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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Hello (paper) world : desenvolvimento de soluções desplugadas para o ensino computacional no contexto social amazônico
Other Titles: Hello (paper) world: development of unplugged solutions for computational education in the Amazon social context
???metadata.dc.creator???: Araújo, Gabriel de Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Sylker Teles da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Prata, Wilson da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Salgado, André Wilson Archer Pinto
???metadata.dc.description.resumo???: A partir da atuação do pesquisador como professor de Robótica e Programação em uma escola de ensino fundamental, foi possível notar dificuldades de aprendizagem de alunos das séries iniciais da Educação Básica quanto aos conceitos da Ciência da Computação, quando realizavam atividades para desenvolver o Pensamento Computacional. O Pensamento Computacional é um processo racional para resolução de problemas. As dimensões do Pensamento Computacional proposto por Guarda e Pinto (2020), possuem 3 etapas das quais a segunda tem seu enfoque na Resolução do Problema, por meio de Algoritmos. Ao realizar atividades de construção de sequências lógicas no Laboratório de Inovações do Colégio Connexus, os alunos mostraram inquietações e insatisfação quanto às ferramentas empregadas no ensino dos conceitos de Algoritmos e Programação. Foram identificados inicialmente dois motivos para tal insatisfação: os alunos não viam progressão nas atividades por causa dos elementos repetitivos da interface e não reconheciam as representações gráficas dos softwares/aplicativos como objetos lúdicos de seu contexto social e cultural. Isso está relacionado ao fato de que o ensino de crianças se dá por meio de objetos lúdicos, e estes precisam ser reconhecidos com tal. Para possibilitar a formulação de novas hipóteses a respeito dessas questões, algumas entrevistas e ensaios preliminares foram realizados. As três atividades de imersão, em Resumo 6 formato desplugado, possibilitaram feedbacks pertinentes a respeito de elementos motivadores e índices de engajamentos dos alunos. Os resultados apontaram a robótica e os jogos como elementos motivadores no processo de aprendizagem dos conceitos de Algoritmos e Programação deste público-alvo. Mediante isto, sabendo que o Pensamento Computacional é a habilidade do século XXI e que a habilidade de pensar algoritmicamente para resolver problemas do dia a dia precisa ser desenvolvida desde a infância, o objetivo desta pesquisa é desenvolver uma solução centrada no usuário para ensino e aprendizagem de Algoritmos e Programação no Ensino Fundamental 1: Séries Iniciais, para apoiar atividades Desplugada (sem o uso do computador). O processo de Design para desenvolvimento da solução centrado nas crianças foi norteado por técnicas e ferramentas do Design de Experiência do Usuário – UX Design, uma vez que compreende as percepções que uma pessoa tem à medida que interage com um produto ou serviço. O Design Thinking foi empregado como metodologia projetual para concepção da solução. Com resultado, obteve-se um jogo de tabuleiro e cartas, que utiliza elementos lúdicos do contexto sociocultural amazônico, para ensinar conceitos relacionados a Algoritmos e Programação, tais como Sequência Lógica, Estrutura de Controle e Estrutura de Repetição.
Abstract: From the researcher's performance as a Robotics and Programming teacher in a elementary school, it was possible to notice difficulties in the learning of students of the initial series of Basic Education regarding the concepts of Computer Science, when they carried out activities to develop Computational Thinking. Computational Thinking is a rational process for solving problems. The dimensions of Computational Thinking proposed by Guarda and Pinto (2020) have 3 stages, the second of which focuses on Problem Solving, through Algorithms. When carrying out activities of construction of logical sequences in the Laboratory of Innovations of Colégio Connexus, the students showed concerns and dissatisfaction with the tools used to teach the concepts of Algorithms and Programming. Initially, two reasons for this dissatisfaction were identified: the students did not see progress in the activities because of the repetitive elements of the interface and they did not recognize the graphic representations of the software/applications as playful objects in their social and cultural context. This is related to the fact that children are taught through playful objects, and playful objects need to be recognized as such. To enable the formulation of new hypotheses regarding these questions, some interviews and preliminary tests were carried out. The three immersion activities, in unplugged format, provided relevant feedback on motivating elements and student engagement rates. The results showed robotics and games as motivating elements in the learning process of Algorithms and Programming concepts for this target audience. Therefore, knowing that Abstract 8 Computational Thinking is the skill of the 21st century, that the ability to think algorithmically to solve everyday problems needs to be developed from childhood, the objective of this research is to develop a user-centered solution for teaching and learning. learning Algorithms and Programming in basic education, to support Unplugged activities (without using the computer). The Design process for the development of the solution centered on children was guided by the techniques and tools of User Experience Design – UX Design. User experience comprises the perceptions a person has as they interact with a product or service. Design Thinking was used as a design methodology for designing the solution. As a result, a board and card game was obtained, which uses playful elements from the Amazonian sociocultural context, to teach concepts related to Algorithms and Programming, such as Logical Sequence, Control Structure and Repetition Structure.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.subject.user???: Algoritmos
Design de Experiência do Usuário
Design Thinking
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Tecnologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Design
Citation: ARAUJO, Gabriel de Oliveira. Hello (paper) world : desenvolvimento de soluções desplugadas para o ensino computacional no contexto social amazônico. 2024. 175 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10354
Issue Date: 28-Feb-2024
Appears in Collections:Mestrado em Design

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