investigar cuáles son las perspectivas y los límites de las directrices legales para la educación de la primera infancia en el campo en el contexto amazónico de Parintins. Y los siguientes objetivos: 1) Conocer las perspectivas teóricas e históricas sobre la educación infantil en el campo, 2) Explicar y analizar las principales directrices normativas de la educación infantil en el campo, 3) Evaluar la implicación de las directrices en el contexto amazónico del Municipio de Parintins. Este estudio está organizado con los siguientes capítulos, en primer lugar se abordarán las perspectivas teóricas, históricas y políticas en relación con la Educación en el Campo y la Educación Infantil en el Campo, ya en el segundo momento tendremos las implicaciones de las directrices en el contexto amazónico de Parintins. El campo teórico está anclado en los estudios de Arroyo, Caldart y Molina (2011), Arroyo (2007, 2012, 2013), Molina y Rocha-Antunes (2014), Silva (2017), Ghedin (2012), Pojo (2014), Vasconcelos (2016), Benatti (2016), Hage (2015), Kramer (1997), Sacristán (2013), Saul (2009), Freire (1987, 2000,1994) entre otros, y por estudios de autores que abordan la educación infantil entre ellos: Kuhlmann (1998), Pasuch y Silva (2012). Por lo tanto, los caminos están dados, son legales, pero requieren la voluntad política de los gestores del ejecutivo, legislativo y secretario de educación del municipio en la reorientación de la propuesta curricular para la educación de la primera infancia en el campo, en el que la educación de campo se trata en la diferencia cuando la igualdad niega y silencia su conocimiento de la producción de la vida y se trata con igualdad cuando la diferencia hace que sea inferior.spa
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/77130/DISS_ViniciusFreitas_PPGE.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titlePerspectivas teóricas e históricas das diretrizes legais da Educação Infantil do campo: implicações no contexto amazônico de Parintinseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userEducação do Campopor
dc.subject.userEducação Infantilpor
dc.subject.userContexto Amazônicopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_ViniciusFreitas_PPGE 1.68 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.