???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10344
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O papel do professor de inglês na escola pública em Manaus em tempos de pandemia de Covid 19: um estudo de caso à luz das representações.
Other Titles: English teacher’s role in public school in Manaus in Covid 19 Pandemic times: a case study in the light of representations.
???metadata.dc.creator???: Rodrigues, Adrian Fernanda Bezerra 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Monteiro, Marta de Faria e Cunha
???metadata.dc.contributor.referee1???: Marruche, Vanessa de Sales
???metadata.dc.contributor.referee2???: Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho, situado no campo da Linguística Aplicada com ênfase na formação de professores, teve como objetivo geral investigar as representações do papel do professor de inglês da escola pública em tempos de Pandemia de Covid 19 - Corona Virus Disease 2019 (Yuen et al., 2020), e como específicos identificar essas representações, refletir e descrever as implicações dessas representações na questão de formação contínua de professores. O referencial teórico adotado para embasar representações é Celani e Magalhães (2002) e Moscovici (2004); para a formação de professores, Leffa (2008), Monteiro (2014) e para o papel do professor Kleiman (2006a; 2006b; 2007), Kumaravadivelu (1994), Leffa (2016) e Monteiro (2009; 2014), além dos documentos oficiais, Lei de Diretrizes e Bases (Brasil, 1996) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2017). O trabalho foi inserido na abordagem qualitativa (Chizzotti, 2003; Dörnyei, 2007) e utilizou o estudo de caso do tipo intrínseco (Stake, 1998) como metodologia. Para isto, foram utilizados como instrumentos de pesquisa questionários de perfil e investigativo (Chizzotti, 1991; Gil, 2002). O contexto da pesquisa foi a SEDUC – AM, e os participantes foram cinco professores de inglês dessa rede de ensino. Esperou-se, com esta pesquisa, promover reflexões acerca de questões inerentes à formação contínua de professores de inglês e perceber qual foi sua agência durante o período de Pandemia de Covid 19. Os resultados principais apontaram que o papel do professor foi o de agente crítico e reflexivo que foi sensível às dificuldades sociais encontradas buscando atender as demandas impostas da melhor forma possível mesmo que isso significasse trabalhar além do seu horário. Além disso, ficou evidente que o ensino-aprendizagem de inglês durante a Pandemia foi comprometido, tendo como principal fator o uso das tecnologias disponíveis de forma ineficiente, escancarando-se, assim, as diferenças sociais e a necessidade da digitalização da escola pública para acompanhar o desenvolvimento do mundo como uma das formas de se promover a justiça social.
Abstract: This work located in the field of Applied Linguistics with emphasis on teacher training. Its general objective is to investigate the representations of the role of the public-school English teacher in the Covid 19 Pandemic times - Corona Virus Disease 2019 (Yuen et al., 2020), and as specific objectives to identify these representations, reflect and describe the implications of these representations in the issue of continuing teacher education. The theoretical framework adopted to support representations is Celani and Magalhães (2002) and Moscovici (2004); for teacher training, Leffa (2008), Monteiro (2014); and for the role of the teacher Kleiman (2006a; 2006b; 2007), Kumaravadivelu (1994), Leffa (2016) and Monteiro (2009; 2014), in addition to official documents, the Law of Guidelines and Bases (Brasil, 1996) and the National Common Curricular Base (BNCC) (Brasil, 2017). The work was part of a qualitative approach (Chizzotti, 2003; Dörnyei, 2007) and used the intrinsic case study (Stake, 1998) as the methodology. For this, profile and investigative questionnaires were used as research instruments (Chizzotti, 1991; Gil, 2002). The research context was SEDUC - AM, and the participants were five English teachers from this school network. It was hoped that this research promotes reflections on issues inherent to the continuing education of English teachers and realize their agency during the Covid 19 Pandemic period. The main results showed that the teacher's role was a critical and reflective agent, sensitive to the social needs, seeking to meet the imposed demands as best as possible, even if that meant working beyond their schedule. In addition, it was evident that the teaching and learning of English during the Pandemic was compromised, with the main reason being the inefficient use of available technologies, thus exposing social differences and the need for digitalization of public schools to follow the development of the world as one of the ways of social justice.
Keywords: .
.
.
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Representações
Papel do professor
Formação de professores de inglês
Pandemia
Covid 19
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: RODRIGUES, Adrian Fernanda Bezerra. O papel do professor de inglês na escola pública em Manaus em tempos de pandemia de Covid 19: um estudo de caso à luz das representações. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10344
Issue Date: 7-Dec-2023
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AdrianRodrigues_PPGL1.79 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.